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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 10Código: 7456056

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
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TESS dr nn | Co * Fica calmo ta, Os bullies adoram reações nervosas. Finge que não é contigo! * Não dês troco. Lembra-te: o agressor é ele, não és tu. * Evita ficar sozinho(a) com o bullie, junta-te com os teus amigos. * Mostra-te confiante, não demonstres medo e acredita em ti! * Conta a uma pessoa de confiança o que está a acontecer contigo. E vitima: * Nunca deixes o teu amigo(a) sozinho(a). Assim farás com que ele(a) se sinta seguro(a). * Ajuda-o(a) a contar a alguém de confiança o que se passa! E! Zale «Tenta convencê- lo(a) a à mudar o seu | comportamento. «Caso não tenhas sucesso, denuncia o caso às autoridades. Disponível em: www.essl.pt. Acesso em: 9 maio 2019 (adaptado). Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a) VODO) chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas. variedade linguística caracterizadora do português europeu. restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas gráficas de identificação de gênero como “o(a)'. combinação do significado de palavras escritas em línguas inglesa e portuguesa. enunciado de cunho esperançoso “passe à história” no título do cartaz.


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 32Código: 6971142

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Verbos
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Certa vez minha mãe surrou-me com uma corda nodosa que me pintou as costas de manchas sangrentas. Moido, virando a cabeça com dificuldade, eu distinguia nas costelas grandes lanhos vermelhos. Deitaram-me, enrolaram-me em panos molhados com água de sal — e houve uma discussão na família. Minha avó, que nos visitava, condenou o procedimento da filha e esta afligiu-se. Irritada, ferira-me a toa, sem querer. Não guardei ódio a minha mãe: o culpado era o nó. RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1998. Num texto narrativo, a sequência dos fatos contribui para a progressão temática. No fragmento, esse processo é indicado pela @ alternância das pessoas do discurso que determinam o foco narrativo. utilização de formas verbais que marcam tempos narrativos variados. indeterminação dos sujeitos de ações que caracterizam os eventos narrados. justaposição de frases que relacionam semanticamente os acontecimentos narrados. recorrência de expressões adverbiais que organizam temporalmente a narrativa. Yo O Oo


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3(ENEM- BR - 2018)Número Original: 34Código: 6971094

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Verbos
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Quebranto às vezes sou o policial que me suspeito me peço documentos e mesmo de posse deles me prendo e me dou porrada às vezes sou o porteiro não me deixando entrar em mim mesmo a não ser pela porta de serviço [...] às vezes faço questão de não me ver e entupido com a visão deles sinto-me a miséria concebida como um eterno começo fecho-me o cerco sendo o gesto que me nego a pinga que me bebo e me embebedo o dedo que me aponto e denuncio o ponto em que me entrego. as vezes!... CUTI. Negroesia. Belo Horizonte: Mazza, 2007 (fragmento). Na literatura de temática negra produzida no Brasil, é recorrente a presença de elementos que traduzem experiências históricas de preconceito e violência. No poema, essa vivência revela que o eu lírico v O OVA incorpora seletivamente o discurso do seu opressor. x submete-se à discriminação como meio de fortalecimento. engaja-se na denúncia do passado de opressão e injustiças. sofre uma perda de identidade e de noção de pertencimento. acredita esporadicamente na utopia de uma sociedade igualitária.


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4(ENEM- BR - 2017)Número Original: 34Código: 6888231

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Leia para uma criança. A cada livro, o Brasil inteiro vira a página. Gostar de ler é o início de uma história cheia de descobertas a aprendizados na vida da criança. E tudo começa quando você abre um livro para ela. Época, n. 698, 3 out. 2011 (adaptado). Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de as crianças frequentarem a escola regularmente. a formação leitora começar na infância. a alfabetização acontecer na idade certa. a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado. as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura. VOOS


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5(ENEM- BR - 2016)Número Original: 135Código: 6624758

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Verbos
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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Você pode não acreditar Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os leiteiros deixavam as garrafinhas de leite do lado de fora das casas, seja ao pé da porta, seja na janela A gente ia de uniforme azul e branco para o grupo, de manhãzinha, passava pelas casas e não ocorria que alguém pudesse roubar aquilo. Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que os padeiros deixavam o pão na soleira da porta ou na janela que dava para a rua. A gente passava e via aquilo como uma coisa normal Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que você saía à noite para namorar e voltava andando pelas ruas da cidade, caminhando displicentemente, sentindo cheiro de jasmim e de alecrim, sem olhar para trás, sem temer as sombras. Você pode não acreditar: houve um tempo em que as pessoas se visitavam airosamente. Chegavam no meio da tarde ou à noite, contavam casos, tomavam café, falavam da saúde, tricotavam sobre a vida alheia e voltavam de bonde às suas casas. Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que o namorado primeiro ficava andando com a moça numa rua perto da casa dela, depois passava a namorar no portão, depois tinha ingresso na sala da família. Era sinal de que já estava praticamente noivo e seguro. Houve um tempo em que havia tempo. Houve um tempo. SANTANNA A. R. Estado de Minas, mai 201 (ragment) Nessa crônica, a repetição do trecho “Você pode não acreditar: mas houve um tempo em que...” configura-se como uma estratégia argumentativa que visa O surpreendero leitor coma descrição do que as pessoas faziam durante o seu tempo livre antigamente sensibilizar o leitor sobre o modo como as pessoas se relacionavam entre si num tempo mais aprazível. advertir o leitor mais jovem sobre o mau uso que se faz do tempo nos dias atuais. incentivar o leitor a organizar melhor o seu tempo sem deixar de ser nostálgico. convencer o leitor sobre a veracidade de fatos relativos à vida no passado. vo oo


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