Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ENEM - África nos séculos XX e XXI.g - Descolonização da Ásia e da África Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • África nos séculos XX e XXI.g
  • Descolonização da Ásia e da África
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2020)Número Original: 50Código: 9010651

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

África do Sul.b Aspectos do apartheid sul-africano na segunda metade do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes. CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: Africa desde 1935. Brasília: Unesco, 2010. A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus dirigentes buscavam (A) bloquear as manifestações violentas dos bôeres. atender às disposições jurídicas internacionais. fomentar as divisões étnicas da oposição. (C) suprimir as organizações dissidentes atuantes. (E) aliciar as lideranças tribais nativas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM - 2021)Número Original: 87Código: 11215774

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

África.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Construções externas de memórias sobre o continente africano no século XX e XXI .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
Exibir texto da questão

A “África” tem sido incessantemente recriada e desconstruída. A “Africa” tem sido um icone contestado, tem sido usada e abusada, tanto pela intelectualidade quanto pela cultura de massas; tanto pelo discurso da elite quanto pelo discurso popular sobre a nação e os povos que, supostamente, criaram e se misturaram no Novo Mundo; e, por último, tanto pela política conservadora como pela progressista. ‘SANSONE, L Da Aiea go aa: uso abuso da Aner os alu ona cura ‘Poplar bracts dria sándo Aro Áai, 27,2002 As diferentes significações atribuídas à África, citadas no texto, são consequências do(a) O identidade folclórica da população. O desenvolvimento científico da região. @ multiplicidade linguística do território. O desconhecimento histórico do continente. @ invisibilidade antropológica da comunidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM - 2015)Número Original: 15Código: 6346496

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Arte como ferramenta política nas ações de mobilização da opinião pública para a independência de Angola .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o Voz do sangue Palpitam-me os sons do batuque e os ritmos melancólicos do blue. Ó negro esfarrapado do Harlem ó dançarino de Chicago ó negro servidor do South Ó negro da África negros de todo o mundo Eu junto ao vosso magnífico canto a minha pobre voz os meus humildes ritmos. Eu vos acompanho pelas emaranhadas áfricas do nosso Rumo. Eu vos sinto negros de todo o mundo eu vivo a nossa história meus irmãos. Disponível em: www. agostinhoneto org. Acesso em: 30 jun. 2015. objetivo de o v o oo incitar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África. reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos. descrever o quadro de pobreza após os processos de independência no continente africano. solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência em Angola. conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM - 2015)Número Original: 22Código: 6346497

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Aspectos da participação do continente africano na Segunda Guerra Mundial.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa. MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do polítio...”. In: MAZRUI, A.; WONDUJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasilia: Unesco, 2010. Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram: Comunismo / rejeição da democracia liberal. Capitalismo / devastação do ambiente natural. Fascismo / adoção do determinismo biológico. Socialismo / planificação da economia nacional. Colonialismo / imposição da missão civilizatória. @eeoe


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM- BR - 2013)Número Original: 25Código: 30112

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Construção da democracia sul-africana.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página — não para esquecé-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus. ‘Deemond Tutu, no wnceramecto da Comino de Verdade ne Atica do Sut Oeponivel em: Mp camara gb. Acesso em: 17 dez 2012 (apta). No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado O populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos. O totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais. segregacionista, que impedia a universalização da cidadania. estagnacionista, que disseminava a pauperização social. fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos. o 8 o


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?