Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - FAMERP - Modernismo - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Modernismo
  • Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FAMERP - 2018)Número Original: 7Código: 7892072

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - FAMERP 2018
Questão de Vestibular - FAMERP 2018
Exibir texto da questão

Conforme o comentário de Modesto Carone, João Cabral (A) afastou-se da poesia antilírica, por considerá-la impura e decantada. (B) praticou o que a crítica literária chama, hoje, de “poesia suja”. (C) explorou, ao longo da fase inicial de sua poesia, a escrita automática. (D) duvidou da poesia engajada, notadamente depois de Morte e vida severina. (E) ignorou a desconfiança que foi moda em relação à poesia de crítica social.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FAMERP - 2019)Número Original: 10Código: 7891401

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - FAMERP 2019
Questão de Vestibular - FAMERP 2019
Exibir texto da questão

O poema apresenta traços da estética da primeira fase do modernismo, o que se faz evidente (A) na exploração de palavras próprias da linguagem espontânea e popular, como “boniteza”, e na ausência de pontuação em “O pensamento a alma o desgosto”, por exemplo. (B) no emprego do verso livre ao longo de todo o texto e no desprezo dos recursos que imprimem musicalidade aos versos, considerando que não há rimas nem recorrências sonoras. (C) no uso de expressões com sentidos que contrastam, como “pensamento” e “alma”, e na repetição sistemática de frases inteiras, como “De você”. (D) na subjetividade marcante, explicitada na presença do pronome de primeira pessoa, e no uso de neologismos, como “faceirice” e “enrabicham”. (E) na ruptura com a gramática normativa, com o evidente erro no emprego do verbo “receber” em “De você, Rosa, eu não queria / Receber somente esse abraço”, e na pre- sença reiterada de inversões sintáticas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FAMERP - 2020)Número Original: 2Código: 7891476

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Exibir texto da questão

Leia os versos de Manoel de Barros. Escrever nem uma coisa Nem outra — A fim de dizer todas — Ou, pelo menos, nenhumas. Assim, Ao poeta faz bem Desexplicar — Tanto quanto escurecer acende os vaga-lumes. (Poesia completa, 2013.) Tanto na forma quanto no conteúdo, o poema (A) descreve uma maneira de fazer poesia que consiste em criar um enigma, a ser resolvido pelo leitor, que revelará o significado do poema. (B) prescreve uma escrita que consiste em subtrair das pa- lavras seu sentido rígido usual, fazendo aparecer nelas significados inusitados. (C) defende que a poesia deve ser construída com elemen- tos bem encadeados da realidade, de modo a formular uma crítica social fundamentada. (D) critica a poesia espontânea e ingênua que não se preo- cupa em utilizar corretamente os elementos da lingua- gem prescritos pela gramática. (E) argumenta em favor de uma poesia libertária, que expres- se os estados de espírito mais extremos do ser humano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FAMERP - 2019)Número Original: 9Código: 7891329

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - FAMERP 2019
Questão de Vestibular - FAMERP 2019
Exibir texto da questão

O sentimento expresso pelo eu lírico revela (A) uma visão sacralizada da mulher, um ser cultuado por meio de imagens que a elevam a um plano distante do cotidiano. (B) um desejo de abarcar o ser amado em sua totalidade, tanto no aspecto carnal quanto no espiritual. (C) um modo machista de entender a relação amorosa, pois a mulher é descrita como alvo passivo da vontade do homem. (D) uma concepção materialista do amor, já que o objetivo do texto é dar vazão ao desejo sensual. (E) um amor platônico, tendo em vista que o encontro amoro- so não chega a se consumar no âmbito material.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(FAMERP - 2017)Número Original: 61Código: 7891197

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - FAMERP 2017
Questão de Vestibular - FAMERP 2017
Exibir texto da questão

A imagem da “rosa” (A) simboliza toda a natureza, com a qual o eu lírico está envolvido e da qual ele depende para que sua vida seja satisfatória. (B) representa a delicadeza e a beleza do amor que o eu lírico sente, declara e tem a intenção de dividir com sua amada. (C) apresenta a ideia da efemeridade da vida a fim de defen- der que cada dia deve ser aproveitado sem preocupa- ções com o passado ou com o futuro. (D) substitui inicialmente a imagem da mulher amada, Lídia, a fim de enaltecer sua beleza. (E) colabora para definir uma perspectiva de mundo centra- da no indivíduo, a flor, deixando a coletividade, o jardim, em segundo plano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?