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Busca de Exercícios - FAMERP - Figuras de palavras - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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  • Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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1(FAMERP - 2018)Número Original: 7Código: 7892072

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - FAMERP 2018
Questão de Vestibular - FAMERP 2018
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Conforme o comentário de Modesto Carone, João Cabral (A) afastou-se da poesia antilírica, por considerá-la impura e decantada. (B) praticou o que a crítica literária chama, hoje, de “poesia suja”. (C) explorou, ao longo da fase inicial de sua poesia, a escrita automática. (D) duvidou da poesia engajada, notadamente depois de Morte e vida severina. (E) ignorou a desconfiança que foi moda em relação à poesia de crítica social.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(FAMERP - 2019)Número Original: 10Código: 7891401

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - FAMERP 2019
Questão de Vestibular - FAMERP 2019
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O poema apresenta traços da estética da primeira fase do modernismo, o que se faz evidente (A) na exploração de palavras próprias da linguagem espontânea e popular, como “boniteza”, e na ausência de pontuação em “O pensamento a alma o desgosto”, por exemplo. (B) no emprego do verso livre ao longo de todo o texto e no desprezo dos recursos que imprimem musicalidade aos versos, considerando que não há rimas nem recorrências sonoras. (C) no uso de expressões com sentidos que contrastam, como “pensamento” e “alma”, e na repetição sistemática de frases inteiras, como “De você”. (D) na subjetividade marcante, explicitada na presença do pronome de primeira pessoa, e no uso de neologismos, como “faceirice” e “enrabicham”. (E) na ruptura com a gramática normativa, com o evidente erro no emprego do verbo “receber” em “De você, Rosa, eu não queria / Receber somente esse abraço”, e na pre- sença reiterada de inversões sintáticas.


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     A     
     B     
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3(FAMERP - 2015)Número Original: 65Código: 7887026

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - FAMERP 2015
Questão de Vestibular - FAMERP 2015
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“os versos pode ser que não fossem inteiramente maus.” Com essa frase, o narrador expressa uma dúvida. Nas alternativas, a frase gramaticalmente correta, que mantém em linhas gerais o significado original, é: (A) Tenho a impressão que os versos não seriam inteira- mente maus. (B) Tenho a impressão de que os versos não podiam ser inteiramente maus. (C) Tenho a impressão que os versos não eram inteiramente maus. (D) Tenho a impressão de que os versos não eram inteira- mente maus. (E) Tenho a impressão que os versos não são inteiramente maus.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(FAMERP - 2020)Número Original: 5Código: 7891486

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Figuras de palavras
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Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Questão de Vestibular - FAMERP 2020
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Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto e uma figura de linguagem que nele ocorre. (A) “O calor do sol está dizendo aos homens que vão des- cansar e dormir” (1º parágrafo) — personificação. (B) “a frescura relativa da noite é a verdadeira estação em que se deve viver” (1º parágrafo) — eufemismo. (C) “Trocar o dia pela noite, dizia Luís Soares, é restaurar o império da natureza corrigindo a obra da sociedade” (1º parágrafo) — gradação. (D) “Olhava para todas as grandes cousas com a mesma cara com que via uma mulher feia” (3º parágrafo) — pleonasmo. (E) “Podia vir a ser um grande perverso; até então era ape- nas uma grande inutilidade” (3º parágrafo) — paradoxo.


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5(FAMERP - 2020)Número Original: 2Código: 7891476

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Questão de Vestibular - FAMERP 2020
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Leia os versos de Manoel de Barros. Escrever nem uma coisa Nem outra — A fim de dizer todas — Ou, pelo menos, nenhumas. Assim, Ao poeta faz bem Desexplicar — Tanto quanto escurecer acende os vaga-lumes. (Poesia completa, 2013.) Tanto na forma quanto no conteúdo, o poema (A) descreve uma maneira de fazer poesia que consiste em criar um enigma, a ser resolvido pelo leitor, que revelará o significado do poema. (B) prescreve uma escrita que consiste em subtrair das pa- lavras seu sentido rígido usual, fazendo aparecer nelas significados inusitados. (C) defende que a poesia deve ser construída com elemen- tos bem encadeados da realidade, de modo a formular uma crítica social fundamentada. (D) critica a poesia espontânea e ingênua que não se preo- cupa em utilizar corretamente os elementos da lingua- gem prescritos pela gramática. (E) argumenta em favor de uma poesia libertária, que expres- se os estados de espírito mais extremos do ser humano.


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