Busca de Exercícios - ENEM - Eletrostática Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Eletrostática
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM - 2020)Número Original: 126Código: 9060776

Digital - Segundo Dia - Prova Amarela

Fórmula da capacitância (Aplicação simples).f

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

O desfibrilador salva vidas de pessoas que são acometidas por ataques cardíacos ou arritmias. Ele dispõe de um capacitor que pode ser carregado por uma fonte com uma alta tensão. Usando o desfibrilador, pode-se fornecer energia ao coração, por meio de um choque elétrico, para que ele volte a pulsar novamente em seu ritmo normal. Um socorrista dispõe de um desfibrilador com capacitor de 70 microfarads que pode armazenar cerca de 220 J de energia, quando conectado a uma tensão de 2 500 V. O valor da carga armazenada por esse desfibrilador, em coulomb, é de (A) 0,015. 0,088. 0,175. 3,15. © © ©


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 127Código: 8950614

Aplicação Regular - Segundo Dia - Prova Cinza

Explicação de fenômenos atmosféricos ligados à eletrostática .f

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Há muitos mitos em relação a como se proteger de raios, cobrir espelhos e não pegar em facas, garfos e outros objetos metálicos, por exemplo. Mas, de fato, se houver uma tempestade com raios, alguns cuidados são importantes, como evitar ambientes abertos. Um bom abrigo para proteção é o interior de um automóvel, desde que este não seja conversível. OLIVEIRA, A. Raios nas tempestades de verão. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 10 dez. 2014 (adaptado). Qual o motivo físico da proteção fornecida pelos automóveis, conforme citado no texto? >) Isolamento elétrico dos pneus. O Efeito de para-raios da antena. O Blindagem pela carcaça metálica. O Escoamento da água pela lataria. O Aterramento pelo fio terra da bateria.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2020)Número Original: 121Código: 8950623

Aplicação Regular - Segundo Dia - Prova Cinza

Dinâmica e características do processo de eletrização por atrito.f Teoria

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Por qual motivo ocorre a eletrização ilustrada na tirinha? Troca de átomos entre a calça e os pelos do gato. Diminuição do número de prótons nos pelos do gato. Criação de novas partículas eletrizadas nos pelos do gato. Movimentação de elétrons entre a calça e os pelos do gato. VODOO Repulsão entre partículas elétricas da calça e dos pelos do gato. EU ODEIO ELETRICIDADE ESTÁTICA. Oo DAVIS, J. Disponivel em: http://garfield.com. Acesso em: 10 fev. 2015.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2009)Número Original: 22Código: 3979

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Rec Eletrostática

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Um medicamento, após ser ingerido, atinge a corrente sanguínea e espalha-se pelo organismo, mas, como suas moléculas “não sabem” onde é que está o problema, podem atuar em locais diferentes do local “alvo” e desencadear efeitos além daqueles desejados. Não seria perfeito se as moléculas dos medicamentos soubessem exatamente onde está o problema e fossem apenas até aquele local exercer sua ação? A técnica conhecida como iontoforese, indolor e não invasiva, promete isso. Como mostram as figuras, essa nova técnica baseia-se na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente, permitindo que fármacos permeiem membranas biológicas e alcancem a corrente sanguínea, sem passar pelo estômago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local de aplicação. O objetivo da corrente elétrica é formar poros que permitam a passagem do fármaco de interesse. A corrente elétrica é distribuída por eletrodos, positivo e negativo, por meio de uma solução aplicada sobre a pele. Se a molécula do medicamento tiver carga elétrica positiva ou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela será repelida e forçada a entrar na pele (eletrorrepulsão - A). Se for neutra, a molécula será forçada a entrar na pele juntamente com o fluxo de solvente fisiológico que se forma entre os eletrodos (eletrosmose - B) * ELETRORREPULSAO GRATIERI, T; GELFUSO, G. M.; LOPES. R. FV. Medicago, do futuroionoforese facita entrada de fármacos no organismo. Ciencia Hoje, vol 44, n° 258, maio 2008 (adaptado) De acordo com as informações contidas no texto e nas figuras, o uso da iontoforese O provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitélio © aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicação da corrente elétrica & inibe o mecanismo de ação dos medicamentos no tecido-alvo, pois estes passam a entrar por meio da pele. O diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingestão se faz por via oral & deve ser eficaz para medicamentos constituídos de moléculas polares e ineficaz, se essas forem apolares.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM- BR - 2013)Número Original: 85Código: 30635

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Campo Elétrico Teoria Rec

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

Um circuito em série é formado por uma pilha, uma lâmpada incandescente e uma chave interruptora. ho se ligar a chave, a lâmpada acende quase instantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente, associa-se o fenômeno da Irradiação de energia a um desgaste da corrente elétrica, ao atravessar 0 filamento da lâmpada, e à rapidez com que a lâmpada começa a brilhar. Essa explicação está em desacordo com o modelo clássico de corrente. De acordo com o modelo mencionado, o fato de a lâmpada acender quase instantaneamente está relacionado à rapidez com que O ofiuido elétrico se desloca no circuito. O as cargas negativas móveis atravessam o circuito. O a bateria libera cargas móveis para o filamento da lâmpada. O o campo elétrico se estabelece em todos os pontos do circuito. O as cargas positivas e negativas se chocam no filamento da lâmpada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.