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Resultados

1(ETEC- SP - 2015)Número Original: 41Código: 5603164

Primeiro Semestre

Aplicações no plano Horizontal (Segunda lei de Newton) Aplicações com força de atrito entre o objeto e o solo (sem fórmula) (Segunda lei de Newton) Soma e subtração de vetores na mesma direção (Física) Aplicações com força F na mesma direção do movimento (Segunda lei de Newton)
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Questão de Vestibular - ETEC 2015
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No Monumento às Bandeiras, situado no Parque do Ibirapuera em São Paulo, o escultor Victor Brecheret representou a ação de escravos e portugueses empenhados em transportar uma enorme canoa, arrastando-a pela mata. (http: /tinyurl_com/pum44u6 Acesso em: 31.07.2014. Original colorido) Admita que, numa situação real, todos os homens que estão a pé exercem forças de iguais intensidades entre si e que as forças exercidas pelos cavalos também tenham as mesmas intensidades entre si. Na malha quadriculada, estão representados o sentido e a direção dos vetores força de um homem, de um cavalo e do atrito da canoa com o chão. Como a malha é constituída de quadrados, também é possível verificar que as intensidades da força de um cavalo e do atrito são múltiplos da intensidade da força de um homem. LEGENDA h: vetor que representa a força de um único homem. al : vetor que representa a força de um único cavalo. oi : vetor que representa a força de atrito da canoa com o chão. Imagine que, em determinado momento, as forças horizontais sobre a canoa sejam unicamente a de sete homens, dois cavalos e do atrito da canoa com o chão. A canoa tem massa igual a 1 200 kg e, devido às forças aplicadas, ela é movimentada com aceleração de 0,4 m/s’. Com base nessas informações, é correto afirmar que a intensidade da força exercida por um único homem é, em newtons, (A) 180. (B) 240. (C) 360. (D) 480. (E) 500.


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     B     
     C     
     D     
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2(ETEC- SP - 2014)Número Original: 20Código: 4959835

Segundo Semestre

Polias móveis (Apenas uma polia) (Caso estático)
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Questão de Vestibular - ETEC 2014
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Durante a colocação dos contêineres em um navio de carga, o operador do guindaste de uma ponte móvel teve de interromper o traslado de um deles para aguardar a orientação do técnico portuário sobre o local exato em que o contéiner deveria ser baixado. O contéiner e sua carga interna somam juntos a massa de 100 000 kg, e o operador o manteve suspenso e em repouso até segunda ordem. Considerando o esquema de roldanas montado na ponte móvel, a intensidade da força F que deve ser mantida no ponto P do cabo de aço, para garantir a permanência do contêiner em repouso, será, em newtons, (A) 100000. Adote: (B) 200000. g = 10 m/s? para o valor da (C) 500000. aceleração da gravidade. (D) 1000000. (E) 2000000. A] MZ x] NA ix Ex] o


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(ETEC- SP - 2008)Número Original: 30Código: 5032558

Primeiro Semestre

Identificação de qual Lei de Newton que explica determinado fenômeno
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Questão de Vestibular - ETEC 2008
Questão de Vestibular - ETEC 2008
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Após brincarem de adivinhação, Eduardo e Môni- ca vão para um local empinar pipa. Mônica comenta com Eduardo que ele aplica, na linha, uma força de intensidade E e consegue manter a pipa, no céu, em uma mesma posição durante certo tempo. Mônica diz, ainda, que este fato relembra princípios formula- dos por Sir Isaac Newton (1643 - 1727). Eduardo, sem hesitar, concorda com Mônica e diz corretamente que, neste momento, (A). o valor da força resultante que atua na pipa vale E, (B) as forças de ação e reação possuem sentidos opostos. (C) apipa está em repouso devido apenas à força E. (D) a soma das forças que atuam na pipa tem valor E. (E) aresutante de forças na pipa não terá valor zero.


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4(ETEC- SP - 2014)Número Original: 49Código: 4959659

Primeiro Semestre

UFO (Física) Primeira Lei de Newton Teoria Rec
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Questão de Vestibular - ETEC 2014
Questão de Vestibular - ETEC 2014
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Para os passageiros experimentarem a sensação equivalente à “gravidade zero”, um avião adaptado sobe vertiginosamente (figura 1) para, depois, iniciar uma descida brusca que dura apenas alguns segundos. Z d (www.cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2012/12/a300zer0-g- vue. exterieure en montee-novespace-lightjpg Acesso em:24.08.2013. Original colorido) Durante essa descida brusca, a velocidade horizontal mantém-se constante, variando apenas a velocidade vertical. Na parte central desse avião, há um espaço vazio onde os passageiros, deitados no chão, aguardam o mergulho da aeronave. No momento do mergulho, cada passageiro perde contato com o piso da aeronave, podendo movimentar-se como um astronauta a bordo de uma nave em órbita (figura 2). VA (imguol.com/2013/03/18/18mar2013-—turistas-espaciais- experimentam-a-sensacao-de-gravidade-zero-durante-o-primeiro-voo- comercial-da-europa-o-airbus-2300-zero-g-decolou-de-bordeaue-na- franca-e-realizou-15-manobras-1363618680264 956x500jpg — Acesso em: 24082013. Original colorido) A situação mostrada na figura 2 é possível devido ao ganho de inércia do avião. ao ganho de peso dos passageiros. à perda de massa dos passageiros. à igualdade entre a inércia do avião e a inércia dos passageiros. aigualdade entre a aceleração do avião e a aceleração da gravidade. 5 95085


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