Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - FATEC - Primeira República - Tensões políticas e sociais na Primeira República - Processos e fatos históricos sobre o exercício da cidadania na Primeira República .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Primeira República
  • Tensões políticas e sociais na Primeira República
  • Processos e fatos históricos sobre o exercício da cidadania na Primeira República .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FATEC - 2019)Número Original: 5Código: 7877025

Primeiro semestre

Aspectos e características do processo de industrialização de São Paulo e da condição de trabalho dos operários brasileiros na Primeira República.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2019
Exibir texto da questão

Leia o texto. Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 menores às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando aquela hora, saem às 6horas. Trabalham, pois, 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos, à meia-noite! O pior é que elas se queixam de que são espancadas pelo mestre de fiação. [...] Uma há com as orelhas feridas por continuados e violentos puxões. Trata-se de crianças de 12,13 e 14 anos. Jornal O Combate, São Paulo, 4/09/1917. Apud CENPEC; Ensinar e aprender História. V.3: ficha 10, 1998. Considerando o contexto da industrialização de São Paulo, no início da Primeira República, assinale a alternativa correta. (A) A legislação republicana estabeleceu a obrigatoriedade do trabalho infantil como forma de disciplinar e educar as Crianças das famílias de baixa renda envolvidas em pequenos delitos. (B) A participação do Brasil na Guerra Franco-Prussiana e a convocação militar dos homens obrigaram mulheres e crianças a ocupar seus postos de trabalho e a participar dos esforços de guerra. (C) A Consolidação das Leis Trabalhistas, conjunto de leis de inspiração fascista promulgadas após a abolição da escravidão, preconizava o trabalho infantil como parte do programa de qualificação profissional. (D) Os baixos salários pagos aos homens tornavam necessário o trabalho de mulheres e crianças das famílias operárias que, embora tivessem as mesmas obrigações que os homens, recebiam salários menores. (E) Os sindicatos anarquistas, fundados por operários italianos recém-chegados ao Brasil, incentivavam a participação de crianças no mercado de trabalho com o objetivo de garantir a adesão precoce aos seus ideais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FATEC- SP - 2012)Número Original: 19Código: 6011509

Segundo Semestre

Reformas urbanas e sanitárias.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2012
Questão de Vestibular - FATEC 2012
Exibir texto da questão

No início do século XX, um jornalista descreveu o Rio de Janeiro, então capital da República, como “um monstro onde as epidemias se albergam dançando sabats magníficos, aldeia melancólica de prédios velhos e alçapados, a descascar pelos rebocos, vielas sórdidas cheirando mal”. (Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural/Circulo do Livro, 1985, v. 1, p. 37.) Entretanto, uma tentativa oficial de alterar esse cenário desola- dor resultou, em 1904, na rebelião popular conhecida como (A) Revolta da Vacina. (B) Revolta da Armada. (C) Revolta da Chibata. (D) Revolta de Canudos. (E) Revolta do Contestado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FATEC- SP - 2011)Número Original: 6Código: 6011713

Primeiro Semestre

Cangaço: aspectos e características.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2011
Exibir texto da questão

Leia com atenção os versos de cordel a seguir. “Ele matava de brincadeira, Por pura perversidade, E alimentava os famintos Com amor e caridade.” “Por onde Lampião anda, Minhoca fica valente, Macaco briga com onça E o cameiro não amansa” (HOSBAWN, Eric. Bandidos. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1976. p. 55.) Nesses versos, a figura de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, apresenta algumas caracteristicas conflitantes e muito valorizadas dos grupos de cangaceiros que circulavam pelo sertão, na primeira metade do século XX. Essas características, que despertavam respeito e identificação da população pobre do sertão com esses grupos, era(m) (A) o desprezo pela própria vida e pela vida alheia (B) a violência em alguns momentos e, em outros, a bondade para com os pobres. (C) a covardia simbolizada pelas minhocas e, por vezes, a valentia simbolizada pela onça (D) a obediência às palavras do Evangelho - dai pão a quem tem fome - e às palavras da lei republicana, pro- pondo a justiça social no sertão. (E) a fraqueza diante dos policiais e a valentia para enfrentar os camponeses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FATEC- SP - 2010)Número Original: 4Código: 5974487

Segundo Semestre

Política do café com leite.g Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2010
Exibir texto da questão

Considere a charge a seguir para responder à questão de número 4. A FÓRMULA DEMOCRÁTICA OS DETENTORES — TENHAM PACIÊNCIA, MAS AQUI NÃO SOBE MAIS NINGUÉM! (http://novahistorianet. blogspot. com/2009/0 1 /republica-velha. html. Acesso em 05.03.2010.) A charge do caricaturista e ilustrador gaucho Storni, publicada na revista Careta, em 1925, é uma crítica referente (A) à Constituição Brasileira de 1891, que dava autonomia aos Estados e a seus governadores. (B) à política do café com leite, em que São Paulo e Minas Gerais formaram dois grupos fortes, e os candidatos à presidência eram indicados ora pelo PRP (Partido Republicano Paulista) e ora pelo PRM (Partido Republi- cano Mineiro). (C) às oligarquias rurais representadas por Paraíba e Bahia, em que os coronéis mantinham o poder para in- fluenciar o poder central. (D) ao clientelismo, a relação entre coronéis e trabalhadores rurais que garantia aos coronéis o resultado favo- rável das eleições nos estados. (E) à política dos governadores, uma dinâmica de conchavos políticos entre o governo federal, de um lado, e os grupos oligárquicos dos estados, de outro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(FATEC- SP - 2010)Número Original: 4Código: 5974649

Primeiro Semestre

Coronelismo e Comissão de Verificação Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2010
Exibir texto da questão

Considere a charge para responder à questão. (http:/humbertodealmeida com brAwp-content'uploads/2008/07/jps, acessado em 02.09.2009) A charge é uma alusão ao voto (A) secreto, uma conquista dos sindicatos operários durante a era Vargas. (B) censitário, em que havia a exigência de uma ren- da anual para votar e para se candidatar a car- gos públicos. (C) da mulher, fruto da luta feminina nos anos 30. (D) da mandioca, em que votar era permitido apenas para homens livres e com uma renda igual ou superior ao valor de 1,5 toneladas de mandioca. (E) do cabresto, uma característica do coronelismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?