Busca de Exercícios - ENEM - Cálculo percentual simples (Estilo ganha ou perda de poder aquisitivo).f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Cálculo percentual simples (Estilo ganha ou perda de poder aquisitivo).f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2020)Número Original: 179Código: 9065289

Digital - Segundo Dia - Prova Amarela

Cálculo percentual simples (Estilo ganha ou perda de poder aquisitivo).f

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

O ganho real de um salário, r, é a taxa de crescimento do poder de compra desse salário. Ele é calculado a partir do percentual de aumento dos salários e da taxa de inflação, referidos a um mesmo período. Algebricamente, pode-se calcular o ganho real pela fórmula qro 1+/ 3 em que / é o percentual de aumento no valor dos salários e fé a taxa de inflação, ambos referidos a um mesmo período. Considere que uma categoria de trabalhadores recebeu uma proposta de aumento salarial de 10%, e que a taxa de inflação do período correspondente tenha sido 5%. Para avaliar a proposta, os trabalhadores criaram uma classificação em função dos ganhos reais conforme o quadro. Ganho real Classificação Igual ou superior a 5% Boa Maior ou igual a 1,5% e menor do que 5% | Regular Maior do que 0% e menor do que 1,5% Ruim Inaceitável (ganho real negativo significa iO Igual ou menor do que 0% perda do poder de compra dos salarios) Eles classificaram a proposta de aumento e justificaram essa classificação apresentando o valor do ganho real que obteriam. A classificação, com sua respectiva justificativa, foi (A) inaceitável, porque o ganho real seria mais próximo de — 5%. ruim, porque o ganho real seria mais próximo de 1,05%. boa, porque o ganho real seria mais próximo de 9,5%. (C) regular, porque o ganho real seria mais próximo de 4,/7%. (E) boa, porque o ganho real seria mais próximo de 5%.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM - 2017)Número Original: 156Código: 6889930

Segunda Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Cálculo percentual simples (Estilo ganha ou perda de poder aquisitivo).f

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

A baixa procura por came bovina e o aumento de oferta de animais para abate fizeram com que o preço da arroba do boi apresentasse queda para o consumidor. No ano de 2012, o preço da arroba do boi caiu de R$ 100,00 para R$ 93,00. Disponível em: www.diariodemarilia.com.br. Acesso em: 14 ago. 2012. Com o mesmo valor destinado à aquisição de carne, em termos de perda ou ganho, o consumidor ganhou 6,5% em poder aquisitivo de came. ganhou 7% em poder aquisitivo de carne. ganhou 7,5% em poder aquisitivo de carne. perdeu 7% em poder aquisitivo de came. perdeu 7,5% em poder aquisitivo de came. VOVOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.