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1(ENEM - 2014)Número Original: 122Código: 4288290

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

Linguagem Verbal Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Jornal Zoro Hora, 2 ris 2008, Na criação do texto, o chargista lotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica painel de Pabio Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de camaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por lotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar O uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de lotti quanto da obra de Picasso. O Juma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro. O um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guemica quanto na charge. © uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guemica quanto na charge GQ uma expressão polissômica, "quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.


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2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 31Código: 7456106

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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PICASSO, P Cabeça de touro. Bronze, 33,5 cm x 43,5 cm x 19 cm. Musée Picasso, Paris. França, 1945. JANSON, H. W. Iniciação à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da v O VOO reciclagem da matéria-prima original. complexidade da combinação de formas abstratas. perenidade dos elementos que constituem a escultura. mudança da funcionalidade pela integração dos objetos. fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.


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3(ENEM- BR - 2019)Número Original: 10Código: 7456056

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
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TESS dr nn | Co * Fica calmo ta, Os bullies adoram reações nervosas. Finge que não é contigo! * Não dês troco. Lembra-te: o agressor é ele, não és tu. * Evita ficar sozinho(a) com o bullie, junta-te com os teus amigos. * Mostra-te confiante, não demonstres medo e acredita em ti! * Conta a uma pessoa de confiança o que está a acontecer contigo. E vitima: * Nunca deixes o teu amigo(a) sozinho(a). Assim farás com que ele(a) se sinta seguro(a). * Ajuda-o(a) a contar a alguém de confiança o que se passa! E! Zale «Tenta convencê- lo(a) a à mudar o seu | comportamento. «Caso não tenhas sucesso, denuncia o caso às autoridades. Disponível em: www.essl.pt. Acesso em: 9 maio 2019 (adaptado). Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a) VODO) chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas. variedade linguística caracterizadora do português europeu. restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas gráficas de identificação de gênero como “o(a)'. combinação do significado de palavras escritas em línguas inglesa e portuguesa. enunciado de cunho esperançoso “passe à história” no título do cartaz.


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4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 33Código: 6971090

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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REAÇÕES CELÍACAS AO LER UM RÓTULO SEM GLUTEN * “4 | vç : Não Sem Sem Sem Sem Rótulo Contém Glúten Glúten Glúten Glúten tá todo Glúten e com 2 Barato e mas pode errado : Sabor Barato Gostoso contertraços -:[ CURTI! AMEI! HAHA! UAU! TRISTE! GRR! Disponível em: www.facebook.com/omeusegredinho. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado). Essa imagem ilustra a reação dos celíacos (pessoas sensíveis ao gluten) ao ler rótulos de alimentos sem glúten. Essas reações indicam que, em geral, os rótulos desses produtos @ trazem informações explícitas sobre a presença do glúten. oferecem várias opções de sabor para esses consumidores. classificam o produto como adequado para o consumidor celíaco. influenciam o consumo de alimentos especiais para esses consumidores. variam na forma de apresentação de informações relevantes para esse público. Yo Oo ® ©


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5(ENEM- BR - 2017)Número Original: 45Código: 6888256

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | TEXTO II No verão de 1954, o artista Robert Rauschenberg (n.1925) criou o termo combine para se referir a suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura. Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e italianos no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, na Italia. Os responsáveis pelo festival, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito. Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede, Rauschenberg considerava sua obra “um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que alguém quisesse se enfiar nela”. RAUSCHENBERS, R. Cama. Óleo € lápis em travesseiro, colcha € folha em suporte de madeira. DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. 191,1 x 80 x 20,3 cm. Museu de Arte Moderna de Nova York, 1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 8 jun. 2017. A obra de Rauschenberg chocou o público na época em que foi feita, e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela dissolução das tonalidades e dos contornos, revelando uma produção rápida. exploração insólita de elementos do cotidiano, dialogando com os ready-mades. repetição exaustiva de elementos visuais, levando à simplificação máxima da composição. incorporação das transformações tecnológicas, valorizando o dinamismo da vida moderna. geometrização das formas, diluindo os detalhes sem se preocupar com a fidelidade ao real. VOOS


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