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11(MACKENZIE - 2020)Número Original: 52Código: 7505218

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Aspectos e características do Humanismo no contexto do Renascimento Cultural e Científico.
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
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“Os humanistas, num gesto ousado, tendiam a considerar como mais perfeita e mais expressiva a cultura que havia surgido e se desenvolvido no seio do paganismo, antes do advento de Cristo. A Igreja, portanto, para guem a historia humana so atingira a culminancia na Era Crista, nao poderia ver com bons olhos essa atitude.” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Unicamp, 1988. p.14) Quanto aos humanistas, podemos dizer que a) b) eram em sua maioria cristãos e desejavam reinterpretar o Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade. Exaltavam o indivíduo, a vontade e a capacidade de ação dos homens. valorizavam os antigos gregos e romanos em detrimento da cultura medieval. Assim, os humanistas retornam ao paganismo e fazem dessa religião sua crença principal provocando a ira da Igreja Católica. acreditavam que somente Deus é a fonte de energias criativas ilimitadas, detentor único de virtude e glória. Porém, seu teocentrismo não os impediu de produzir obras que valorizassem a ação humana. acreditavam, inspirados nos valores clássicos, na capacidade transformadora dos homens induzidos por força criadora de Deus. Diante disso, a Igreja Católica adotou uma política de total apoio ao movimento. eram orientados pela ideia de submissão total do homem a Deus e à Igreja. Obedeciam à ordem social imposta pelo clero e justificam esse posicionamento a partir dos textos da antiguidade clássica.


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12(MACKENZIE - 2018)Número Original: 47Código: 7016988

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Sentido das críticas de intelectuais e artistas lusitanos à construção do império ultramarino português no contexto das expansões marítimas da Idade Moderna. Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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Analise o poema abaixo, composto por Fernando Pessoa e disponível em sua obra Mensagem. 'Screvo meu livro à beiramagoa. Meu coração não tem que ter. Tenho meus olhos quentes de água. Só tu, Senhor, me dás viver. Só te sentir e te pensar Meus dias vácuos enche e doura. Mas quando quererás voltar? Quando é o Rei? Quando é a Hora? Quando virás a ser o Cristo De a quem morreu o falso Deus, E a despertar do mal que existo A Nova Terra e os Novos Céus? Quando virás, ó Encoberto, Sonho das eras português, Tornar-me mais que o sopro incerto De um grande anseio que Deus fez? Ah, quando quererás voltando, Fazer minha esperança amor? Da névoa e da saudade quando? Quando, meu Sonho e meu Senhor? Disponível em: http:/www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pe000004.pdf. Aceso em abril de 2018 É correto afirmar que o poema de Fernando Pessoa a) retoma uma concepção mítica que, ao remontar ao desaparecimento de D. Sebastião, no século XVI, possui raízes históricas em Portugal. b) vincula a resolução das dificuldades, até então enfrentadas pela coroa portuguesa, ao apego ao Cristianismo, adquirindo um caráter messiânico. c) corrobora a visão, até então predominante em Portugal, de que o retorno de D. João VI para a Europa possibilitaria a superação das dificuldades reinois. d) esclarece, sem fundamentos místicos e históricos, os motivos do fim da dinastia e Avis e a ascensão dos Habsburgo ao trono português. e) enaltece as Grandes Navegações portuguesas, cujo sucesso seria explicado pela união de fatores religiosos e políticos.


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13(MACKENZIE - 2016)Número Original: 49Código: 7016332

