Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ETEC - Desertificação (Geografia) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Desertificação (Geografia)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ETEC - 2019)Número Original: 31Código: 7813686

Segundo semestre

Desertificação (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2019
Questão de Vestibular - ETEC 2019
Exibir texto da questão

O desaparecimento do Mar de Aral, considerado o quarto maior lago do mundo, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem no planeta. Em meados do século XX, para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas implementadas pelos soviéticos transformaram 90% desse mar em um deserto em apenas 40 anos. O que antes eram 60 mil quilômetros quadrados de água, com profundidade de 40 metros em alguns locais, evaporou. Agora, restam apenas 10% do lago. Os dois maiores rios da Ásia Central, que desaguavam no Mar de Aral, foram usados como fonte de irrigação dessa cultura pelas indústrias de algodão. Como o mar encolheu, os enormes volumes de pesticidas e inseticidas jogados no rio ao longo dos anos tornaram-se gradualmente mais concentrados, e os peixes começaram a morrer. O clima também começou a mudar. A chuva parou. A grama secou, e os pequenos lagos de água doce que existiam desapareceram, bem como os rebanhos de antílopes que costumavam vagar pela área. Marjan, uma mulher de 67 anos que vive na antiga cidade portuária de Aral, no Cazaquistão, tem saudades do tempo anterior ao mar se transformar em um deserto. Acesso em: 10.02.2019. Adaptado. De acordo com o texto, podemos afirmar corretamente que (A) (B) (C) a qualidade de vida dos pescadores que exerciam suas atividades no Mar de Aral melhorou. o Mar de Aral está desaparecendo em função da ação antrópica que teve início no século passado. o volume de água do Mar de Aral aumentou com o desvio da água de diversos rios da região para esse lago. a indústria do algodão revitalizou o Mar de Aral com o despejo de pesticidas e inseticidas nas águas desse lago. a quantidade de chuva aumentou na região graças à evaporação das águas dos rios que desaguam no Mar de Aral.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ETEC - 2016)Número Original: 28Código: 7808513

Primeiro semestre

Desertificação (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2016
Exibir texto da questão

‘angie E ” E = es x ser é Ei ee Area desertificada em Gilbués/PI Acesso em: 04.08.2015. Original colorido. A desertificação é o maior problema que afeta os solos na região do semiárido brasileiro. Em todo o Brasil, são quase 1 500 municípios afetados por essa degradação ambiental, que é causada (A) pelo manejo inadequado dos recursos naturais pelos seres humanos. (B) por resquícios de ciclones extratropicais oriundos do oceano Atlântico. (C) pela ação das placas tectônicas em processo de dobramento. (D) por um processo natural provocado por elementos microbianos. (E) pela atuação das monções sobre o nordeste brasileiro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ETEC- SP - 2012)Número Original: 31Código: 4960953

Primeiro Semestre

Desertificação (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - ETEC 2012
Exibir texto da questão

A criação de pastagens para a prática da pecuária, nas regiões mencionadas, tem como consequência(s) (A) 0 aumento das ja elevadas taxas de queimadas e de desmatamento. (B) a contaminação dos lençóis freáticos, já que descompacta os solos. (C) o agravamento da poluição de rios e a diminuição das áreas de assoreamento. (D) a proteção das florestas, já que se evitam problemas como o da desertificação. (E) a diminuição de problemas urbanos como as ilhas de calor é o aquecimento global


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?