Busca de Exercícios - ENEM - História da Arte (Brasil) - Civilizações pré-cabralinas do Brasil - Pintura Rupestre Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • História da Arte (Brasil)
  • Civilizações pré-cabralinas do Brasil
  • Pintura Rupestre
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2007)Número Original: 53Código: 4137

Prova amarela

História da Arte (Brasil) Civilizações pré-cabralinas do Brasil Pintura Rupestre

Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
Exibir texto da questão

o Pintura rupestre da Toca do Pajaú - PI. Internet: A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos. a constante guerra entre diferentes grupos paleoindios da América durante o período colonial


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 67Código: 8950431

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Rosa

Aspectos e características da comunicação dos povos do paleolítico superior.g

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual. KI-ZERBO, J. A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org.) História geral da África, I: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010. De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a) O) transmissão dos saberes acumulados. O expansão da propriedade individual. ruptura da disciplina hierárquica. surgimento dos laços familiares. VU O O rejeição de práticas exógenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 17Código: 3539

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Civilizações pré-cabralinas do Brasil

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Os vestígios dos povos Tupi-guarani encontram-se desde as Missões e o rio da Prata, ao sul, até o Nordeste, com algumas ocorrências ainda mal conhecidas no sul da Amazônia. A leste, ocupavam toda a faixa litorânea, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão. A oeste, aparecem (no rio da Prata) no Paraguai e nas terras baixas da Bolívia. Evitam as terras inundáveis do Pantanal e marcam sua presença discretamente nos cerrados do Brasil central. De fato, ocuparam, de preferência, as regiões de floresta tropical e subtropical. PROUS, A. O Brasi antes dos brasileiro. Rio de Jani: Jorge Zahar Edo 2005 Os povos indígenas citados possuíam tradições culturais específicas que os distinguiam de outras sociedades indígenas e dos colonizadores europeus. Entre as tradições tupi-guarani, destacava-se @ aorganização em aldeias politicamente independentes, dirigidas por um chefe, eleito pelos indivíduos mais velhos da tribo. O a ritualização da guerra entre as tribos e o caráter semissedentário de sua organização social. & a conquista de terras mediante operações militares, o que permitiu seu domínio sobre vasto território. O o caráter pastofil de sua economia, que prescindia da agricultura para investir na criação de animais. @ o desprezo pelos rituais antropofágicos praticados em outras sociedades indígenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2008)Número Original: 63Código: 4044

Prova amarela

Pintura Rupestre

Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
Exibir texto da questão

Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário. origem do universo n dfigem de nossa ‘ataxia (24) Se a arte rupestre representada ao lado fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número o o2 @ 3. o4 es.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 74Código: 3946

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Intradisciplinar Civilizações pré-cabralinas do Brasil Cidades-Estado no período clássico

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

No período 750-338 a. C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como à língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado. No período 1200-1600 d. C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em tomo delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia. Folha de S.Paulo, ago. 2009 (adaptado) Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes pois O as ruinas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações. @ as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas. O as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si 8 os povos do Xingu falavam uma mesma lingua, tal como nas cidades-Estado da Grécia @ as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.