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1(ENEM - 2017)Número Original: 16Código: 6888816

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Modernismo Romantismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Fazer 70 anos Fazer 70 anos não é simples. A vida exige, para o conseguirmos, perdas e perdas no íntimo do ser, como, em volta do ser, mil outras perdas. [.--] O José Carlos, irmão-em-Escorpião! Nós o conseguimos... E sorrimos de uma vitória comprada por que preço? Quem jamais o saberá? ANDRADE, C. D. Amar se aprende amando. São Paulo: Círculo do Livro, 1992 (fragmento). O pronome oblíquo “o”, nos versos “A vida exige, para o conseguirmos” e “Nós o conseguimos”, garante a progressão temática e o encadeamento textual, recuperando o segmento “Ó José Carlos”. “perdas e perdas”. “A vida exige”. “Fazer 70 anos”. “irmão-em-Escorpião”. VOOS


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2(ENEM- BR - 2019)Número Original: 41Código: 7456152

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Ela nasceu lesma, vivia no meio das lesmas, mas não estava satisfeita com sua condição. Não passamos de criaturas desprezadas, queixava-se. Só somos conhecidas por nossa lentidão. O rastro que deixaremos na História será tão desprezível quanto a gosma que marca nossa passagem pelos pavimentos. A esta frustração correspondia um sonho: a lesma queria ser como aquele parente distante, o escargot. O simples nome já a deixava fascinada: um termo francês, elegante, sofisticado, um termo que as pessoas pronunciavam com respeito e até com admiração. Mas, lembravam as outras lesmas, os escargots são comidos, enquanto nós pelo menos temos chance de sobreviver. Este argumento não convencia a insatisfeita lesma, ao contrário: preferiria exatamente terminar sua vida desta maneira, numa mesa de toalha adamascada, entre talheres de prata e cálices de cristal. Assim como o mar é o único túmulo digno de um almirante batavo, respondia, a travessa de porcelana é a única lápide digna dos meus sonhos. SCLIAR, M. Sonho de lesma. In: ABREU, C. F. et al. A prosa do mundo. São Paulo: Global, 2009. Incorporando o devaneio da personagem, o narrador compõe uma alegoria que representa o anseio de rejeitar metas de superação de desafios. restaurar o estado de felicidade pregressa. materializar expectativas de natureza utópica. rivalizar com indivíduos de condição privilegiada. valorizar as experiências hedonistas do presente. VODO O


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3(ENEM- BR - 2019)Número Original: 33Código: 7456137

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Inverno! inverno! inverno! Tristes nevoeiros, frios negrumes da longa treva boreal, descampados de gelo cujo limite escapa-nos sempre, desesperadamente, para lá do horizonte, perpétua solidão inóspita, onde apenas se ouve a voz do vento que passa uivando como uma legião de lobos, através da cidade de catedrais e túmulos de cristal na planície, fantasmas que a miragem povoam e animam, tudo isto: decepções, obscuridade, solidão, desespero e a hora invisível que passa como o vento, tudo isto é o frio inverno da vida. Há no espírito o luto profundo daquele céu de bruma dos lugares onde a natureza dorme por meses, à espera do sol avaro que não vem. POMPEIA, R. Canções sem metro. Campinas: Unicamp, 2013. Reconhecido pela linguagem impressionista, Raul Pompeia desenvolveu-a na prosa poética, em que se observa a imprecisão no sentido dos vocábulos. dramaticidade como elemento expressivo. subjetividade em oposição à verossimilhança. valorização da imagem com efeito persuasivo. plasticidade verbal vinculada à cadência melódica. VODOO


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4(ENEM- BR - 2017)Número Original: 24Código: 6888209

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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E aqui, antes de continuar este espetáculo, é necessário que façamos uma advertência a todos e a cada um. Neste momento, achamos fundamental que cada um tome uma posição definida. Sem que cada um tome uma posição definida, não é possível continuarmos. E fundamental que cada um tome uma posição, seja para a esquerda, seja para a direita. Admitimos mesmo que alguns tomem uma posição neutra, fiquem de braços cruzados. Mas é preciso que cada um, uma vez tomada sua posição, fique nela! Porque senão, companheiros, as cadeiras do teatro rangem muito e ninguém ouve nada. FERNANDES, M.; RANGEL, F. Liberdade, liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2009. A peça Liberdade, liberdade, encenada em 1964, apresenta o impasse vivido pela sociedade brasileira em face do regime vigente. Esse impasse é representado no fragmento pelo(a) 6 barulho excessivo produzido pelo ranger das cadeiras do teatro. O indicação da neutralidade como a melhor opção ideológica naquele momento. O constatação da censura em função do engajamento social do texto dramático. O correlação entre o alinhamento político e a posição corporal dos espectadores. e interrupção do espetáculo em virtude do comportamento inadequado do público.


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5(ENEM - 2015)Número Original: 134Código: 6344202

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Modernismo
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançando em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...] Quando Margarida resolveu contar os podres todos que sabia naquela noite negra da rebelião, fiquei furiosa. [...] É mentira, é mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora, tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus, ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as portas com loucura e tudo. “E tem mais coisas ainda, minha queridinha”, anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus heróis? TELLES, L. F. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. Representante da ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a) O convivência frágil ligando pessoas financeiramente dependentes. © tensa hierarquia familiar equilibrada graças à presença da matriarca. O pacto de atitudes e valores mantidos à custa de ocultações e hipocrisias. O tradicional conflito de gerações protagonizado pela narradora e seus tios. & velada discriminação racial refletida na procura de casamentos com europeus.


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