Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - MACKENZIE - Guerra Fria (História) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Guerra Fria (História)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(MACKENZIE - 2018)Número Original: 50Código: 7016733

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Contexto político e econômico dos EUA após a Segunda Guerra Mundial.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto abaixo. “Crescimento econômico contínuo exigia estabilidade política nacional e internacional. O governo democrata chefiado por Truman (1945-1952), sob a pressão dos seus partidários do Sul, dos republicanos, e do empresariado, abandonou suas intenções de empreender mais reformas sociais, favorecendo uma aliança entre empresas, governo e Forças Armadas com concessões limitadas à classe trabalhadora. Comentou Charles E. Wilson, presidente da General Motors, que o melhor cenário seria uma “economia permanente de guerra”. Sean Purdy. “O século americano”. In: Leandro Karnal (org.) História dos Estados Unidos. 3º ed. São Paulo: Editora Contexto, 2017, p. 227 Sobre o contexto retratado pelo excerto, assinale a alternativa correta. a) A Segunda Guerra Mundial abriu oportunidades de crescimento econômico aos Estados Unidos. Com o intuito de manter tal crescimento, e diante da nova realidade da Guerra Fria, o governo adotou uma política de militarização da economia americana. b) O envolvimento dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial abriu a possibilidade de investimentos em países europeus. A presença marcante de empresas estadunidenses na Alemanha, no imediato pós-Guerra, é o principal exemplo desses investimentos. c) Fundado em 1944, o FMI passou a ser o meio pelo qual os Estados Unidos dominaram as países após a Segunda Guerra Mundial. Exemplo disso foram os vultosos empréstimos concedidos pelo órgão a nações do sudeste asiático, resultando no surgimento dos “Tigres Asiáticos”. d) A Guerra Fria abriu oportunidades de desenvolvimento bélico e tecnológico aos Estados Unidos. Por isso, conflitos diretos entre o país e a União Soviética, além de constantes, se mostraram extremamente eficientes para a continuidade da estabilidade da economia estadunidense. e) Os esforços, movidos para a vitória na Segunda Guerra Mundial, resultaram em um crescimento acelerado da economia estadunidense. Para mantê-la, o governo adotou, após o conflito, uma política de juros altos, concessão de empréstimos facilitados e intervenções militares em países da América Latina.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(MACKENZIE - 2016)Número Original: 51Código: 7016200

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Geopolítica na guerra fria.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
Exibir texto da questão

A imagem de militares norte-americanos hasteando sua bandeira, na reinauguração da embaixada dos EUA em Cuba, no dia 14 de agosto de 2015, pela primeira vez em 54 anos, representou um marco na reaproximação dos dois países. As relações entre as duas nações foram rompidas em 1961, dois anos após a Revolução Cubana e em meio à tensão da Guerra Fria, devido a) b) Cc) d) a estatização das empresas nacionais e boicote aos produtos norte-americanos pelo governo revolucionário de Fidel Castro. ao embargo comercial dos Estados Unidos a Cuba, além de influenciarem a ONU a retirá-la do quadro de nações participantes. à aproximação, do governo castrista, com a União Soviética e a consequente ameaça ao poder, político e ideológico, estadunidense sobre o pais. à instalação de mísseis nucleares americanos, em Cabo Canaveral, voltados para Cuba, dando origem à Crise dos Mísseis. a infiltração de agentes cubanos, dentro das Forças Armadas dos EUA, treinados pelos soviéticos, para desestabilizar o governo americano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 47Código: 17722

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Intradisciplinar Guerra Fria (História) Ditadura Civil-Militar de 1964-85.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
Exibir texto da questão

A estrutura psicológica do ser humano não suporta que a dor e a angústia se mantenham tão vivas na memória como no momento em que ocorreram. [...] Por isso, agora, ao sairmos desses 20 anos difíceis e doloridos de nossa história, a lembrança de que houve irmãos nossos, nesse período, que perseguiam sem piedade, torturaram e mesmo mataram pessoas pelo simples fato de elas se oporem ao governo que se impôs ao país em 1964, parece mais pesadelo do que realidade. E, no entanto, esse absurdo ocorreu, aqui em nossa terra, como se um vendaval frio de loucura tivesse gelado esses corações. [...] Que objetivos justificam tudo isso? D. Paulo Evaristo Arns Identifique a alternativa relacionada ao contexto histórico citado. a) O Brasil, liderado pelos Estados Unidos, vivia guerra aberta contra o narcotráfico que, aliado às FARC, assolava a América do Sul, sobretudo a região de fronteira amazônica. b) A chamada “guerra das civilizações” entre Ocidente e Oriente ameaçava a hegemonia americana; apoiando ditaduras militares, os EUA procuravam deter o avanço do fanatismo islâmico na América. e) O mundo encontrava-se em sua ordem bipolar e os Estados Unidos procuravam, por meio do apoio a golpes e a regimes ditatoriais na América Latina, deter o avanço do Comunismo. d) O avanço da ideologia nazista pelo mundo e as pretenções imperialistas alemãs justificam as práticas autoritárias citadas, que garantiriam o sucesso da Doutrina de Segurança Nacional. e) O crescimento do Positivismo entre os líderes populistas ameaçava os ideais neoliberais das Forças Armadas, que tomaram o poder e implantaram um verdadeiro “terror de estado” no país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 48Código: 17643

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Pós-Segunda Guerra Guerra Fria (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
Exibir texto da questão

Publicada na revista Veja. Na figura, a charge nos remete à crise da ex-URSS e, por extensão, do mundo socialista, acerca da qual considere as afirmações abaixo. I. Frente à crise soviética, o líder Mikhail Gorbatchev (1985-1991) deu início a um amplo programa de reestruturação econômica (Perestroika) e de abertura política (Glasnost), cujo desfecho inesperado foi a desintegração política do país. II. No plano da política externa soviética, esse panorama refletiu em propostas de aproximação e cooperação com os EUA, que resultariam no fim da bipolarização mundial. II. As transformações ocorridas na ex-URSS promoveram o esfacelamento do Bloco Socialista, com amplas repercussões, tal como a reunificação da Alemanha (1990). Das afirmações, a) todas estão corretas. b) somente III está correta. c) somente Ie III estão corretas. d) somente II está correta. e) somente II e III estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 49Código: 17493

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Imperialismo Europeu (História).g Estado-Nação e Nacionalismo Guerra Fria (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
Exibir texto da questão

No conturbado período após a Segunda Grande Guerra, a causa imediata que levou à invasão anglo-francesa no Egito, em 1956, foi a) a nacionalização do Canal de Suez, pelo governo egípcio, contrariando aos interesses ingleses e franceses para a região. b) o embargo realizado pelo governo egípcio, impedindo a passagem de petroleiros franceses, ingleses e norte-americanos pelo Canal de Suez. c) a deposição do Rei Farouk e a subida ao poder de uma junta militar ligados à ala radical do movimento islâmico. d) o auxílio militar egípcio dado aos movimentos de libertação da Argélia e do Marrocos. e) a nacionalização de companhias de comércio estrangeiras localizadas em território egípcio.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?