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Resultados

1(FAMEMA - 2022)Número Original: 29Código: 11392424

Prova 2

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre as revoltas e revoluções do período colonial brasileiro .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
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A respeito dos movimentos de rebelião e protesto que marcaram o período colonial, relacione os conflitos listados às respectivas descrições. 1. Confederação dos Tamoios (1554-1567) 2. Guerra dos Bárbaros (1683-1713) 3. Guerra dos Mascates (1710-1711) (] 0 confio girou em torno da disputa dos cargos da câmara de Olinda e da criação da câmara do Recife opondo senhores de engenho de Olinda e os comerciantes do Recife a respeito da nova municipalidade. () 0 embate envolveu portugueses, franceses e as tribos tupinambé, guaianazes, aimorés e termiminós em um conjunto de lutas e conflitos que se estenderam por mais de uma década, até a expulsão dos franceses e de seus aliados indígenas do Rio de Janeiro. (A rebelião dos tapuias contra colonos luso-brasileiros no nordeste da América portuguesa decorreu da expansão de plantações e criações de gado de colonos em territério dos nativos. Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada. (a) 1,263, (8)2,3e1 193182 (0) 2,163, (e) 1,3e2.


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2(FAMEMA - 2017)Número Original: 27Código: 7817739

Prova 2

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das atividades econômicas importantes no processo de expansão e ocupação das regiões brasileiras no período colonial .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
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No Brasil Colonial, uma determinada atividade gerou maior articulação entre regiões distantes, ampliou a intervenção re- gulamentadora da metrópole e deu origem a uma sociedade diferenciada, caracterizada pela vida urbana, pelo aumento da mestiçagem e do número de alforrias e por uma notável produção cultural. Trata-se (A) da pecuária no sertão nordestino. (B) das plantations de tabaco e algodão no Nordeste. (C) da coleta de drogas do sertão na região amazônica. (D) das missões jesuíticas no Sul. (E) da extração de ouro nas Minas Gerais.


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3(FAMEMA - 2017)Número Original: 28Código: 7817741

Prova 2

Descrições da paisagem e do cotidiano no Brasil nas imagens e textos de Rugendas a partir do século XIX .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
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Johann Moritz Rugendas esteve no Brasil entre 1821 e 1825, inicialmente como membro da Expedição Langsdorff. Dese- nhista e documentarista, produziu obras sobre paisagens, cenas cotidianas e tipos humanos, como a representada a seguir, denominada Família de fazendeiros (1825). (Www.portugues.seed.pr.gov.br) Nessa obra, observam-se (A) a influência da arquitetura colonial portuguesa e a simpli- cidade dos trajes usados em público. (B) a presença de símbolo religioso e a convivência de se- nhores e escravos em um mesmo espaço. (C) as relações escravistas de produção e a riqueza e diver- sidade do mobiliário das casas de fazendeiros. (D) o patriarcalismo na organização familiar e a importância da educação para a ascensão social. (E) o vestuário como forma de eliminação das distinções sociais e a incorporação de costumes alimentares indí- genas.


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4(FAMEMA - 2022)Número Original: 27Código: 11392422

Prova 2

Estados Unidos.b Relações políticas dos EUA com a América Latina no contexto da Doutrina Monroe no século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
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Em 2 de dezembro de 1823, James Monroe, presidente dos Estados Unidos, em sua mensagem anual ao Congresso anunciou o que veria a ser conhecida como “Doutrina Monroe”: Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição live e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia. Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre a Doutrina Monroe e as relações entre Estados Unidos (EUA) e a América Latina na primeira metade do século XIX. () É uma doutrina elaborada no contexto de afirmação das independências da maior parte das excolônias ibéricas na América de caráter defensivo, que ficou associada ao slogan “América para os americanos”. () É um discurso contra o predomínio britânico na região e legitimador dos interesses intervencionistas do imperialismo dos EUA, que queria tornar-se uma potência hegemônica na região usando a “Política do Grande Porrete”. () É uma estratégia de relacionamento com a América Latina pautada na colaboração econômica, com o fim de formar mercados externos para os produtos e investimentos da nascente indústria norte-americana e ficou conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, (A) V-V=F (8) V-F-V (CQ) F-V-F (0) V-F-F (e) F-F-Vv


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5(FAMEMA - 2022)Número Original: 28Código: 11392423

Prova 2

Estatísticas sobre os temas mais debatidos na Assembleia Geral da ONU na segunda metade do século XX .f Mundo.b Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
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A Assembleia Geral das Nações Unidas, em suas sessões anuais, elabora resoluções que são votadas por todos os estados- membros. Cada voto tem o mesmo peso, independentemente do tamanho da população, PIB ou poderio militar do país, motivo pelo qual a Assembleia Geral se tornou um espaço diplomático importante para os países em desenvolvimento colocarem em pauta suas próprias questões. Observe O gráfico sobre os assuntos mais abordados, em porcentagem, nas resoluções da Assembleia Geral da ONU, entre 1946 e 2018. ARMAMENTO NUCLEAR COLONIALISMO DESARMAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIREITOS HUMANOS QUESTÃO PALESTINA ECONÔMICO | Dipo Fonte: ONU. Dados de votação na Assembleia Geral catalogados por tema, in httos://dataverse harvard edu Considerando essas informações sobre os temas em pauta na Assembleia Geral da ONU na segunda metade do século XX, assinale a afirmativa correta. (A) Entre 1950 e 1970, os temas relativos ao colonialismo predominaram, pois foi um período intenso de lutas pela descolonização e consequente criação de novos países autônomos, sobretudo nos continentes africano e asiático. (8) A partir dos anos 1980 o debate sobre desarmamento e controle de armas cresce em resposta à implementação do programa militar soviético “Guerra nas Estrelas”, marcado pelo lançamento de naves não tripuladas ao espaço. (C) Nos anos 1970 e 1980, a agenda do desenvolvimento econômico está relacionada aos impactos dos choques de alta do petróleo em função da criação do Estado de Israel e da Guerra do Golfo. (D) Nos anos 1970 as discussões sobre direitos humanos se intensificam e a Assembleia Geral da ONU lança à Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecendo-a como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. (E) Nos anos 1990, a questão palestina assume a centralidade dos debates, em função da aprovação da Resolução 242 pela ONU, determinando a saída das Forças Armadas israelenses dos territórios ocupados de Jerusalém Oriental, península do Sinai, Cisjordânia e colinas de Gold.


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