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306(ETEC - 2018)Número Original: 9Código: 7809178

Segundo semestre

Propostas para reduzir o desperdício de produtos.t
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Questão de Vestibular - ETEC 2018
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Uma das propostas presente no texto para reduzir o desperdício é estimular as compras pela internet. consumir sempre produtos novos. comprar em vez de consertar. diminuir o consumismo. abolir o ato de comprar.


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     B     
     C     
     D     
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307(ETEC- SP - 2015)Número Original: 6Código: 5603023

Primeiro Semestre

Características gerais do pinheiro-do-parána (Araucaria angustifolia)(com figura).t
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Questão de Vestibular - ETEC 2015
Questão de Vestibular - ETEC 2015
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Com o desenvolvimento das civilizações, os desenhos das plantas evoluíram e, atualmente, contribuem para a divulgação dos conhecimentos científicos relacionados com a flora em geral. A ilustração apresenta o pinheiro-do-paraná, Araucaria angustifolia, destacando seu tronco cilíndrico e reto, bem como sua copa voltada para o céu, seus pinhões e pinhas. Desenho do pinheiro-do-paraná. (httpy//tinyurl.com/Ixhihgk Acesso em: 22.08.2014. Original colorido) Além dos aspectos descritos, pode-se afirmar que essa planta se caracteriza pela (A) ausência de raízes. (B) ausência de vasos condutores de seiva. (C) presença de flores, frutos e sementes. (D) presença de sementes comestíveis. (E) presença de frutos comestíveis.


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308(ETEC- SP - 2008)Número Original: 30Código: 5032558

Primeiro Semestre

Identificação de qual Lei de Newton que explica determinado fenômeno
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Questão de Vestibular - ETEC 2008
Questão de Vestibular - ETEC 2008
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Após brincarem de adivinhação, Eduardo e Môni- ca vão para um local empinar pipa. Mônica comenta com Eduardo que ele aplica, na linha, uma força de intensidade E e consegue manter a pipa, no céu, em uma mesma posição durante certo tempo. Mônica diz, ainda, que este fato relembra princípios formula- dos por Sir Isaac Newton (1643 - 1727). Eduardo, sem hesitar, concorda com Mônica e diz corretamente que, neste momento, (A). o valor da força resultante que atua na pipa vale E, (B) as forças de ação e reação possuem sentidos opostos. (C) apipa está em repouso devido apenas à força E. (D) a soma das forças que atuam na pipa tem valor E. (E) aresutante de forças na pipa não terá valor zero.


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309(ETEC- SP - 2011)Número Original: 8Código: 5059683

Segundo Semestre

Fórmula do trabalho (Relação entre o deslocamento e a força aplicada) Teoria
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Questão de Vestibular - ETEC 2011
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Arquimedes foi a primeira pessoa a construir e a utilizar um sistema de roldanas para deslocar grandes massas aplicando pequenas forças. Conta-se que, para mostrar a eficiência desse dispositivo, preparou uma espetacular demonstração experimental: um navio da frota real oi retirado da água, com grande esforço, por um grupo de soldados que o puxaram por uma corda e o colocaram sobre a areia da praia. A seguir, o mesmo navio retornou à água e foi ligado a um sistema de roldanas. Arquimedes convidou, então, o rei Hieron para puxar o navio pela extremidade livre da corda e, sem realizar grande esforço, o rei conseguiu, sozinho, arrastar o navio sobre a areia, causando surpresa geral e fazendo aumentar, ainda mais, o prestígio de Arquimedes junto ao rei. No sistema de roldanas descrito no texto, o rei Hieron conseguiu sozinho retirar o navio da água e, para isso, teve de puxar (A) a corda com força igual à força utilizada por seus soldados. (B) maior quantidade de corda do que a puxada por seus soldados. (C) menor quantidade de corda do que a puxada por seus soldados. (D) a corda com força maior do que a força utilizada por seus soldados. © ) a corda com velocidade menor do que a velocidade com que o navio se deslocava.


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310(ETEC- SP - 2012)Número Original: 27Código: 4960944

Primeiro Semestre

Cálculo da velocidade na queda livre dado o tempo de queda Rec
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Questão de Vestibular - ETEC 2012
Questão de Vestibular - ETEC 2012
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O café é consumido há séculos por vários povos não apenas como bebida, mas também como alimento. Descoberto na Etiópia, o café foi levado para a Península Arábica e dali para a «ESG Europa, chegando ao Brasil posteriormente. (Revista de História da Biblioteca Nacional, jnho de 2010. Adaptado) (itp bp blogspot comi_B_FaSYJKtaM/SIaF UVGANAUARA. tata AAAARAIGRIRUUIW. Acesso em: 0309204) No Brasil, algumas fazendas mantêm antigas técnicas para a colheita de café. Uma delas é a de separação do grão € da palha que são depositados em uma peneira e lançados para cima. Diferentemente da palha, que é levada pelo ar, os grãos, devido à sua massa e forma, atravessam o ar sem impedimentos alcançando uma altura máxima e voltando à peneira. Um grão de café, após ter parado de subir inicia uma queda que demora 0,3 s, chegando à peneira com velocidade de intensidade, em m/s, (A) 1 (8 3 Dado © 3 Aceleração da gravidade: g = 10 mis* (D) 10. (E) 30.


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