Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - MACKENZIE - História de Roma.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • História de Roma.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

6(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 50Código: 17726

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Declínio do Império Romano
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
Exibir texto da questão

A crise do Império Romano ganhou visibilidade a partir do século III. Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos característicos dessa crise. a) O excedente de mão-de-obra escrava, que pesava sobre os custos de produção, não era acompanhado pelo aumento da produtividade. b) O elevado custo de manutenção da máquina burocrática e do exército, que asfixiava as finanças do Império. e) O enfraquecimento do Cristianismo, diante da incompatibilidade entre as suas ideias e as necessidades do povo romano. d) O choque entre patrícios e plebeus, estes últimos exigindo cidadania e representação política. e) A ocorrência das Guerras Púnicas, que fragilizaram as fronteiras e permitiram invasões bárbaras e exauriram os cofres públicos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

7(MACKENZIE - 2015)Número Original: 47Código: 6984522

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

República Romana
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
Exibir texto da questão

“Os generais os enganam quando os exortam a combater pelos templos de seus deuses, pelas sepulturas de seus pais. Isto porque de um grande numero de romanos não há um só que tenha o seu altar doméstico, o seu jazigo familiar. Eles combatem e morrem para alimentar a opulência e o luxo de outros. Dizem que são senhores do universo, mas eles não são donos sequer de um pedaço de ferra”. (Apud Plutarco. Vidas paralelas. Barcelona: Ibéria, 1951. v4, p.150) Segundo Plutarco, essas foram palavras proferidas por Tibério Graco, político romano, em um discurso público. A respeito da iniciativa promovida tanto por ele, como por seu irmão Caio, durante o período da Republica romana (VI a.C. —- IT a.C.) podemos afirmar que a) reafirmou o poder da aristocracia romana, confirmando o direito a terras e indenização em caso de expropriação nos períodos de guerra. b) os irmãos Graco reconheciam que a distribuição de terras seria a solução para atender às necessidades de uma plebe marginalizada. c) defendiam uma maior participação política da classe de comerciantes para promover o desenvolvimento e expansão da economia romana. d) incitavam o povo a apoiar as ditaduras militares, sendo os generais do exército, os únicos capazes de assumir o governo em época de crise. e) os irmãos Graco, com o apoio do Senado e da aristocracia romana, puderam promover uma reforma social que aplacou o clima de tensão vivido na época.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

8(MACKENZIE - 2014)Número Original: 48Código: 6892371

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Império Romano.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2014
Exibir texto da questão

O Mar Mediterrâneo foi a maior de todas as vias de circulação romanas e dele resultou a formação do Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.). A respeito dessa importante conquista para a civilização romana, assinale a alternativa correta. a) b) A eliminação da hegemonia cartaginesa sobre a região além de permitir que Roma passasse a dominar o comércio mediterrâneo, possibilitou aumentar o dinamismo próprio da estrutura escravista, que necessitava de mão de obra decorrentes das conquistas. Após a derrota romana nas Guerras Púnicas, quando fenícios e cartagineses ocuparam o estreito de Gibraltar, a única saída para dar continuidade ao processo de expansão foi a conquista do mar Mediterrâneo. A explosão demográfica e os conflitos internos com a plebe urbana exigiram medidas expansionistas por parte do governo, para que se estabelecessem colônias romanas fora da península itálica a fim de minimizar as tensões sociais. A necessidade de expansão do cristianismo, que a partir do século IV, tornou-se a religião oficial do império romano, implicou na divulgação dos princípios dessa nova doutrina para os povos bárbaros. À crescente produção de cereais, durante o império romano, especialmente, o trigo, levou à expansão de suas fronteiras, uma vez que era necessário ser escoado e vendido para as demais províncias romanas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

9(MACKENZIE - 2017)Número Original: 48Código: 6891466

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Sociedade romana da antiguidade.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
Exibir texto da questão

RR SP PRP a e que E: t E As duas grandes civilações da Antiguidade, Grécia e Roma, construíram anfiteatros grandiosos, com enorme capacidade para abrigar seus frequentadores. Na Grécia, o Anfiteatro de Epidauro, construído em IV aC e o Coliseu, construído em Roma, entre 72 e 80 d.€., são dois belos exemplos. Entretanto, mais do que apenas diferenças arquitetônicas, tais construções exemplificam as diferenças entre essas duas civilizações. Considere as afirmativas abaixo. I. I. HI O Coliseu era, sobretudo, um enorme instrumento de propaganda e difusão da filosofia de toda civilização romana que, por meio de espetáculos de gladiadores, execuções e jogos, voltados para o entretenimento da população, desviava a atenção do povo dos problemas sociais e políticos. O Teatro grego desempenhava um papel importante na cultura e no orgulho cívico, onde por meio de dois gêneros principais, a tragédia e a comédia, discutiam-se temas políticos e sociais, por vezes de forma satírica, levando o cidadão a uma reflexão sobre o mundo em que vivia. Para a cultura greco-romana, a importância dos anfiteatros não residia somente na possibilidade de realizar as festas rurais, festivais artísticos ou espetáculos dirigidos ao povo. Nesses amplos espaços as decisões políticas eram tomadas pelos governantes com o apoio da população votante. Assinale a assertiva correta. a) b) c) d) e) Somente a I está correta. Somente a 1 e II estão corretas. Somente a I e III estão corretas. Somente a Il e III estão corretas. Todas estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

10(MACKENZIE - 2017)Número Original: 48Código: 6891337

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Sociedade romana da antiguidade.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
Exibir texto da questão

Ao longo de toda a História, a formação de colônias permitiu que a espécie humana pudesse se distribuir pelo mundo. Contudo, o crescimento populacional e econômico, verificado em algumas civilizações, determinou um novo tipo de colonização, que passou a ter o caráter de dominação e conquista territorial. Ao compararmos o processo de colonização romana com o português, fazem-se as seguintes afirmações: IL IL. HI O sucesso em superar suas lutas sociais Internas possibilitou aos romanos implantar o regime de império, implicando uma ação conquistadora, que, graças à ação do exército, levou à incorporação de novas regiões. Da mesma forma, após sucessivas guerras religiosas Internas, para conquistar sua unificação, Portugal também adotou uma ação expansionista. Roma, além de conquistar territórios para o seu desenvolvimento econômico, também procurava criar um grande Império, aumentando sua supremacia em todo Oriente e Ocidente. Da mesma forma, Portugal, com o inicio do processo de expansão marítima, no século XIV, almejava criar uma grande nação ultramarina, restaurando o antigo Império Romano. O processo português de colonização correspondia ao modelo mercantilista europeu, no qual a exploração das colônias objetivava enriquecer a metrópole, sem a preocupação de desenvolvê-las. No caso romano, além da necessidade econômica, visando manter o escravismo, almejavam criar um grande Império, possibilitando que seus habitantes pudessem se tornar cidadãos de Roma. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente a I está correta. Somente a II está correta. Somente a III está correta. Somente ale a II estão corretas. Somente a Il e a III estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?