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1(FGV - SP - 2013)Número Original: 120Código: 6341460

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Tarde

Intradisciplinar nas opções (Em paralelo) (Questões objetivas) .f Identificação da ligação intermolecular em compostos orgânicos .f Identificação do tipo de função nitrogenada em uma cadeia carbônica .f Identificação do tipo de isomeria (Se é Cis ou Trans) em uma molécula orgânica .f

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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O corante índigo é usado mundialmente na indústria têxtil no tingimento de denim, tecido dos artigos de jeans, e é pre- parado sinteticamente a partir da seguinte reação. NaOH/KOH /NaNH, eo = Zaye? N H OH matéria peima intermediário fo oH \ (TS Na Ly lu io! corante indigo No produto final da reação, prepondera o isômero represen- tado, que tem maior estabilidade devido às interações intra- moleculares representadas na figura A função orgânica em comum aos três compostos represen- tados na equação de reação, a classificação do isômero e o tipo de interação intramolecular da molécula do corante ín- digo são, respectivamente (A) amina, isômero cis, força de London. (B) amina, isômero trans, força de London (C) amina, isômero trans, ligação de hidrogênio. (D) amida, isômero cis, força de London. (E) amida, isômero trans, ligação de hidrogênio.


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2(FGV - SP - 2013)Número Original: 108Código: 6341457

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Tarde

Cálculo da fórmula molecular de uma molécula a partir de informações energéticas e dos produtos da combustão .f Variação de Entalpia Envolvendo Alcanos .f

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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‘Um experimento quantitativo foi feito empregando-se uma bomba calorimétrica, que é um dispositivo calibrado para medidas de calor de reação. Em seu interior, colocou-se uma certa quantidade de um alcano e sua reação de combustão com- pleta liberou 555 kJ e 18.0 g de água. Sabendo-se que a entalpia de combustão desse hidrocarboneto é — 2220 kJ mol, é cor- teto afirmar que sua fórmula molecular é (a cH, ® CH, © OH, D cm E CH,


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3(FGV - SP - 2013)Número Original: 3Código: 6341533

Primeiro Semestre - Segunda Fase - Economia

Área hachurada formada por retas em um quadrado (Envolvendo diagonais e medianas) .f

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Na figura, AC e BD são diagonais do quadrado ABCD de lado x, M e N são pontos médios de AB e BC, respectivamente. D A Pai c N B a) Calcule a área da região sombreada na figura, em função de x. b) Calcule o perímetro do quadrilátero PQRS, em função de x.


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4(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 1Código: 6074277

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do Absolutismo nas sociedades europeias da Idade Moderna .f Europa.b

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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“Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominação feudal alargado e reforçado, destinado a fixar as massas camponesas na sua posição social tradicional (...) Por outras palavras, o Estado absolutista nunca foi um árbitro entre a aristocracia e a burguesia, ainda menos um instrumento da burguesia nascente contra a aristocracia: ele era a nova carapaça política de uma nobreza atemorizada (.): ANDERSON, Perry, Linhagens do Estado Absolutista. Trad. Porto: Afrontamento, 1984, pp. 16-17. a) Na perspectiva de Anderson, o Estado absolutista significou um rompimento drástico com relação à fragmentação política característica do período feudal? Justifique. b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique. c) Além dos elementos apontados no texto, ofereça mais duas características constitutivas dos chamados Estados absolutistas.


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5(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 2Código: 6074278

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Transformações políticas, econômicas e culturais promovidas pela Revolução Francesa no final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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“A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a ela deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi em grande parte a luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical- democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido às ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Essa foi a obra da Revolução Francesa.” HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções (1789-1848). Trad. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, pp. 71-72. a) Na análise do autor, quais são as diferenças, em termos de importância, entre a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa? b) Explique por que a França “deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo”. c) O autor afirma que a Revolução Francesa contribuiu para a difusão da ideologia do mundo moderno e que influenciou antigas civilizações. Com relação à América, aponte dois movimentos políticos influenciados pelo Processo Revolucionário que culminou com a Revolução Francesa de 1789.


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