Calcule o pH de uma solução aquosa 0,5 molar de NH,CN. As constantes de ionização são Kucn = 7,0X10"º € Ky, = 1,75x10°. O produto iônico da água é Ky = 1,0x10*. Considere que, no equilíbrio, as concentrações dos íons [NH,"] e [CNT] são iguais.
Ao dissolver-se acetato de sódio (CH;COONa) em água, é correto dizer que: A) há precipitação de hidróxido de sódio e a solução é alcalina. B) há precipitação de hidróxido de sódio e a solução é ácida. C) há formação de ácido acético e a solução é ácida. D) há formação de ácido acético e a solução é alcalina. E) não há precipitação de hidróxido de sódio nem formação de ácido acético.
Considere um recipiente adiabático conforme a ilustração abaixo, no qual 1000 g de uma solução aquosa de NaOH, a 30% em massa, e a uma temperatura inicial t; = 25 “C, são diluídos a 20% em massa, com água à mesma temperatura. Calcule a temperatura t; da solução após a diluição. Dados: - Para o sistema NaOH — água a 25 °C: a30%: H= 104 J/g de solução; cp = 3,54 J.g 1 ºC! a20%: H= 76 J/g de solução; cp = 3,63 J.g "ºC - Calor específico da água líquida: cp = 4,18 J.g! ºC”! - Estado de referência para entalpia: água líquida a 0 °C t;=25ºC Hg 25°C Recipiente Recipiente termicamente isolado termicamente isolado
Foi solicitado a um estudante que calculasse o pH de uma solução 1,0.107 mol/L de NaOH, a 298,15 K e 100 kPa. O estudante apresentou como resposta o valor 7,0. Calcule o pH da solução em questão e explique eventuais divergências entre sua resposta e a resposta do estudante.
Deseja-se preparar uma solução com pH igual a 3,0 a partir de 1,0 L de solução aquosa de um ácido monoprótico não-volátil desconhecido, a qual possui pH igual a 2,0 e ponto de congelamento de — 0,2 ºC. Considere o experimento realizado ao nível do mar e os valores numéricos das molalidades iguais aos das respectivas molaridades. Desprezando as interações iônicas nas soluções, determine o volume de água que deve ser adicionado à solução inicial.