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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 17Código: 7456071

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Os tipos cheios de si O difícil é encontrar quem nunca cruzou com (ou se passou por) um desses on-line A UNICA BEM-AMADA ; Só ela tem o parceiro “=, mais especial. Porque | momentos a dois são mesmo para divulgar. O TURISTA EM » TEMPO INTEGRAL | Postao ano inteiro ~ fotos das férias (deste e de outros anos). Parece viver viajando. O BALADEIRO é» VIDA LOUCA "2 Quase da para "É escutar o “Uhuuu!!!”, ” pelas fotos de bebidas e pistas de dança. O EXIBIDO HUMILDE Ele (acha que) disfarça ao dar dicas do próprio sucesso. Não engana ninguém. O GOURMET DE APARENCIAS Por que ir a um » O BEM RELACIONADO 5% DE OCASIAO Y/» Descobriu quemé o | “famoso” que aparece restaurante se na foto naquela hora. as ninguém souber? Mas não deixa passar. E clique no prato. A MAE ORGULHOSA DEMAIS / Faz questão de contar DA todas as gracinhas. “ Até as que só têm » graça para a mãe. O(A) LINDO(A) DEMAIS PARA NÃO MOSTRAR Acha que o dia de cabelo bom desculpa um autorretrato (selfie). Quem nunca, não é? Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 20 mar. 2014. De acordo com esse infográfico, as redes sociais estimulam diferentes comportamentos dos usuários que revelam exposição exagerada dos indivíduos. comicidade ingênua dos usuários. engajamento social das pessoas. disfarce do sujeito por meio de avatares. autocrítica dos internautas. VOO


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2(ENEM- BR - 2017)Número Original: 31Código: 6888225

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte. GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010. O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente ® nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas. @ nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais. @ nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país. O nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos. @ nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.


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3(ENEM - 2017)Número Original: 39Código: 6888866

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O jornal vai morrer. É a ameaça mais constante dos especialistas. E essa nem é uma profecia nova. Há anos a frase é repetida. Experiências são feitas para atrair leitores na era da comunicação nervosa, rápida, multicolorida, performática. Mas o que é o jornal? Onde mora seu encanto? O que é sedutor no jornal é ser ele mesmo e nenhum outro formato de comunicação de ideias, histórias, imagens e notícias. No tempo das muitas mídias, o que precisa ser entendido é que cada um tem um espaço, um jeito, uma personalidade. Quando surge uma nova mídia, há sempre os que a apresentam como tendência irreversível, modeladora do futuro inevitável e fatal. Depois se descobre que nada é substituído e o novo se agrega ao mesmo conjunto de seres através dos quais nos comunicamos. Os jornais vão acabar, garantem os especialistas. E, por isso, dizem que é preciso fazer jornal parecer com as outras formas da comunicação mais rápida, eletrônica, digital. Assim, eles morrerão mais rapidamente. Jornal tem seu jeito. É imagem, palavra, informação, ideia, opinião, humor, debate, de uma forma só dele. Nesse tempo tão mutante em que se tuíta para milhares, que retuítam para outros milhares o que foi postado nos b/ogs, o que está nos sites dos veículos on-line, que chance tem um jornal de papel que traz uma notícia estática, uma foto parada, um infográfico fixo? Terá mais chance se continuar sendo jornal. LEITÃO, M. Jornal de papel. O Tempo, n. 5 684, 8 jul. 2012 (adaptado). Muito se fala sobre o impacto causado pelas tecnologias da comunicação e da informação nas diferentes mídias. A partir da análise do texto, conclui-se que essas tecnologias mantêm inalterados os modos de produção e veiculação do conhecimento. provocam rupturas entre novas e velhas formas de comunicar o conhecimento. modernizam práticas de divulgação do conhecimento hoje consideradas obsoletas. substituem os modos de produção de conhecimentos oriundos da oralidade e da escrita. contribuem para a coexistência de diversos modos de produção e veiculação de conhecimento. o O ©


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4(ENEM - 2015)Número Original: 106Código: 6344173

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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As narrativas indígenas se sustentam e se perpetuam por uma tradição de transmissão oral (sejam as histórias verdadeiras dos seus antepassados, dos fatos e guerras recentes ou antigos; sejam as histórias de ficção, como aquelas da onça e do macaco). De fato, as comunidades indígenas nas chamadas “terras baixas da América do Sul” (o que exclui as montanhas dos Andes, por exemplo) não desenvolveram sistemas de escrita como os que conhecemos, sejam alfabéticos (como a escrita do português), sejam ideogramáticos (como a escrita dos chineses) ou outros. Somente nas sociedades indígenas com estratificação social (ou seja, já divididas em classes), como foram os astecas e os maias, é que surgiu algum tipo de escrita. A história da escrita parece mesmo mostrar claramente isso: que ela surge e se desenvolve — em qualquer das formas — apenas em sociedades estratificadas (sumérios, egípcios, chineses, gregos etc.). O fato é que os povos indígenas no Brasil, por exemplo, não empregavam um sistema de escrita, mas garantiram a conservação e continuidade dos conhecimentos acumulados, das histórias passadas e, também, das narrativas que sua tradição criou, através da transmissão oral. Todas as tecnologias indígenas se transmitiram e se desenvolveram assim. E não foram poucas: por exemplo, foram os índios que domesticaram plantas silvestres e, muitas vezes, venenosas, criando o milho, a mandioca (ou macaxeira), o amendoim, as morangas e muitas outras mais (e também as desenvolveram muito; por exemplo, somente do milho criaram cerca de 250 variedades diferentes em toda a América). DANGELIS, W R. Histórias dos índios lá em casa: narrativas indigenas e tradição oral popular no Brasi. Disponível em: www portalkaingang org. Acesso em: 5 dez 2012. A escrita e a oralidade, nas diversas culturas, cumprem diferentes objetivos. O fragmento aponta que, nas sociedades indígenas brasileiras, a oralidade possibilitou O a conservação e a valorização dos grupos detentores de certos saberes. O a preservação e a transmissão dos saberes e da memória cultural dos povos. O a manutenção e a reprodução dos modelos estratificados de organização social. O a restrição e a limitação do conhecimento acumulado a determinadas comunidades. @ o reconhecimento e a legitimação da importância da fala como meio de comunicação.


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5(ENEM - 2014)Número Original: 132Código: 4288253

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Censura moralista Há tempos que a leitura está em pauta. E, diz-se, em crise, Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municipios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura. LAJOLO, 4 Dlsponhvo am ve atado com be cesso em 2 doz. 2013 ragmento) Os falantes, nos textos que produzem, sejam orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou despertam polêmica. No texto, a autora © ressalta a importância de os professores incentivarem os jovens às práticas de leitura. critica pesquisas tradicionais que atribuem a falta de leitura à precariedade de bibliotecas. rebate a ideia de que as políticas educacionais são eficazes no combate à crise de leitura. questiona a existência de uma crise de leitura com base nos dados de pesquisas acadêmicas. atribui a crise da leitura à falta de incentivos e ao desinteresse dos jovens por livros de qualidade. vo oo


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