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1(IME- RJ - 2010)Número Original: 7Código: 20530

Discursiva

Figuras de palavras Figuras de Linguagem Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - IME 2010
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O lugar a que se refere o autor na primeira estrofe é definido e referenciado pelos elementos sublinhados em (a) sítio e contemplá-lo. (versos 1e 4) (b) prado e natureza. (versos 2 e 3) (c) diferente e tímido. (versos 2 e 4) (d) outra e tímido. (versos 3 e 4) (e) natureza e esmoreço. (versos 3 e 4)


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2(IME- RJ - 2010)Número Original: 10Código: 20538

Discursiva

Figuras de Linguagem Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - IME 2010
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A respeito da figura de linguagem utilizada na última estrofe do texto III, podemos afirmar que (a) é uma antítese e revela um contraste social. (b) é uma antonomásia e expressa as péssimas condições de trabalho dos canavieiros. (c) é um eufemismo e ressalta o valor dado por um elemento da classe média alta carioca ao trabalho nos canaviais. (d) a cor branca e a pureza são metáforas que expressam a admiração do poeta pelo ato de adoçar o café matutino. (e) há uma catacrese em “com que adoço meu café esta manhã em Ipanema” expressando parte do ritual de tomar café.


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3(IME- RJ - 2012)Número Original: 8Código: 20673

Discursiva

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - IME 2012
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A respeito do texto Il, marque a assertiva falsa: (a) A construção de seu sentido se dá a partir de oposições como silêncio/som, dia/noite, luz/ escuridão. (b) Ao refletir sobre o amor que sente, o eu lírico expressa uma constatação: o vazio entre o que existe e o que se opõe a essa existência é pleno de significado, embora as palavras não sejam suficientes para expressá-lo. (c) A letra da canção revela que o eu lírico está preocupado com reciprocidade em relação ao sentimento de amor. (d) Os versos “Nós somos medo e desejo/ somos feitos de silêncio e som” expressam uma visão do ser humano bipartido, semelhante ao homem barroco. (e) O eulírico não consegue expressar com palavras seus sentimentos, o que não diminui seu amor.


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4(IME- RJ - 2011)Número Original: 1Código: 20614

Discursiva

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - IME 2011
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Quanto aos três textos é possível dizer que (a) nada acrescentam sobre o conhecimento que se tem a respeito do tempo. Tanto para a Física quanto para o eu lírico, que se revela estarrecido diante da vida, nada se pode fazer diante do tempo, que é inexorável. (b) por serem de tipologias diferentes, é impossível dizer que há semelhança entre os temas. (c) de alguma maneira, todos perpassam pela questão do tempo e das mudanças ou movimentos que acontecem entre os eventos. A ciência busca entender e formalizar essas percepções, enquanto o artista simplesmente revela suas emoções diante delas. (d) compartilham a mesma percepção entre tempo e movimento, relação que é percebida pelo eu lírico do texto III. (e) embora sejam textos de tipologias semelhantes, seus enfoques temáticos são bastante distintos.


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5(IME- RJ - 2011)Número Original: 5Código: 20608

Discursiva

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - IME 2011
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Quanto aos textos Il e III é possível depreender que (a) o eu lírico, no texto III, faz um questionamento sobre a continuidade da vida que vai ao encontro do conceito acadêmico de inércia apresentado no texto Il. (b) só é possível relacionar as percepções do eu lírico ao conceito popular de inércia apresentado no texto Il, já que se trata de uma canção. (c) os dois textos tratam de assuntos que não guardam semelhança alguma. (d) o movimento de que trata o eu lírico no texto III não enfatiza o raciocínio físico que predomina no texto II. (e) os dois textos buscam resposta para um questionamento científico.


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