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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 7Código: 7456115

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Um amor desse Era 24 horas lado a lado Um radar na pele, aquele sentimento alucinado Coração batia acelerado Bastava um olhar pra eu entender Que era hora de me entregar pra você Palavras não faziam falta mais Ah, só de lembrar do seu perfume Que arrepio, que calafrio Que o meu corpo sente Nem que eu queira, eu te apago da minha mente Ah, esse amor Deixou marcas no meu corpo Ah, esse amor Só de pensar, eu grito, eu quase morro AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento). Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a O O revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte. ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro. exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor. divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país. naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.


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2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 24Código: 7456087

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Blues da piedade Vamos pedir piedade Senhor, piedade Pra essa gente careta e covarde Vamos pedir piedade Senhor, piedade Lhes dê grandeza e um pouco de coragem CAZUZA. Cazuza: o poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento). Todo gênero apresenta elementos constitutivos que condicionam seu uso em sociedade. A letra de canção identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente, pela utilização da sequência textual expositiva, por discorrer sobre um dado tema. narrativa, por apresentar uma cadeia de ações. injuntiva, por chamar o interlocutor à participação. descritiva, por enumerar características de um personagem. o O@086 argumentativa, por incitar o leitor a uma tomada de atitude.


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3(ENEM- BR - 2018)Número Original: 10Código: 6971242

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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DAÍ, VIERAM ME CHAMAR, UM BEZERRO BRANCO, PALA ERROSO, OS OLHOS DE NEM SER - SE VIU -; a eens Reage da gel E COM MÁSCARA DE Peete en ged CACHORRO. | Se oeaa ae eR ig Oi ace, R DETERMINARAM - 4 ERA O DEMO. O SENHOR RI CERTA Ne Ea ook apt] DE VERDADE, PRIMEIRO A eae ic DR pd [a CATA Tee Ia [EC e dre) Ea ços ade Paço] [RR aro) ROSA, R. Grande sertão: veredas: adaptação da obra de João Guimarães Rosa. São Paulo: Globo, 2014 (adaptado) A imagem integra uma adaptação em quadrinhos da obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Na representação gráfica, a inter-relação de diferentes linguagens caracteriza-se por O romper com alinearidade das ações da narrativa literária. & ilustrar de modo fidedigno passagens representativas da história. O articular a tensão do romance à desproporcionalidade das formas. o o potencializar a dramaticidade do episódio com recursos das artes visuais. desconstruir a diagramação do texto literário pelo desequilíbrio da composição.


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4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 8Código: 6971148

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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O trabalho não era penoso: colar rótulos, meter vidros em caixas, etiquetá-las, selá-las, envolvê-las em papel celofane, branco, verde, azul, conforme o produto, separa-las em dúzias... Era fastidioso. Para passar mais rapidamente as oito horas havia o remédio: conversar. Era proibido, mas quem ia atrás de proibições? O patrão vinha? Vinha o encarregado do serviço? Calavam o bico, aplicavam-se ao trabalho. Mal viravam as costas, voltavam a taramelar. As mãos não paravam, as línguas não paravam. Nessas conversas intermináveis, de linguagem solta e assuntos crus, Leniza se completou. Isabela, Afonsina, Idália, Jurete, Deolinda — foram mestras. O mundo acabou de se desvendar. Leniza perdeu o tom ingênuo que ainda podia ter. Ganhou um jogar de corpo que convida, um quebrar de olhos que promete tudo, à toa, gratuitamente. Modificou-se o timbre de sua voz. Ficou mais quente. A própria inteligência se transformou. Tornou-se mais aguda, mais trepidante. REBELO, M. A estrela sobe. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. O romance, de 1939, traz à cena tipos e situações que espelham o Rio de Janeiro daquela década. No fragmento, o narrador delineia esse contexto centrado no O julgamento da mulher fora do espaço doméstico. relato sobre as condições de trabalho no Estado Novo. destaque a grupos populares na condição de © O protagonistas. @® processo de inclusão do palavrão nos hábitos de linguagem. O vínculo entre as transformações urbanas e os papéis femininos.


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5(ENEM- BR - 2018)Número Original: 15Código: 6971092

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Eu sobrevivi do nada, do nada Eu não existia Não tinha uma existência Não tinha uma matéria Comecei existir com quinhentos milhões e quinhentos mil anos Logo de uma vez, já velha Eu não nasci criança, nasci já velha Depois é que eu virei criança E agora continuei velha Me transformei novamente numa velha Voltei ao que eu era, uma velha PATROCÍNIO, S. In: MOSE, V. (Org.). Reino dos bichos e dos animais é meu nome. Rio de Janeiro: Azougue, 2009. Nesse poema de Stela do Patrocínio, a singularidade da expressão lírica manifesta-se na O Yo Oo OO representação da infância, redimensionada no resgate da memória. associação de imagens desconexas, articuladas por uma fala delirante. expressão autobiográfica, fundada no relato de experiências de alteridade. incorporação de elementos fantásticos, explicitada por versos incoerentes. transgressão à razão, ecoada na desconstrução de referências temporais.


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