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1(FAMERP - 2021)Número Original: 10Código: 9060796

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Equilíbrio químico Homogêneo
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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A figura ilustra uma montagem experimental composta por três recipientes contendo gases puros à mesma temperatura e separados por válvulas. 3,00 atm P = 0,8 atm P = 1,25 atm 1,50 L V=1,00L V=2,50L (https://a13-31450592.cluster13. Adaptado.) Em determinado instante as válvulas são abertas, permitindo que as moléculas gasosas possam se difundir pelos recipien- tes até que seja atingido o equilíbrio. A temperatura permanece constante durante todo o processo. a) Classifique o sistema quanto ao número de fases após a abertura das válvulas. Considerando que a velocidade de difusão é inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade dos gases, qual dos gases deve se difundir com a maior velocidade”? b) Calcule a pressão parcial do gás carbônico na mistura após o equilíbrio. Organize os gases em ordem crescente de número de moléculas existentes no sistema.


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2(FAMERP - 2020)Número Original: 12Código: 7890863

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Equilíbrio químico Homogêneo
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Questão de Vestibular - FAMERP 2020
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O brometo de metila (CH,Br) é um gás utilizado no combate a pragas e doenças em produtos agrícolas. Em contato com água, reage formando metanol e brometo de hidrogênio, conforme a equação a seguir: CH,Br + H,0 === CH,0H + HBr AH <0 Em um recipiente contendo 200 mL de água à temperatura ambiente, foram borbulhados 4 x 10º mol de brometo de me- tila, que reagiram parcialmente até atingir o equilíbrio. Em seguida, foram adicionadas algumas gotas do indicador azul de timol, que adquire cor vermelha em pH < 2, cor amarela no intervalo de pH entre 2 e 8 e cor azul em pH > 8. a) Escreva a fórmula eletrônica do CH,Br. Como o rendimento dessa reação é afetado pelo aumento da temperatura do sistema? b) Considerando que 50% do brometo de metila adicionado à agua reagiu e que 100% do brometo de hidrogênio formado foi ionizado, indique a cor que a solução adquiriu quando o sistema atingiu o equilíbrio, à temperatura ambiente.


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3(FAMERP - 2021)Número Original: 58Código: 9079415

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Equilíbrio químico Homogêneo
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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Considere as equações químicas: |. NO, (9) 2NO, (9) Il. CaO (s) + CO, (9) == Caco, (s) II. NH,C/ (s) === NH, (9) + HC/ (9) IV. Sn (s) + H, (9) == Sn (s) + H,O (9) V. 4A/ (s) + 30, (9) == 2AL,O, (8) Considerando x um dos compostos químicos presentes nas equações citadas, a expressão da constante de equilíbrio representada por K, = O descreve corretamente o equili- p(x brio representado na equação (A) V. (B) 1. (C) III. (D) Il. (E) IV.


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4(FAMERP - 2021)Número Original: 57Código: 9079401

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Equilíbrio químico Homogêneo
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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O fenol é uma substância de caráter ácido, que sofre ioniza- ção de acordo com a equação a seguir. OH O. +H,0 == +HO* K=1,3x10 fenol ion fenolato Com base nessas informações, pode-se afirmar que: A) o íon fenolato é um ácido conjugado. B) a reação inversa é mais rápida que a reação direta. ( ( (C) o equilíbrio é fortemente deslocado para a esquerda. (D) a adição de uma base forte aumenta o valor da constante K... ( E) no equilíbrio, predominam as espécies ionizadas.


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5(FAMERP - 2016)Número Original: 60Código: 7891029

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Equilíbrio químico Homogêneo
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Questão de Vestibular - FAMERP 2016
Questão de Vestibular - FAMERP 2016
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Considere o equilíbrio químico representado por C (s) + CO, (9) == 2C0 (9); AH = +88 kJ / mol de CO (9) O rendimento em CO (9) desse equilíbrio aumenta com o aumento da , com a diminuição da e não se altera pela adição de As lacunas do texto são, correta e respectivamente, preen- chidas por: A) temperatura — pressão — catalisador. B) temperatura — pressão — CO, (9). (A) (B) (C) pressão — temperatura — catalisador. (D) pressão — temperatura — CO, (9). (E) E) pressão — temperatura — C (s).


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