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1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 60Código: 3645

Prova Fraudada - Segundo Dia

Identificação da figura final em uma sequência a partir de uma lógica já encontrada antes (Lógica)

Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Um dos diversos instrumentos que o homem concebeu para medir o tempo foi a ampulheta, também conhecida como relógio de areia. Suponha que uma cozinheira tenha de marcar 11 minutos, que é o tempo exato para assar os biscoitos que ela colocou no forno. Dispondo de duas ampulhetas, uma de 8 minutos e outra de 5, ela elaborou 6 etapas, mas fez o esquema, representado a seguir, somente até a 4º etapa, pois é só depois dessa etapa que ela começa a contar os 11 minutos. teotapa Zotapa 3º otapa 4º etapa 5º otapa | 6*otapa Mix xa serao)? A opção que completa o esquema é «sa fEn x) yey A [EnSAã x] [Enf etapa era


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2(ENEM- BR - 2009)Número Original: 49Código: 3650

Prova Fraudada - Segundo Dia

Identificação da figura final em uma sequência a partir de uma lógica já encontrada antes (Lógica)

Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Um decorador utilizou um único tipo de transformação geométrica para compor pares de cerâmicas em uma parede. Uma das composições está representada pelas cerâmicas indicadas por le Il. Utilizando a mesma transformação, qual é a figura que compõe par com a cerâmica indicada por III? a (A) (B) a (C) (D) (8) [J


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3(ENEM- BR - 2009)Número Original: 78Código: 3629

Prova Fraudada - Segundo Dia

Montagem e desmontagem de Quebra-Cabeça (Raciocínio Lógico)

Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Uma das expressões artísticas mais famosas associada aos conceitos de simetria e congruência é, talvez, a obra de Maurits Comelis Escher, artista holandês cujo trabalho é amplamente difundido. Afigura apresentada, de , sua autoria, mostra a pavimentação do plano com cavalos claros e cavalos. escuros, que são congruentes e se encaixam sem deixar espaços vazios. Realizando procedimentos análogos aos feitos por Escher, entre as figuras abaixo, aquela que poderia pavimentar um plano, utilizando-se peças congruentes de tonalidades claras e escuras é (A) + (0) H (E) mo


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4(ENEM- BR - 2009)Número Original: 147Código: 3838

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Montagem e desmontagem de Quebra-Cabeça (Raciocínio Lógico)

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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As figuras a seguir exibem um trecho de um quebra- cabeças que está sendo montado. Observe que as peças são quadradas e há 8 peças no tabuleiro da figura A e 8 peças no tabuleiro da figura B. As peças são retiradas do tabuleiro da figura B e colocadas no tabuleiro da figura A na posição correta, isto é, de modo a completar os desenhos scam > etca-n m Disponível em htp:ptetemityi com. Acesso em: 14 ju. 2008. É possível preencher corretamente o espaço indicado pela seta no tabuleiro da figura A colocando a peça o e e e e 1 após girá-la 90º no sentido horário. 1 após girá-la 180° no sentido anti-horário 2 após girá-la 90º no sentido anti-horário. 2 após girá-la 180º no sentido horário 2 após girá-la 270º no sentido anti-horário


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5(ENEM- BR - 2008)Número Original: 54Código: 4066

Prova amarela

Identificação da figura final em uma sequência a partir de uma lógica já encontrada antes (Lógica)

Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
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Fractal (do latim fractus, fração, quebrado) — objeto que pode ser dividido em partes que possuem semelhança com o objeto inicial. A geometria fractal, criada no século XX, estuda as propriedades e o comportamento dos fractais — objetos geométricos formados por repetições de padrões similares. O triângulo de Sierpinski, uma das formas elementares da geometria fractal, pode ser obtido por meio dos seguintes passos: 1. comece com um triângulo equilátero (figura 1); 2. construa um triângulo em que cada lado tenha a metade do tamanho do lado do triângulo anterior e faça três cópias; 3. posicione essas cópias de maneira que cada triângulo tenha um vértice comum com um dos vértices de cada um dos outros dois triângulos, conforme ilustra a figura 2; 4. repita sucessivamente os passos 2 e 3 para cada cópia dos triângulos obtidos no passo 3 (figura 3). A da is Figura | Figura? Figura 3 De acordo com o procedimento descrito, a figura 4 da sequência apresentada acima é a & Ad de Me


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