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21(FAMERP - 2023)Número Original: 25Código: 12988598

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Impactos internos e externos da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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Entre os impactos internos e externos sentidos pelo Brasil após o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, estão, respectivamente, (A) a integração da economia paraguaia ao comércio brasi- leiro e a incorporação do território paraguaio ao Brasil. (B) o aumento do prestígio da monarquia entre a população brasileira e o fim da rivalidade diplomática com argenti- nos e uruguaios. (C) o desenvolvimento do republicanismo no exército e a con- firmação da hegemonia militar sobre a América do Sul. (D) o crescimento do abolicionismo no exército e a ampliação da circulação mercantil na Bacia do Rio da Prata. (E) a consolidação das instituições militares e a constituição de um mercado comum na região centro-sul da América.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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22(FAMERP - 2023)Número Original: 26Código: 12988599

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

África.b Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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No último terço do século XIX, possuir colônias passou a ser, para os países europeus, um requisito para se afirmar como potência. Por isso, na corrida por territórios na África, iniciada pela França e pela Grã-Bretanha, logo se envolveram a Alemanha, a Itália e até mesmo um indivíduo, Leopoldo Il, o rei dos belgas. (Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.) O excerto caracteriza uma disputa entre países europeus que (A) inviabilizou a exploração dos recursos naturais da África e, anteriormente, a própria consolidação da hegemonia europeia sobre o continente africano. (B) facilitou a resistência dos povos africanos à tentativa de domínio estrangeiro e, simultaneamente, a formação da ideologia do pan-africanismo. (C) levou a conflitos armados entre eles e, rapidamente, à derrocada da hegemonia europeia e à ascensão político- -militar de Estados Unidos e União Soviética. (D) provocou a divisão das áreas coloniais na África a partir de interesses externos ao continente africano e, poste- riormente, um dos motivos da Primeira Guerra Mundial. (E) atrasou a formação da União Europeia e, paralelamente, a facilitação do comércio entre os países europeus e des- tes com as nações da África e da América.


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     A     
     B     
     C     
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23(FAMERP - 2023)Número Original: 28Código: 12988602

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Contexto político, cultural e econômico no mundo a partir do final da Segunda Guerra Mundial .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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Muito rapidamente, o processo de uma tensa bipolariza- ção passou a dominar as relações internacionais, e de uma forma tão drástica que, nas décadas seguintes, seria difícil recuperar a atmosfera da aliança que derrotara o nazismo. (Daniel Aarão Reis Filho. Uma revolução por dia: a história do socialismo soviético, 1997.) O excerto destaca o surgimento (A) do macarthismo, que permitiu a abertura de processos judiciais contra os norte-americanos que se aliaram ao nazismo. (B) da Guerra Fria, que opôs Estados que haviam sido alia- dos contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. (C) da ONU, que se dispôs a auxiliar a recuperação dos paí- ses que haviam se aliado à Alemanha na Segunda Guer- ra Mundial. (D) do stalinismo, que se valeu da propaganda política para ata- car a Alemanha e os países socialistas do Leste Europeu. (E) do Muro de Berlim, que isolou a Alemanha recém- -derrotada na Segunda Guerra Mundial dos países comu- nistas do Leste Europeu.


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24(FAMERP - 2023)Número Original: 30Código: 12988608

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Processos e fatos históricos da luta dos palestinos pela formação do seu Estado independente .f Oriente Médio.b
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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Nenhum ser humano deveria ser ameaçado de “trans- ferência” de sua casa ou de sua terra; nenhum ser humano deveria ser discriminado por não pertencer a esta ou àquela religião; nenhum ser humano deveria ser destituído de sua identidade ou de sua cultura, seja qual for o motivo. (Edward W. Said. A questão da Palestina, 2012. Adaptado.) O excerto pertence a um livro que discute a condição dos palestinos, mas sua ideia geral pode também ser aplicada à situação (A) dos islâmicos xiitas perseguidos pelo atual regime do Ira. (B) dos refugiados da guerra civil e da crise humanitária na Síria. (C) dos latino-americanos proibidos de ingressar no território dos Estados Unidos. (D) dos ucranianos que se aliaram à Rússia na guerra entre os dois países. (E) dos norte-coreanos que foram afastados de suas famílias após a Guerra da Coreia.


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25(FAMERP - 2023)Número Original: 21Código: 12988644

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

Relações entre o expansionismo romano e a diversidade étnica nos seus territórios .f Itália.b
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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Roma, surgida de uma união de povos, sabia conviver com as diferenças e adotava, por vezes, uma engenhosa tática para evitar a oposição e cooptar possíveis inimigos: incluir membros das elites dos povos aliados na órbita roma- na, com a concessão de direitos totais ou parciais de cidada- nia. Assim, havia povos que se aliavam aos romanos e seus governantes tornavam-se seus amigos, enquanto outros luta- vam e, ao perderem, eram submetidos ao jugo romano. (Pedro Paulo Funari. Grécia e Roma, 2019.) A estratégia romana de absorção dos povos conquistados manifestava-se também (A) no poderio militar, que só foi derrotado pelos exércitos espartanos no período da República romana. (B) na instauração das cidades-estados, que assegurou a obediência dos povos conquistados e incorporados pelos romanos. (C) na imposição de uma língua única, que era ensinada às crianças nas escolas das áreas dominadas e nos territó- rios dos reinos aliados. (D) no estabelecimento de um corpo jurídico unificado, que impedia o acesso dos povos dominados à justiça e aos cargos públicos. (E) na flexibilidade religiosa, que permitiu aos romanos dominar povos tão variados e espalhados por vasta área geográfica.


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