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1(FAMEMA - 2017)Número Original: 27Código: 7817739

Prova 2

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das atividades econômicas importantes no processo de expansão e ocupação das regiões brasileiras no período colonial .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
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No Brasil Colonial, uma determinada atividade gerou maior articulação entre regiões distantes, ampliou a intervenção re- gulamentadora da metrópole e deu origem a uma sociedade diferenciada, caracterizada pela vida urbana, pelo aumento da mestiçagem e do número de alforrias e por uma notável produção cultural. Trata-se (A) da pecuária no sertão nordestino. (B) das plantations de tabaco e algodão no Nordeste. (C) da coleta de drogas do sertão na região amazônica. (D) das missões jesuíticas no Sul. (E) da extração de ouro nas Minas Gerais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(FAMEMA - 2018)Número Original: 27Código: 7817828

Prova 2

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
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Havia muito capital e muita riqueza entre os lavradores de cana, alguns ligados por laços de sangue ou matrimônio aos senhores de engenho. Havia também um bom número de mulheres, não raro viúvas, participando da economia açu- careira. Digno de nota até o fim do século XVIII, contudo, era o fato de os lavradores de cana serem quase invariavelmente brancos. Os negros e mulatos livres simplesmente não dispu- nham de créditos ou capital para assumir os encargos desse tipo de agricultura. (Stuart Schwartz. “O Nordeste açucareiro no Brasil Colonial”. In: João Luis R. Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa (orgs). O Brasil Colonial, vol 2, 2014.) O excerto indica que a sociedade colonial açucareira foi (A) organizada em classes, cuja posição dependia de bens móveis. (B) apoiada no trabalho escravo, principalmente o dos lavra- dores de cana. (C) baseada na “limpeza de sangue”, portanto se proibia a miscigenação. (D) determinada pelos recursos financeiros, o que impedia a mobilidade. (E) hierarquizada por critérios diversos, tais como a etnia e riqueza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(FAMEMA - 2020)Número Original: 27Código: 7818006

Prova 2

Aspectos e características políticas, econômicas e culturais do tráfico de escravos entre o Brasil e a África no período colonial .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2020
Questão de Vestibular - FAMEMA 2020
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O avanço das culturas sul-americanas nas zonas tropi- cais africanas conhece três etapas. Num primeiro tempo, a América exporta mandioca através da Guanabara e do litoral vicentino. Numa segunda etapa, a mandioca, o milho, a bata- ta-doce e frutas sul-americanas passam a ser plantados nas terras africanas. Num terceiro tempo, tais culturas espalham- -se pelos sertões africanos. O uso do milho e da mandioca como ração dos povos da região permitiu que os guerreiros negreiros dilatassem suas áreas de captura. Roças de mandioca e milho são abertas nas áreas de parada e descanso dos bandos, facilitando o transporte terrestre de um maior número de cativos do sertão. (Luiz Felipe de Alencastro. O trato dos viventes, 2000. Adaptado.) O historiador (A) relaciona a influência cultural africana com o desenvolvi- mento da agricultura na América. (B) mostra o intercâmbio econômico entre os indígenas ame- ricanos e os guerreiros africanos. (C) associa a introdução de novos cultivos na África com o aumento do tráfico negreiro. (D) evidencia o escambo de produtos agrícolas americanos por cativos do interior africano. (E) destaca a importância da monocultura de exportação desenvolvida no Atlântico Sul.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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