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1(FATEC - 2016)Número Original: 37Código: 7877381

Segundo semestre

Identificação do tipo de espelho esférico a partir do fenômeno criado por ele.f Relação entre as características de uma imagem formada em um espelho esférico e suas propriedades de curvatura .f
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Questão de Vestibular - FATEC 2016
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A malha ferroviária europeia é uma das mais antigas e extensas do mundo, com cerca de 260 mil quilômetros. Apesar de toda tecnologia moderna de segurança implantada em toda rede, as companhias ferroviárias ainda adotam um sistema básico de reflexão luminosa nas plataformas. Um espelho é colocado no ponto exato onde o operador (maquinista) para a composição, de modo que ele possa verificar se todos os passageiros embarcaram e desembarcaram. A fim de tornar isso possível, o espelho deve refletir um amplo ângulo de visão, ou seja, maior campo visual. Para que isso aconteça, as companhias devem utilizar um espelho (A) plano, com a mesma altura do vagão. (B) convexo, com um valor alto de vergência em módulo. (C) côncavo, cuja vergência possui um valor baixo em módulo. (D) convergente, cuja vergência possui um valor alto e negativo. (E) divergente, cuja vergência possui um valor alto e positivo.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(FATEC- SP - 2010)Número Original: 27Código: 5974686

Primeiro Semestre

Aplicações com força de Tração na mesma direção do movimento (Segunda lei de Newton) Aplicações no plano vertical (Segunda lei de Newton)
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Questão de Vestibular - FATEC 2010
Questão de Vestibular - FATEC 2010
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Um explorador de cavernas utiliza-se da técnica de “rapel” que consiste em descer abismos e canyons apenas em uma corda e com velocidade praticamente constante. Amassa total do explorador e de seus equipamentos é de 80 kg. Considerando a aceleração da gravidade no local de 10m/s?, a força resultante de resistência que atua sobre o explorador, durante a descida é, em N, de (A) zero. (B) 400. (C) 800. (D) 900. (E) 1000.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(FATEC - 2022)Número Original: 17Código: 11750553

Segundo Semestre

Identificação do princípio da dinâmica que explica determinado fenômeno .f
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Questão de Vestibular - FATEC 2022
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Para garantir o acesso igualitário e amplo à Educação, cada vez mais são disponibilizados recursos de tecnologia de comunicação via satélite. Para que esses satélites sejam colocados em órbita na Terra, usam-se conceitos básicos da Mecânica Clássica. Podemos afirmar corretamente que um conceito representado no segundo quadrinho se refere ao princípio (A) da incerteza. (B) da ação e reação. (C) de Arquimedes. (D) de Heisenberg. (E) de Pascal.


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4(FATEC - 2022)Número Original: 32Código: 11750579

Segundo Semestre

Transformação e(ou) cálculos de velocidade envolvendo a unidade de nós (ou milhas náuticas) .f
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Questão de Vestibular - FATEC 2022
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Sabendo que “1 nó” equivale a “1 milha náutica por hora”, podemos determinar que a embarcação citada no texto vai atingir, em km/h, a velocidade aproximada de (A) 408. (B) 220. (0 31. (D) 17. (©) 2.


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5(FATEC - 2019)Número Original: 37Código: 7877746

Segundo semestre

Características gerais do funcionamento da fibra óptica .f
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Questão de Vestibular - FATEC 2019
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Um professor do curso de Materiais da Fatec apresentou aos alunos a seguinte citação: SN “As fibras ópticas podem ser usadas para guiar a luz ao longo de um determinado caminho. A ideia é fazer um raio de luz percorrer uma fibra transparente, ricocheteando entre as suas paredes. Desde que o ângulo de incidência do raio na parede da fibra seja sempre maior que o ângulo crítico, o raio permanecerá sempre dentro dela mesmo que ela esteja curva”. KIRK, Tim. Physics for the IB Diploma. Oxford University Press, 2003. Livre tradução. Em seguida, pediu para que os alunos respondessem, de maneira assertiva, à qual conceito físico a citação se refere. A resposta correta esperada pelo professor é (A) difração. (B) polarização. (C) ângulo limite. (D) espalhamento. — tm eo dispersao luminosa.


Opções de Resposta: 
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