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81(ETEC- SP - 2015)Número Original: 15Código: 5603005

Primeiro Semestre

Características gerais dos poríferos .f
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Questão de Vestibular - ETEC 2015
Questão de Vestibular - ETEC 2015
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O personagem Bob Esponja, do desenho animado criado pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, representa um animal do Filo Porifera conhecido popularmente como esponja. (http/tinyurlcom/n7eBadf Acesso em: 20.07.2014, Original colorido) Para tornar esse desenho mais divertido e atraente, Stephen colocou nessa esponja várias características humanas, tais como boca, pernas, braços, olhos e dentes, que não condizem com a realidade desse animal na natureza. Se o Bob Esponja não andasse, falasse, dançasse ou comesse, seria, com certeza, muito sem graça. Sendo assim, muitos conceitos biológicos estão distorcidos nesse desenho animado. As esponjas verdadeiras são animais porosos, aquáticos, fixos, isolados ou coloniais e possuem diversas formas, cores e tamanhos. A água penetra no corpo dos poríferos através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome desses animais. Comparando as esponjas verdadeiras personagem Bob Esponja, é correto afirmar que com o (A) ambos possuem corpo quadrado, maciço e resistente. (B) ambos possuem sistema sensorial desenvolvido, a fim de reagir aos estímulos do meio ambiente. (C) ambos possuem estruturas locomotoras, que permitem a movimentação para a obtenção de alimento. (D) as esponjas verdadeiras, ao contrário do Bob Esponja, não possuem boca, pois são animais filtradores. (E) as esponjas verdadeiras, ao contrário Esponja, podem viver fora da água. do Bob


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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82(ETEC- SP - 2014)Número Original: 29Código: 4959642

Primeiro Semestre

Características dos tipos de fecundação encontrados nos peixes .f
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Questão de Vestibular - ETEC 2014
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Na maior parte do Brasil, alguns tipos de peixes nadam rio acima, contra a correnteza, e este movimento migratório, no período de reprodução, é chamado piracema. Nessa viagem, peixes como o curimbatá e o dourado viajam mais de 600 quilômetros até o local da reprodução. O esforço contra a corrente é essencial para o processo, pois os peixes queimam gordura, o que estimula a produção de hormônios responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos sexuais. Ostestículos dos machos aumentam de tamanho, ficam esbranquiçados e repletos de sêmen. Nas femeas, o aspecto amarelado das ovas indica a presença de vitelo, reserva de alimento nos óvulos, que sustentará os futuros peixinhos. Na hora da fecundação, a fêmea lança seu conjunto de óvulos no rio. Em seguida, os machos lançam seus espermatozoides sobre os óvulos, dando origem a óvulos fecundados, que são levados pela correnteza e, depois disso, os peixes adultos iniciam o caminho de volta. Cerca de 20 horas após a fecundação, os ovos eclodem em alevinos (larvas de peixes), que irão se transformar em peixinhos e crescerão em lagoas marginais até o outro período de cheia, quando irão para o leito do rio. Com o passar dos anos, e atingindo o grau de maturação para a reprodução, repetirão o mesmo ciclo de seus pais. Baseando-se no texto, pode-se afirmar corretamente que (A) (8 oO (D) © os peixes curimbatá e dourado são hermafroditas e apresentam fecundação interna. os ovos formados são protegidos pela femea da espécie até que os filhotes nasçam. a fecundação descrita é externa, e o desenvolvimento dos ovos é do a piracema é a subida de diversas espécies de peixes até a cabeceira dos rios, para que possam se proteger dos predadores. a viagem dos peixes contra a corrente inibe o desenvolvimento dos órgãos sexuais e prejudica a reprodução sexual da espécie. indireto, pois apresenta fase larval.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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83(ETEC - 2019)Número Original: 1Código: 7846838