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Aspectos e características da filosofia política de Thomas Hobbes no século XVII.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
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“O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os votos), ao introduzir aquela restrição sobre Si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com a sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita.” (Thomas Hobbes) Hobbes, teórico e filósofo do século XVII, elaborou as bases do seu pensamento político, admitindo a existência de um pacto social entre os homens e o governo, capaz de realizar uma construção racional da sociedade. Considere as assertivas abaixo. I. A humanidade, no seu estado natural, era uma selva. Mas quando os homens eram submetidos por Estados soberanos, nao tinham que recear um regresso a selva no relacionamento entre individuos, a partir do momento em que os beneficios consentidos do poder absoluto, em principio ilimitado, permitiam ao homem deixar de ser uma ameaça para os outros homens. IH. Sua doutrina, a respeito do direito divino dos reis serviu como suporte ideológico ao despotismo esclarecido dos monarcas europeus durante a Era Moderna e de inspiração para a burguesia mercantil, em luta contra o poderio que a nobreza exercia sobre as cidades. HI. O Absolutismo, por ele defendido, seria uma nova forma de governo capaz de articular setores sociais distintos. Atenderia aos anseios dos setores populares urbanos, interessados em apoiar o poder real a fim de contar com isenção fiscal, assim como a aristocracia, que encontra, nessa forma de governo, possibilidade de manter seus privilégios econômicos e sociais. Assinale a) se apenas | estiver correta. b) se apenas II estiver correta. c) se apenas III estiver correta. d) se apenas Ie II estiverem corretas. e) se apenas Il e III estiverem corretas.


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14(MACKENZIE - 2016)Número Original: 50Código: 7016198

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Aspectos e características da Reforma Protestante no início da Idade Moderna.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
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O século XVI foi palco de uma profunda crise religiosa, responsável pela ruptura da unidade mantida pela Igreja Católica, no seio da cristandade ocidental — A Reforma Protestante. Em suas origens, essa Reforma esteve associada à a) b) insatisfação reinante entre o clero europeu, mais preocupado com as questões ligadas à salvação e à liturgia em vigor do que com os acordos políticos realizados entre os nobres e monarcas absolutistas. rivalidade entre os Países Baixos contra a tentativa de dominação da coroa espanhola e a supressão dos direitos comerciais e marítimos flamengos, a fim de favorecer os Interesses mercantis espanhóis. necessidade, sobretudo por parte da burguesia, de uma nova ética econômica, mais adequada às novas práticas mercantis e financeiras, fruto das mudanças nas relações de produção capitalista, verificadas na época. crítica dos textos bíblicos, realizada por Calvino, o que aumentou ainda mais os conflitos entre os novos Estados europeus e a disputa realizada por eles, a fim de se opor à autoridade do imperador Carlos V. formação de Estados nacionais, monárquicos e absolutistas que defendiam, essencialmente, os interesses da nobreza feudal europeia, em detrimento aos direitos conquistados pela classe burguesa durante o fim do século XV.


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15(MACKENZIE - 2018)Número Original: 52Código: 7016727

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Estratégias de domínio e sobrevivência no processo de conquista da América pelos espanhóis no início da Idade Moderna.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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Ao analisar o processo de conquista da América pelos espanhóis, o historiador Héctor Bruit afirmou: “O que mais chama a atenção em todo esse processo da conquista americana é a atitude dos indigenas em relação ao cristianismo. Documentos diversos atestam que os índios simulavam ser cristãos por meio dos significados das formas, rituais e gestos da nova religião, mas no fundo a simulação lhes permitia encobrir suas crenças idólatras” Héctor Hernan Bruit. Bartolomé de las Casas e a simulação dos vencidos. Campinas/São Paulo: Editora da UNICAMP/Iluminuras, 1995, p.16. É correto afirmar, pela análise do excerto, que a) b) d) a conquista militar dos espanhóis possibilitou a imposição do cristianismo no continente americano. Por isso, tentativas de sobrevivência e ressignificação de símbolos religiosos, por parte dos indígenas, não surtiram efeito. a conquista da América envolveu complexas relações entre conquistadores e conquistados. Nessas relações, concepções religiosas, estratégias de domínio e sobrevivência e ressignificação de símbolos se fizeram presentes. as relações entre espanhóis e indígenas foram permeadas por conflitos e estranhamentos culturais. Daí a necessidade europeia de impor o cristianismo aos nativos e, com Isso, angariar fundos pecuniários à Igreja na América. os conquistados, ao ressignificar símbolos culturais dos conquistadores espanhóis, simularam a sobrevivência de sua própria cultura. Daí a facilidade com que as populações nativas foram aculturadas durante a conquista. os embates culturais foram constantes em todo o processo da conquista. Nesses embates, o consenso pela autodeterminação das populações indígenas ajuda a explicar o sucesso do empreendimento espanhol na América.


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