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1(ENEM- BR - 2018)Número Original: 72Código: 6971216

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Manifestações culturais africanas no período colonial brasileiro.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras decadas do seéculo XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos. CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado). A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a) O expressão do valor das festividades da população pobre. O ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado. estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa. © @® elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano. E instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.


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2(ENEM- BR - 2012)Número Original: 1Código: 10950

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em percener a existencia entre si de elos culturais mais profundos. SLENES, R Malungu, ngoma vem! Afi eoberta a descoberta do Brasi Revista USP, n. 12, dez jan fev. 1991-82 (adaptado). Com base no texto, ao favorecer o contato de individuos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possivel à formação de uma identidade cultural afro-brasileira. superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias. reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos. manutenção das características culturais específicas de cada etnia. v 0 85 resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.


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3(ENEM- BR - 2012)Número Original: 43Código: 10932

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. À Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos, Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio. VIEIRA, A, Sermões, Tomo XI. Perto: Lei & irmão, 1959 (adaptado) O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros. a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana. o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios. o papel dos senhores na administração dos engenhos. VOO o trabalho dos escravos na produção de açúcar.


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4(ENEM - 2017)Número Original: 51Código: 6888894

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Manifestações culturais africanas no período colonial brasileiro.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Na antiga Vila de São José del Rei, a atual cidade de Tiradentes (MG), na primeira metade do século XVIII, mais de cinco mil escravos trabalhavam na mineração aurifera. Construiram sua capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosario. Na fachada, colocaram um oratório com a imagem de São Benedito. A comunidade do século XVIII era organizada mediante a cor, por isso cada grupo tinha sua irmandade: a dos brancos, dos crioulos, dos mulatos, dos pardos. Em cada localidade se construía uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Com a decadência da mineração, a população negra foi levada para arraiais com atividades lucrativas diversas. Eles se foram e ficou a igreja. Mas, hoje, está sendo resgatada a festa do Rosário e o Temo de Congado. CRUZ, L. Fé e identidade cultural. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 jul. 2012. Na lógica analisada, as duas festividades retomadas recentemente, na cidade mineira de Tiradentes, têm como propósito O valorizar a cultura afrodescendente e suas tradições religiosas. O retomar a veneração católica aos valores do passado colonial. reunir os elementos constitutivos da história econômica regional. @ ® combater o preconceito contra os adeptos do catolicismo popular. e produzir eventos turísticos voltados a religiões de origem africana.


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