Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - FATEC - Divisão do Trabalho Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Divisão do Trabalho
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FATEC - 2020)Número Original: 2Código: 7877166

Primeiro semestre

_ Conceito Populacional de Precariado _ Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2020
Exibir texto da questão

O conceito de precariado se refere a uma classe emergente, definida por uma combinação distinta de relações. As pessoas do precariado estão sendo forçadas a aceitar uma vida de empregos instáveis, sem uma identidade ocupacional, sendo exploradas e sem horários regulares de trabalho. De acordo com o texto, o precariado é um grupo de pessoas que (A) não aceita a tutela do Estado e negocia sua força de trabalho diretamente com o governo, que o repassa às empresas, conseguindo, dessa forma, remunerações acima do mercado. (B) não é explorado pelo fato de trabalhar sem folgas semanais, uma vez que possui registro na carteira de trabalho, e aceita, voluntariamente, não tirar as férias anuais previstas em lei. (C) não possui um emprego formal e, portanto, não possui direitos trabalhistas, estando sujeito às atividades com longas jornadas de trabalho, por prazo determinado e em condições insalubres. (D) não recebe mais que um salário mínimo, contudo, possui horários regulares de trabalho e está amparado pelas leis trabalhistas, que permitem uma remuneração menor que a prevista na Constituição Federal. (E) não quer ter um emprego formal, mas tem seus direitos trabalhistas legais respeitados, mesmo cumprindo jornadas de trabalho superiores a vinte horas diárias, e tambem possui estabilidade no emprego de caráter oficial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FATEC - 2015)Número Original: 2Código: 7878119

Segundo semestre

Divisão do Trabalho
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2015
Questão de Vestibular - FATEC 2015
Exibir texto da questão

Karoshi é uma palavra japonesa que significa morte por excesso de trabalho. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão supervisionou 4561 empresas em novembro de 2014 e descobriu que, em 2300 delas, havia registros de horas extras ilegais. Desse total, 715 empresas tinham funcionários realizando individualmente mais de 100 horas extras por mês. Em 153 empresas, o número de horas extras realizado por alguns funcionários havia subido para 150 horas e, em 35, superou as 200 horas extras mensais por funcionário, trazendo, dessa forma, riscos à saúde e consequentemente à vida dos trabalhadores. Segundo dados oficiais, cerca de 200 japoneses morrem por ano por causa do excesso de horas de trabalho. O aumento do número de casos de karoshi verificados no Japão se deve, principalmente, (A) ao atraso econômico do Japão, ainda decorrente da derrota desse país na Segunda Guerra Mundial. (B) aos baixos salários pagos a todos os trabalhadores japoneses, que se veem obrigados a trabalhar até o esgotamento. (C) à ausência de leis trabalhistas no Japão, como estratégia para aumentar a competitividade frente à concorrência internacional. (D) às péssimas condições de trabalho e higiene verificadas nas indústrias de ponta do Japão, em razão dos reduzidos polos fabris do país. (E) ao traço cultural do japonês que, para demonstrar lealdade e dedicação à empresa em que trabalha, realiza longas jornadas de trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FATEC - 2019)Número Original: 7Código: 7877782

Segundo semestre

Divisão do Trabalho
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2019
Exibir texto da questão

/ Mais de três mil gerentes de operações de companhias de diversos países, inclusive do Brasil, indicaram funções a área de administração e negócios, que ganham destaque no mercado de trabalho e demanda devido aos avanços tecnológicos. Entre essas funções, destacam-se as de Especialista em e-commerce, Gerente de compras on-line, Gerente de e-learning, Consultor de transformação digital e Assistente virtual. Além do impacto de inovações e ferramentas, em comum entre as funções mais citadas, há a dificuldade de recrutamento, sobretudo no Brasil. “Por serem novas funções, a oferta de pessoas qualificadas e bem preparadas é baixa”, diz uma diretora de recrutamento. Multinacionais e empresas de tecnologia ditam a tendência por aqui, mas a demanda deve se espalhar, nos próximos anos, para companhias das mais diversas áreas. No Brasil, funções ligadas ao e-commerce e à área de e-learning se destacam pelo volume de vagas. Acesso em: 17.06.2019. Adaptado. De acordo com o texto, é correto afirmar que no Brasil (A) os empregos vinculados às atividades que utilizam a internet estão em queda face ao excesso de mão de obra disponível. (B) os avanços tecnológicos contribuem para o aumento do desemprego, por não promoverem a criação de novas oportunidades de trabalho. (C) o desemprego se concentra entre os trabalhadores qualificados, uma vez que os salários destes tendem a ser maiores do que os de trabalhadores de menor qualificação. (D) as vagas de trabalho, em áreas de administração e negócios em ambientes digitais, são difíceis de serem preenchidas, pois existem poucos profissionais preparados para assumi-las. (E) a área tecnológica, apesar de utilizar muita mão de obra sem qualificação, está entre os ramos empresariais que menos remuneram seus profissionais, daí a falta de mão de obra para esse setor.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?