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1(FAMERP - 2018)Número Original: 10Código: 7908774

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - FAMERP 2018
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Considere os seguintes dados: * Elementos: flúor, magnésio, nitrogênio e sódio. * Eletronegatividades: 0,93; 1,31; 3,04; 3,98. a) Associe dois desses elementos aos seus respectivos valores de eletronegatividade. b) Represente por fórmula o composto resultante da ligação entre os elementos magnésio e nitrogênio. Escreva a fórmula estrutural do composto formado com os elementos nitrogênio e fluor.


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2(FAMERP - 2019)Número Original: 11Código: 7890818

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - FAMERP 2019
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Latão é uma liga metálica formada pela mistura de cobre e zinco. Uma amostra de 3,25 g de latão foi colocada em um reci- piente contendo ácido sulfúrico em quantidade suficiente para reagir com todo o zinco presente nessa amostra, produzindo 0,5 litro de gás hidrogênio, conforme a reação equacionada a seguir: Zn (s) + H,SO, (aq) —> ZnSO0, (ag) + H, (9) a) Apresente o posicionamento dos elementos cobre e zinco na Classificação Periódica em relação ao período e ao grupo a que pertencem. O que esses elementos têm em comum devido a esse posicionamento? b) Considerando que a massa molar do zinco seja 65 g/mol e que o volume molar dos gases, nas condições de realização do experimento, seja 25 L/mol, determine a porcentagem de zinco na amostra de latão utilizada.


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3(FAMERP - 2016)Número Original: 12Código: 7890736

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - FAMERP 2016
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Indispensável para a produção do aço inoxidável, o metal níquel é obtido a partir de minérios contendo sulfeto de níquel, NiS, pela sequência de reações químicas: Etapa 1: 2NIS (s) + 30, (9) — 2NIO (s) + 250, (9) Etapa 2: NIO(s)+C(s) > Ni(s)+ CO (g) a) Na etapa 1, o número de oxidação do elemento enxofre varia de —2 para +4 e o do elemento oxigênio varia de zero para — 2. Indique qual desses elementos sofre redução e qual sofre oxidação. Justifique sua resposta. b) Admitindo rendimento de 100%, calcule a massa de sulfeto de níquel necessária para a obtenção de 1,0 t de níquel metálico.


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4(FAMERP - 2015)Número Original: 56Código: 7887006

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - FAMERP 2015
Questão de Vestibular - FAMERP 2015
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Para realização de certa atividade experimental, os alunos de uma turma foram organizados em cinco grupos. Cada grupo recebeu uma amostra de um metal que deveria ser identificado e, por isso, os grupos deveriam calcular sua densidade a partir dos valores de massa, determinados em uma balança, e de volume, determinados por meio do deslocamento do volume de água contida em uma proveta. As cinco amostras recebidas pelos grupos apresentavam- -se com as superfícies polidas e suas características são indicadas na tabela. amostra coloração densidade (g/cm?) alumínio prateada 2,1 cobre avermelhada 8,9 chumbo prateada 11,3 ferro prateada 7,9 zinco prateada 7,1 Apos constatar que os grupos identificaram corretamente os metais, o professor fez as seguintes observações: * O metal do grupo 1 tinha coloração avermelhada. * O metal do grupo 2 tinha menor densidade dentre os metais do experimento. * O metal do grupo 3 tinha massa = 39,5 ge a proveta uti- lizada por esse grupo tinha volume de 25 mL com água e de 30 mL com água mais amostra. * O metal do grupo 4 tinha maior densidade que o do grupo 5. A amostra recebida pelo grupo 5 foi a do metal


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5(FAMERP - 2015)Número Original: 51Código: 7886996

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - FAMERP 2015
Questão de Vestibular - FAMERP 2015
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Açaí, castanha-de-caju, castanha-do-brasil e cupuaçu são produtos nativos da América do Sul, cada vez mais expor- tados para Europa. A tabela apresenta um dos constituintes minerais de cada um desses produtos. produto mineral açaí potássio castanha-de-caju fósforo castanha-do-brasil selênio cupuaçu ferro Dentre os elementos químicos indicados na tabela, aquele que apresenta a 1.º energia de ionização mais elevada e o que apresenta maior raio atômico são, respectivamente, os que constituem (A) o açaí e a castanha-do-brasil. B) a castanha-de-caju e o açaí. ) (B) (C) a castanha-de-caju e o cupuaçu. (D) a castanha-do-brasil e o açaí. (E) E) o cupuaçu e a castanha-do-brasil.


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