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Busca de Exercícios - ENEM - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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  • Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 41Código: 7456152

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Ela nasceu lesma, vivia no meio das lesmas, mas não estava satisfeita com sua condição. Não passamos de criaturas desprezadas, queixava-se. Só somos conhecidas por nossa lentidão. O rastro que deixaremos na História será tão desprezível quanto a gosma que marca nossa passagem pelos pavimentos. A esta frustração correspondia um sonho: a lesma queria ser como aquele parente distante, o escargot. O simples nome já a deixava fascinada: um termo francês, elegante, sofisticado, um termo que as pessoas pronunciavam com respeito e até com admiração. Mas, lembravam as outras lesmas, os escargots são comidos, enquanto nós pelo menos temos chance de sobreviver. Este argumento não convencia a insatisfeita lesma, ao contrário: preferiria exatamente terminar sua vida desta maneira, numa mesa de toalha adamascada, entre talheres de prata e cálices de cristal. Assim como o mar é o único túmulo digno de um almirante batavo, respondia, a travessa de porcelana é a única lápide digna dos meus sonhos. SCLIAR, M. Sonho de lesma. In: ABREU, C. F. et al. A prosa do mundo. São Paulo: Global, 2009. Incorporando o devaneio da personagem, o narrador compõe uma alegoria que representa o anseio de rejeitar metas de superação de desafios. restaurar o estado de felicidade pregressa. materializar expectativas de natureza utópica. rivalizar com indivíduos de condição privilegiada. valorizar as experiências hedonistas do presente. VODO O


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2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 33Código: 7456137

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Inverno! inverno! inverno! Tristes nevoeiros, frios negrumes da longa treva boreal, descampados de gelo cujo limite escapa-nos sempre, desesperadamente, para lá do horizonte, perpétua solidão inóspita, onde apenas se ouve a voz do vento que passa uivando como uma legião de lobos, através da cidade de catedrais e túmulos de cristal na planície, fantasmas que a miragem povoam e animam, tudo isto: decepções, obscuridade, solidão, desespero e a hora invisível que passa como o vento, tudo isto é o frio inverno da vida. Há no espírito o luto profundo daquele céu de bruma dos lugares onde a natureza dorme por meses, à espera do sol avaro que não vem. POMPEIA, R. Canções sem metro. Campinas: Unicamp, 2013. Reconhecido pela linguagem impressionista, Raul Pompeia desenvolveu-a na prosa poética, em que se observa a imprecisão no sentido dos vocábulos. dramaticidade como elemento expressivo. subjetividade em oposição à verossimilhança. valorização da imagem com efeito persuasivo. plasticidade verbal vinculada à cadência melódica. VODOO


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3(ENEM- BR - 2017)Número Original: 24Código: 6888209

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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E aqui, antes de continuar este espetáculo, é necessário que façamos uma advertência a todos e a cada um. Neste momento, achamos fundamental que cada um tome uma posição definida. Sem que cada um tome uma posição definida, não é possível continuarmos. E fundamental que cada um tome uma posição, seja para a esquerda, seja para a direita. Admitimos mesmo que alguns tomem uma posição neutra, fiquem de braços cruzados. Mas é preciso que cada um, uma vez tomada sua posição, fique nela! Porque senão, companheiros, as cadeiras do teatro rangem muito e ninguém ouve nada. FERNANDES, M.; RANGEL, F. Liberdade, liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2009. A peça Liberdade, liberdade, encenada em 1964, apresenta o impasse vivido pela sociedade brasileira em face do regime vigente. Esse impasse é representado no fragmento pelo(a) 6 barulho excessivo produzido pelo ranger das cadeiras do teatro. O indicação da neutralidade como a melhor opção ideológica naquele momento. O constatação da censura em função do engajamento social do texto dramático. O correlação entre o alinhamento político e a posição corporal dos espectadores. e interrupção do espetáculo em virtude do comportamento inadequado do público.


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4(ENEM - 2015)Número Original: 131Código: 6344199

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Essa pequena Meu tempo é curto, o tempo dela sobra Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora Temo que não dure muito a nossa novela, mas Eu sou tão feliz com ela Meu dia voa e ela não acorda Vou até a esquina, ela quer ir para a Flórida Acho que nem sei direito o que é que ela fala, mas Não canso de contemplá-la Feito avarento, conto os meus minutos Cada segundo que se esvai Cuidando dela, que anda noutro mundo Ela que esbanja suas horas ao vento, ai Às vezes ela pinta a boca e sai Fique à vontade, eu digo, take your time Sinto que ainda vou penar com essa pequena, mas O blues já valeu a pena CHICO BUARQUE. Disponível em: wwwchicobuarque.com.br. Acesso em: 31 jun. 2012. O texto Essa pequena registra a expressão subjetiva do enunciador, trabalhada em uma linguagem informal, comum na música popular. Observa-se, como marca da variedade coloquial da linguagem presente no texto, o uso de voo o o palavras emprestadas de língua estrangeira, de uso inusitado no português. expressões populares, que reforçam a proximidade entre o autor e o leitor. palavras polissêmicas, que geram ambiguidade. formas pronominais em primeira pessoa. repetições sonoras no final dos versos.


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5(ENEM - 2017)Número Original: 42Código: 6888874

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Entrei numa lida muito dificultosa. Martírio sem fim o de não entender nadinha do que vinha nos livros e do que o mestre Frederico falava. Estranheza colosso me cegava e me punha tonto. Acho bem que foi desse tempo o mal que me acompanha até hoje de ser recanteado e meio mocorongo. Com os meus, em casa, conversava por trinta, tinha ladineza e entendimento. Na rua e na escola — nada; era completamente afrásico. As pessoas eram bichos do outro mundo que temperavam um palavreado grego de tudo. Já sabia ajuntar as sílabas e ler por cima toda coisa, mas descrencei e perdi a influência de ir à escola, porque diante dos escritos que o mestre me passava e das lições marcadas nos livros, fiquei sendo um quarta-feira de marca maior. Alívio bom era quando chegava em casa. BERNARDES, C. Rememórias dois. Goiânia: Leal, 1969. O narrador relata suas experiências na primeira escola que frequentou e utiliza construções linguísticas próprias de determinada região, constatadas pelo registro de palavras como “estranheza” e “cegava”. emprego de regência não padrão em “chegar em casa”. uso de dupla negação em “não entender nadinha”. emprego de palavras como “descrencei” e “ladineza”. uso do substantivo “bichos” para retomar “pessoas”. VOVOO


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