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1(ENEM- BR - 2016)Número Original: 41Código: 6624660

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Rupturas e continuidades históricas no sentido político e social do Brasil contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os govemos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos. © bum dos presidents: história vista pelo JB. Joral do Bras 18 nov 1059 O período descrito apresenta continuidades e rupturas em relação à conjuntura histórica anterior Uma dessas continuidades consistiu na O representação do legislativo com a fórmula do bipartidarismo. detenção de lideranças populares por crimes de subversão. presença de políticos com trajetórias no regime autoritário. prorrogação das restrições advindas dos atos institucionais. estabilidade da economia com o congelamento anual de preços. vo oo


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2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 42Código: 3367

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Políticas afirmativas nas orientações curriculares da Nova República brasileira
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Aprimeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas 30 público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é inspirada em similares dos Estados Unidos da América é da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo o público estudantile tem como principal objetivo impedir a evasão escolar de grupos socialmente discriminados. Época, 11 jan. 2010 (adaptado). O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltadaao público LGBT. Com acriação de uma instituição de ensino para atender esse público, pretende-se O contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT. O copiar os modelos educacionais dos EUA e da Europa. permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico. desse grupo. promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino. o O criar uma estratégia de proteção e isolamento e


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3(ENEM - 2014)Número Original: 19Código: 4288395

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Direitos e garantias fundamentais vislumbradas pela constituição cidadã da Nova República.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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TODO BRASILEIRO TEM AGORA LÊ AQUELE DIREITO À MORADIA... PEDAÇO BONITO QUE \ FALA DE COMIDA, SAÚDE... PAIVA, M, Disparivel em: www rede. unb br Acesso em: 25 maio 2014 A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz referência ao seguinte conjunto de direitos: © Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade O Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância. O Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente saudável. O Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa O Políticos, como o direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.


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4(ENEM - 2014)Número Original: 4Código: 4288423

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Rupturas e continuidades históricas no sentido político e social do Brasil contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamenta! para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema politi existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo. NOBRE, M Do iamos que não timam Olsponóval em: mw unicamo bx. “so am 28 mae 2014 (adaptado A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da @ dispersão regional do poder econômico. © polarização acentuada da disputa partidária. O orientação radical dos movimentos populares. O condução eficiente das ações administrativas. Q sustentação ideológica das desigualdades existentes.


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5(ENEM - 2014)Número Original: 1Código: 4288433

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Políticas afirmativas nas orientações curriculares da Nova República brasileira
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Questão de Vestibular - ENEM 2014
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Parecer CNEICP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-seoferecerumaresposta, entreoutras, naárea da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indigenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos. BRASIL Conseo Nocionaide Educação Deponivet mim semen org aa a 21 2073 dent) A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a práticas de valorização identitária. medidas de compensação econômica. dispositivos de liberdade de expressão. estratégias de qualificação profissional. instrumentos de modernização jurídica. @0@00


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