Busca de Exercícios - ENEM - Figuras de Pensamento Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Figuras de Pensamento
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 124Código: 3903

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Paradoxo

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão Dicionário Eletronico Houaiss da Lingua Portuguesa. Considerando a definição apresentada, o fragmento poético da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retórica é: O “Dos dois contemplo rigor e fixidez. Passado e sentimento me contemplam” (p. 91). O “Desolelua De fogo e vento Te enlaco” (p. 101). O “Areia, vou sorvendo A água do teu rio” (p. 93). © “Ritualiza a matança de quem só te deu vida. E me deixa viver nessa que morre” (p. 62). e “Obisturie o verso. Dois instrumentos entre as minhas mãos” (p. 95).


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 43Código: 8950262

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Figuras de Pensamento

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Fomos falar com o tal encarregado, depois com um engenheiro, depois com um supervisor que mandou chamar um engenheiro da nossa companhia. Esses homens são da sua companhia, engenheiro, ele falou, estão pedindo a conta. A companhia está empenhada nessa ponte, gente, falou o engenheiro, vocês não podem sair assim sem mais nem menos. Tinha uma serra circular cortando uns caibros ali perto, então só dava pra falar quando a serra parava, e aquilo foi dando nos nervos. Falei que a gente tinha o direito de sair quando a gente quisesse, e pronto. Nisso encostou um sujeito de paletó mas sem gravata, o engenheiro continuou falando e a serra cortando. Quando ele parou de falar, 50 Volts aproveitou uma parada da serra e falou que a gente não era bicho pra trabalhar daquele jeito; daí o supervisor falou que, se era falta de mulher, eles davam um jeito. O engenheiro falou que tinha mais de vinte companhias trabalhando na ponte, a maioria com prejuízo, porque era mais uma questão de honra, a gente tinha de acabar a ponte, a nossa companhia nunca ia esquecer nosso trabalho ali naquela ponte, um orgulho nacional. PELLEGRINI, D. A maior ponte do mundo. In: Melhores contos. São Paulo: Global, 2005. As reivindicações dos operários, quanto às condições aviltantes de trabalho a que são submetidos, recebem algumas tentativas de neutralização dos representantes do empregador, das quais a mais forte é o(a) O sequência de atribuição de responsabilidades e de poder decisório a terceiros. O solicitação em nome dos prejuízos e compromissos para entrega da obra. O intimidação pela discreta presença de um agente de segurança na cena. O promessa de imediato atendimento da carência sexual dos operários. @ apelo pela identificação com a empresa extensiva ao amor patriótico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 101Código: 3510

Primeira Aplicação - Segundo dia - Prova amarela

Ironia Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Interpretação de Frases

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Testes Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da intemet. O nome do teste era tentador: "O que Freud diria devocê”. Uau. Respondia todas as perguntas e o resultado foi o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento”. Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise, e ele acertou na mosca. Estava com tempo sobrando, e curiosidade é algo que não me falta, então resolvi voltar ao teste e responder tudo diferente do que havia respondido antes. Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver com minha personalidade. E fui conferir o resultado, que dizia o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os 12 anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento”. MEDEIROS, M. Deidas e santas Porto Agra, 2008 (adaptado). Quanto às influências que a intemet pode exercer sobre os usuários, a autora expressa uma reação irônica no trecho: O “Marquei umas altemativas esdrúxulas, que nada tinham a ver. “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos”. “Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet’. “Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte”. “Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise”. v ooo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2007)Número Original: 14Código: 4110

Prova amarela

Errata (Linha Lateral) Antítese Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
Exibir texto da questão

O açúcar O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim. Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, [dono da mercearia. Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale. 3 Em usinas escuras, homens de vida amarga edura produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta manhã em Ipanema. Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro: Civiização Brasileira, 1980, p. 227.8. A antítese que configura uma imagem da divisão social do trabalho na sociedade brasileira é expressa poeticamente na oposição entre a doçura do branco açúcar é o vo oo o trabalho do dono da mercearia de onde veio o açúcar. o beijo de moça, a água na pele e a flor que se dissolve na boca. o trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se produz o açúcar. a beleza dos extensos canaviais que nascem no regaço do vale. o trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM- BR - 2013)Número Original: 125Código: 30756

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Ironia UFO (Português) Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

[estes] [eleven | [E io 4 corit CCURY, C. Daponivel em: hp rasnacionae blogspot com, Acesso em: 13 ou 2011 A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude crítica, expressa pelas ironias. resignada, expressa pelas enumerações. indignada, expressa pelos discursos diretos. agressiva, expressa pela contra-argumentação. alienada, expressa pela negação da realidade. vovo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.