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1(FAMERP - 2024)Número Original: 15Código: 14090778

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Movimento Unidimensional (Horizontal)
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Questão de Vestibular - FAMERP 2024

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2(FAMERP - 2022)Número Original: 15Código: 11432114

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Movimento Unidimensional (Horizontal)
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Questão de Vestibular - FAMERP 2022
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Dois gatos estão brincando num local onde g = 10 m/s?, conforme representado na imagem. O gato 1 se encontra sobre o tampo de uma mesa, a 0,8 m do chão. O gato 2, que está no chão, na mesma vertical Q que passa pelo gato 1, inicia uma corrida, a partir do repouso, com aceleração a, constante. No mesmo instante, o gato 1 salta horizontalmente para frente, com velocidade horizontal v, = 1,5 m/s, levando 0,40 s para atingir o chão. Por fim, os dois gatos chegam ao ponto P no mesmo instante. Para a resolução da questão, despreze as dimensões dos gatos. Gato 1 d a) Após saltar, qual era o módulo da aceleração do gato 1, em m/s? Qual era o módulo da componente vertical de sua velocidade, em m/s, quando atingiu o chão? b) Quanto vale a distância d, em metros, entre a linha vertical Q, de onde os dois gatos partiram, e o ponto P, onde se encontraram? Qual era a aceleração do gato 2, em m/s?, para que ambos chegassem a esse ponto P no mesmo instante?


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3(FAMERP - 2022)Número Original: 61Código: 11428834

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - FAMERP 2022
Questão de Vestibular - FAMERP 2022
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Alguns relógios analógicos possuem uma escala chamada taquimetro, ou tachymeter, em inglés, tal qual o relógio repre- sentado na imagem. Essa escala pode ser utilizada para me- dir taxas temporais, como a variação de distância percorrida por um carro em determinado período, isto é, sua velocidade. (www -citizenwatch-global.com. Adaptado.) Na imagem, a seta representa o caminho percorrido pelo pon- teiro dos segundos após o taquimetro ser acionado durante um tempo At = 45 s. O número 80, para o qual o ponteiro aponta, indica a taxa temporal, em h”!. Se um carro percorresse uma distância de 1 km nesse período, o taquímetro estaria informan- do que sua velocidade média era de 80 km/h. Portanto, o taqui- metro relaciona o tempo medido, At, em segundos, com a taxa temporal, em hr, por meio da expressão (A) 3600 at (B) at 3600 (C) 3600. at (D) st -60 (8) so At


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4(FAMERP - 2016)Número Original: 40Código: 7890923

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - FAMERP 2016
Questão de Vestibular - FAMERP 2016
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Uma espira condutora e circular está fixa, suspensa por uma haste isolante rígida, na posição representada na figura. Um ímã em forma de cilindro, com seus polos magnéticos norte (N) e sul (S), move-se em linha reta a partir do repou- so no ponto A, no instante ty = 0, até o ponto B, onde para novamente no instante t,. A velocidade maxima do ima, entre os pontos A e B, é atingida no instante t,. O grafico indica a velocidade escalar do ímã em função do tempo, entre os instantes t, et. haste isolante =. erro anti-horário movimento do imã. | velocidade bo r 2 tempo I I I I I I I I I I I I I I I I t I I I I I I I I I I I I t 0 1 Considerando os sentidos horario e anti-horario indicados na figura, é correto afirmar que, devido ao movimento do ima, a corrente elétrica induzida na espira circulará (A) no sentido anti-horário entret et eentret et. (B) no sentido horario entre t, e t, e entre t, e t.. (C) no sentido horario entre t, e t, e no anti-horario entre tet. (D) no sentido anti-horario entre t, e t, e no horário entre t et.. 1 2 (E) no sentido anti-horario entre t, e t, e nao havera corrente induzida entre t et.


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5(FAMERP - 2016)Número Original: 33Código: 7890907

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - FAMERP 2016
Questão de Vestibular - FAMERP 2016
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Cometa e Rosetta atingem ponto mais próximo do Sol O cometa 6/P/Churyumov-Gerasimenko e a sonda Rosetta, que o orbita há mais de um ano, chegaram ao ponto de maior aproximação do Sol. O periélio, a cerca de 186 milhões de quilômetros do Sol, foi atingido pelo come- ta em agosto de 2015. A partir daí, o cometa começou mais uma órbita oval, que durará 6,5 anos. O afélio da órbita desse cometa está a cerca de 852 milhões de quilômetros do Sol. Espera-se que Rosetta o monitore por, pelo menos, mais um ano. (www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.) cometa no periélio N órbita do cometa De acordo com as informações, é correto afirmar que (A) o cometa atingirá sua maior distância em relação ao Sol aproximadamente em agosto de 2017. (B) a órbita elíptica do cometa está de acordo com o modelo do movimento planetário proposto por Copérnico. (C) o cometa atingiu sua menor velocidade escalar de trans- lação ao redor do Sol em agosto de 2015. (D) o cometa estava em movimento acelerado entre os meses de janeiro e julho de 2015. (E) a velocidade escalar do cometa será sempre crescente, em módulo, após agosto de 2015.


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