Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - FATEC - Antiguidade Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Antiguidade
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FATEC - 2022)Número Original: 3Código: 11750576

Segundo Semestre

Questões com imagens (Hist.) Aspectos dos avanços tecnológicos e construções arquitetônicas no Império Romano .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2022
Exibir texto da questão

Em Roma, no período do Império, as riquezas geradas pelas conquistas permitiram a realização de inúmeras obras públicas, entre as quais os famosos aquedutos, conforme a figura. Essas estruturas arquitetônicas (A) eram cópias de projetos de engenharia desenvolvidos pelos povos nômades da pré-história. (B) foram construídas para possibilitar a travessia de animais de carga, que levavam armamento pesado. (C) transportavam água do Mar do Norte para as províncias dos territórios da Gália Romana, da Grécia continental e do norte da África. (D) utilizavam a força da gravidade, por meio de canais de pedra ou tijolo ligeiramente inclinados, para levar água para cidades e vilas do Império Romano. (E) eram barreiras militares instaladas em pontos estratégicos para proteção dos rios de fronteira do Império Romano, diante das ameaças de invasão germânica. ‘ Acesso em: 23.04.2022. Original colorido.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FATEC - 2018)Número Original: 16Código: 7876933

Primeiro semestre

Aspectos e características da arquitetura grega e sua relação com a religião na Grécia da antiguidade.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2018
Exibir texto da questão

Ernst Gombrich, historiador de arte, afirmou que uma das principais características dos templos gregos da Antiguidade eram suas proporções humanas. Em outras palavras, os homens não se sentiam minúsculos em relação a essas imponentes construções. Essa característica da arquitetura reflete um aspecto importante da religião grega, já que (A) os deuses gregos eram considerados infalíveis e representavam um modelo de perfeição a ser seguido pelos humanos. (B) as divindades gregas, na concepção dos filósofos da época, eram a personificação da terra, da água, do fogo e do ar, os quatro elementos naturais. (C) os deuses gregos, segundo a tradição oral, escolhiam as cidades que iriam proteger a partir da apreciação estética das construções a eles devotadas. (D) os deuses gregos, embora fossem imortais, apresentavam características de personalidade que os assemelhavam aos humanos, como maldade, egoísmo e fraqueza. (E) a legislação determinava que os templos fossem construídos a partir das orientações dos oráculos dos deuses, que estabeleciam a forma, as dimensões e os materiais usados na construção.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FATEC - 2019)Número Original: 16Código: 7877043

Primeiro semestre

Questões com imagens (Hist.) Processos históricos sobre a fusão das culturas grega e egípcia no período helenístico .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2019
Exibir texto da questão

A figura mostra uma tapeçaria funerária produzida no Egito, durante o chamado Período Helenístico, retratatando um homem vestido como grego, posicionado entre dois deuses egípcios, Osíris e Anúbis. Assinale a alternativa que explica, corretamente, a fusão das culturas grega e egípcia representada na tapeçaria. (A) (B) (C) (D) (E) As sucessivas incursões militares empreendidas pela rainha Cleópatra VI nos territórios gregos proporcionaram o contato dos egípcios com a arte e a filosofia helenística, cuja concepção estética influenciou a produção dos artesãos do Baixo Egito. Educado por Aristóteles, o faraó Menés, responsável pela unificação dos reinos do Baixo e do Alto Egito, tornou-se grande admirador da arte e da filosofia gregas, e foi o responsável pela difusão da cultura helenística em seu império. A política expansionista de Alexandre, o Grande, promoveu o contato dos gregos com outros povos da Europa, da Ásia e da África, e originou a cultura helenística, caracterizada pela miscigenação de diversos elementos culturais. Os egípcios tomaram contato com a cultura helenística por meio do comércio com os povos visigodo, ostrogodo, viking e alano que, partindo do norte da Europa, navegavam até o Nilo levando produtos de diferentes procedências. Resultado da união política da Grécia e do Egito, por meio do casamento de Alexandre, o Grande, com Cleópatra VI, a cultura helenística foi imposta, muitas vezes à força, a todos os súditos do novo império. Tapeçaria funerária, linho, 1,75m x 1,25m. Sacara, Egito, séc. | a.C. Aegyptisches Museum, Berlim. Apud DOMINGUES, Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 6. 2ºed. São Paulo: FTD, 2013. Original colorido.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(FATEC - 2016)Número Original: 16Código: 7877445

Segundo semestre

Aspectos e características políticas, culturais e econômicas das sociedades mesopotâmicas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2016
Exibir texto da questão

Ao longo do ano de 2015, o mundo assistiu à destruição de ruínas históricas milenares, localizadas principalmente nos territórios atuais do Iraque e da Síria. Militantes da organização política Estado Islâmico (El) foram os autores da destruição. Segundo a imprensa mundial, os militantes do El acreditam que os sítios arqueológicos mesopotâmicos incentivam o abandono da fé muçulmana e, por isso, devem ser destruídos. Na passagem da Pré-História para a Antiguidade, é correto afirmar que as sociedades da Mesopotâmia (A) foram as primeiras a desenvolver formas primitivas de cristianismo, monoteista, cujo principal culto realizava-se em templos monumentais, na região da Palestina. (B) não construíram templos religiosos que tenham resistido ao tempo, o que leva os pesquisadores a supor que a religiosidade não era um fator significativo nesse período. (C) se organizavam de modo a separar a religião da vida pública, permitindo que os cultos religiosos ocorressem em cômodos anexos às edificações residenciais, no âmbito privado. (D) divinizavam diversos componentes da natureza, como o raio, o fogo, o céu, a Lua e o Sol, entre outros, e cada cidade tinha o seu deus ou deusa, honrados com a construção de grandes templos. (E) constituíram a primeira experiência histórica de sociedade igualitária e ateia, na qual todos os membros gozavam dos mesmos direitos e deveres, exercidos em edifícios públicos construídos com diferentes finalidades.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(FATEC - 2017)Número Original: 15Código: 7877561

Segundo semestre

Aspectos e características da região do Crescente Fértil no desenvolvimento das civilizações antigas do Egito e da Mesopotâmia .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2017
Questão de Vestibular - FATEC 2017
Exibir texto da questão

No século V a.C., Heródoto, historiador grego, afirmou que “O Egito é uma dádiva do Nilo” Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal razão de se atribuir ao rio Nilo uma importância tão grande para o desenvolvimento do Egito Antigo. (A) Nos períodos de cheias, as águas desse rio fertilizavam as margens, o que possibilitou a agricultura. (B) Os faraós construíram barragens para obter eletricidade, aumentando a produção de itens de exportação. (C) Anavegação pelo grande rio permitiu que os egípcios conquistassem o sul da Europa, formando um grande império. (D) Das margens do rio se retirava o barro com que eram fabricados os tijolos utilizados na construção das grandes pirâmides. (E) Atravessando a África de norte a sul, o Nilo possibilitou a integração culturale econômica da área entre o Saara e o deserto da Namíbia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?