Primeiro semestre

Características gerais dos artrópodes .f
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Questão de Vestibular - ETEC 2019
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Os primeiros animais surgiram nos mares e eram invertebrados de corpo mole. À medida que o tapete verde desenvolvia-se sobre a Terra, outro grupo de criaturas vivas — os artrópodes — chegava do mar para desfrutar dessa nova e enorme massa de alimentos. Os primeiros artrópodes que emergiram foram talvez os miriápodes primitivos, que atingiam aproximadamente dois metros de comprimento e apresentavam até duzentas patas. Depois vieram as lacraias, as aranhas e os escorpiões. Tempos depois, surgiram as libélulas gigantes, um dos primeiros insetos a voar, com até setenta centímetros de envergadura. O voo foi, talvez, desenvolvido para que esses insetos escapassem dos animais predadores, que os espreitavam no chão. As baratas, os gafanhotos e os grilos também faziam parte dos conjuntos de primeiros insetos que apareceram. Considerando os animais citados no texto, podemos afirmar que ) todos possuem asas, corpo mole e segmentado. B) as lacraias apresentam endoesqueleto calcário e patas articuladas. ) os gafanhotos, os grilos e as aranhas possuem um par de antenas e quatro pares de patas. as libélulas possuem exoesqueleto, três pares de patas e corpo segmentado em cabeça, tórax e abdome. as baratas, as aranhas e os escorpiões apresentam glândulas de veneno, exoesqueleto e corpo não segmentado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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84(ETEC - 2018)Número Original: 30Código: 7809055

Primeiro semestre

Características gerais dos artrópodes .f
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Questão de Vestibular - ETEC 2018
Questão de Vestibular - ETEC 2018
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Em uma aula prática de Biologia, o professor solicitou que os alunos identificassem as principais características dos táxons representados pelos exemplares de uma coleção de artrópodes que incluía aranhas, abelhas, carrapatos, escorpiões, formigas, moscas, camarões, siris e lacraias. Considerando os animais citados no texto, os alunos concluíram corretamente que (A) apenas as aranhas, os escorpiões e os carrapatos possuem o corpo revestido por exoesqueleto. (B) todos têm os membros locomotores articulados e o corpo segmentado. (C) apenas as abelhas, as formigas e as moscas possuem antenas. (D) apenas as abelhas possuem asas. (E) todos são venenosos e podem voar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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85(ETEC - 2016)Número Original: 3Código: 7808518

Primeiro semestre

Características gerais das minhocas .f
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Questão de Vestibular - ETEC 2016
Questão de Vestibular - ETEC 2016
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Os vegetais precisam respirar. Para tanto, eles absorvem gás oxigênio do ambiente. Essa absorção ocorre principalmente através de suas folhas e de suas raízes. Assim, o solo precisa ter certa quantidade de ar para que as raízes possam absorver o gás oxigênio. Considerando esse aspecto, podemos afirmar que as minhocas prestam um importante serviço ecológico, pois contribuem para o arejamento do solo. As minhocas estão sempre cavando túneis e revolvendo a terra à procura de restos orgânicos, dos quais se alimentam, deixando a terra fofa e arejada. Além disso, esses túneis facilitam a drenagem das águas das chuvas. Em solos muito duros, normalmente não há minhocas, principalmente porque ali elas não conseguem cavar as suas galerias. Não existindo esses animais, a terra terá menos húmus e menos gás oxigênio e, portanto, oferecerá menos recursos para a vida vegetal. Sobre esses animais, é correto afirmar que (A) são invertebrados, de vida parasitária, como as lombrigas e as sanguessugas. (B) possuem corpo cilíndrico, não segmentado e respiram por meio de brânquias. (C) favorecem a agricultura, pois produzem o gás oxigênio necessário à respiração das raízes dos vegetais. (D) sintetizam a matéria orgânica de que necessitam para sobreviver a partir dos minerais que absorvem do solo. (E) rastejam e cavam túneis graças à contração e distensão coordenadas dos músculos de cada segmento do corpo.


Opções de Resposta: 
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