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1(IME- RJ - 2008)Número Original: 10Código: 20389

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Morfologia Conjunções Sintaxe
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Questão de Vestibular - IME 2008
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Foram retiradas todas as vírgulas do trecho apresentado abaixo. Leia-o com a finalidade de pontuá-lo corretamente. A chegada dos japoneses ( 1 ) é um bom mote para falar dos outros imigrantes (2 ) que deram cara nova ao país. Primeiro foram os portugueses ( 3 ) que chegaram a partir do século 16. Por volta de 1850 ( 4 ) alemães fundaram comunidades no Rio de Janeiro (5) no Rio Grande do Sul ( 6 ) em Santa Catarina ( 7 ) e no Espírito Santo. Os italianos ( 8 ) aportaram aqui em 1870 (9 ) ocupando o Sul e o Sudeste. Em 1888 (10) com a abolição da escravatura (11) e a maior oferta de empregos na lavoura cafeeira (12) a imigração deu um salto: o Brasil recebeu (13) nada menos (14) que 1 milhão de estrangeiros (15) antes da virada do século. Nova Escola, 1/02/1998. Os números que devem ser substituídos por vírgulas são: A) (IIS (ET (BD; (12). B) (2)(3);(5);(6);(9); (10); (12); (15). C) (4); (5); (6); (9); (10); (13); (14). D) (3); (4); (5); (6); (7); (10); (12); (15). E) (3); (4); (5); (6); (9); (10); (12).


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2(IME- RJ - 2011)Número Original: 14Código: 20613

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Questão de Vestibular - IME 2011
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Os versos destacados a seguir servem de base para esta questão. “A gente espera do mundo” / “E o mundo espera de nós” (v. 18 e 19, Texto III) A construção de sentido do texto Paciência é elaborada, basicamente, pelo jogo de oposições. Os autores dos versos exploram duas ocorrências do termo mundo em diferentes contextos sintáticos para manterem esse jogo que conduz a letra da canção. Assinale a alternativa em que a função sintática desempenhada pelo termo mundo nos versos acima está corretamente identificada. (a) objeto direto/sujeito (b) adjunto adverbial/adjunto adnominal (c) adjunto adverbial/sujeito (d) sujeito/objeto direto (e) objeto indireto/sujeito


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3(IME- RJ - 2010)Número Original: 2Código: 20534

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Questão de Vestibular - IME 2010
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Os fragmentos abaixo embasam a ideia central apresentada na matéria jornalística, exceto: (a) “(...) as empresas do setor atuantes no continente perderam US$ 16 bilhões nos últimos três meses”. (5º parágrafo) (b) “(...) os desastres naturais provocarão uma despesa de US$22 bilhões”. (6º parágrafo) (c) “Nossa previsão é de que este ano será de grandes prejuízos (...). (7º parágrafo) (d) “— A mesa do brasileiro ficou mais cara — (...). (9º parágrafo) (e) “O Brasil, que já reduziu o desmatamento da Amazônia, pode assumir um papel ainda maior.” (11º parágrafo)


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4(IME- RJ - 2009)Número Original: 4Código: 20449

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Sintaxe
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Questão de Vestibular - IME 2009
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Identifique a oração em que a palavra “se” possui a mesma função morfológica de: “... e, em 25 de janeiro de 1554, celebrou-se ali a primeira missa” (Texto 2, linha 12). (A) “...de onde avistava os navios que se abasteciam no porto de Tenerife”. (B) Se ergueu e acenou para os amigos. (C) Teu pai foi-se embora. (D) Estuda-se muito aqui. (E) Estuda-se a matéria dada.


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5(IME- RJ - 2011)Número Original: 13Código: 20612

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Morfologia Conjunções
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Questão de Vestibular - IME 2011
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Assinale a alternativa em que a análise da relação de sentido expressa pelo elo coesivo destacado em negrito está EQUIVOCADA. (a) “o resultado será o mesmo em qualquer mensuração, desde que se use um relógio preciso”. (Texto |, 1º parágrafo) Relação de condição: apresenta uma condição relativamente ao que se afirma na oração anterior. (b) “O tempo é independente e completamente separado do espaço. Isso é no que a maioria das pessoas acredita; é o consenso. Entretanto, tivemos que mudar nossas ideias sobre espaço e tempo”. (Texto |, 1º parágrafo) Relação de oposição: apresenta uma argumentação contrária ao que foi dito antes. (c) “Ainda que nossas noções, aparentemente comuns, funcionem a contento quando lidamos com maçãs ou planetas, que se deslocam comparativamente mais devagar, não funcionam absolutamente para objetos que se movam à velocidade da luz, ou em velocidade próxima a ela”. (Texto |, 1º parágrafo) Relação de concessão: introduz uma ideia de quebra de uma expectativa em relação ao que se espera. (d) “mostrou que o conceito de éter era desnecessário, uma vez que se estava querendo abandonar o de tempo absoluto”. (Texto I, 2º parágrafo) Ligação de alternância: introduz uma oração cujo conteúdo exclui o conteúdo da outra. (e) “Como não há força atuando sobre o corpo, a sua velocidade não aumenta, nem diminui, nem muda de direção. Portanto o único movimento possível do corpo na ausência de qualquer força atuando sobre ele é o movimento retilíneo uniforme”. (Texto II, 2º parágrafo) Ligação conclusiva: introduz uma conclusão relativamente ao enunciado anterior.


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