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Busca de Exercícios - MACKENZIE - Revolução do Haiti - Independência das colônias espanholas.g - Período Napoleônico Aprenda a usar!

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1(MACKENZIE - 2020)Número Original: 49Código: 7505064

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos da invasão da Espanha pelos franceses no contexto das guerras napoleônicas .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
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O quadro acima, “Os fuzilamentos de 3 de maio de 1808”, de Francisco Goya, retrata um episódio da violenta repressão francesa à resistência popular espanhola, durante a invasão napoleônica no país, entre 1807-1808. Assinale qual afirmativa abaixo relaciona corretamente esse fato com o processo de independência na América espanhola. a) O enfraquecimento da metrópole espanhola, com a intervenção napoleônica, além das renúncias dos reis espanhóis e a coroação de José Bonaparte como imperador da Espanha, impulsionou o movimento por emancipação, liderado pelos criollos. Com a ocupação do território espanhol por tropas francesas, foram organizadas nas colônias as juntas governativas e os cabildos com o intuito de lutarem a favor da invasão napoleônica, com a finalidade de defenderem os princípios iluministas praticados por Bonaparte. Com a restauração da dinastia Bourbon na Espanha, em 1814, e o retorno ao regime absolutista, aumentaram os movimentos separatistas nas colônias, impulsionados pelas ideias iluministas defendidas por Napoleão Bonaparte. Apesar da ocupação do território espanhol por tropas francesas e o uso da violência contra as classes populares, a elite criolla ainda assim apoiou o governante francês, pois lucravam com o monopólio comercial e defendiam a permanência dessa estrutura de exploração. A elite criolla perdeu a liderança do movimento a favor da independência das colônias latino-americanas, para líderes populares, pois não se manifestaram contra a onda de massacres instaurada pelas tropas napoleônicas na Espanha.


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2(MACKENZIE - 2018)Número Original: 49Código: 7016980

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a independência do Haiti no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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“Em agosto de 1/97, passados dois anos da Revolução Francesa e dos seus reflexos em São Domingos, os escravos se revoltaram. Em uma luta que se estendeu por doze anos, eles derrotaram, por sua vez, os brancos locais e os soldados da monarquia francesa. Debelaram também uma invasão espanhola, uma expedição britânica com algo em torno de sessenta mil homens e uma expedição francesa de semelhantes dimensões comandada pelo cunhado de Bonaparte. A derrota da expedição de Bonaparte, em 16085, resultou no estabelecimento do Estado negro do Haiti, que permanece até os dias de hoje”. C.L.R. James. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolucdo de Sado Domingos. Sao Paulo: Bomtempo, 2000, p.15 Acerca da independéncia do Haiti e de seus reflexos em outras regides da América, assinale a alternativa correta. a) b) d) O movimento foi realizado sob a égide dos ideais liberais e nacionalistas, defendidos, por sua vez, pelo Iluminismo francés. Seu sucesso fol determinante para a realização de importantes transformações estruturais nas sociedades das novas nações latino-americanas. Trata-se de uma articulação escrava que, sob influência direta dos interesses geopolíticos estadunidenses e dos ideais iluministas, colocou em xeque o controle francês sobre a ilha. Seu sucesso incentivou o surgimento do movimento zapatista, em 1994. Resultado de insatisfações sociais e políticas da população escrava, demonstrou a força popular no contexto do surgimento dos Estados nacionais na América Latina. Seu sucesso influenciou Simon Bolívar e San Martín a iniciarem as lutas pelas independências na América do Sul. Apesar de seu sucesso, o movimento resultou na ascensão de governantes corruptos que, longe de resolverem as desigualdades sociais, contribuiram para a consolidação de grupos oligárquicos no poder. Esses aspectos determinaram o surgimento do caudilhismo no contexto da América Latina independente. Foi a única revolta escrava bem-sucedida da História americana e as dificuldades que tiveram que superar coloca em evidência a magnitude dos interesses envolvidos. No Brasil, sua influência pôde ser sentida na articulação que levaria à Revolta dos Malês, em 1835.


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     A     
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3(MACKENZIE - 2015)Número Original: 47Código: 6892641

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
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“A especificidade do Brasil, que se manteve como única monarquia em meio às repúblicas criadas pela independência nas Américas, indica as trajetórias diversas seguidas pelas colônias em sua transição para Estados independentes. Elas indubitavelmente compartilham de algumas características comuns importantes que as vinculam em um processo que varreu o mundo atlântico (...)” Assinale a alternativa que NÃO contém uma das “características comuns” citadas no texto. a) Relacionam-se com as reformas políticas que incitaram a oposição colonial aos governos das metrópoles. b) Surgiram de crises políticas e constitucionais que incitaram o descontentamento com a distribuição de poder. c) Contribuiram para mudanças na estrutura de poder na América, com a distribuição equitativa de participação dos segmentos sociais. d) Inspiraram-se em ideias sobre direitos individuais e soberania popular, nascidas na Europa e em vigor nos Estados Unidos. e) Nasceram no contexto de disputas e guerras travadas entre potências coloniais.


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4(MACKENZIE - 2015)Número Original: 53Código: 6984536

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Período Napoleônico
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
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Ao analisar os acontecimentos e consequências de 1848, na França, Karl Marx denominou de “18 brumário de Luís Bonaparte” o golpe de Estado realizado por esse último. A denominação é historicamente possível, pois a) b) estendeu a ação de seu Império da França até o norte da Africa, incluindo regiões na Itália e Alemanha, territórios anteriormente também conquistados por seu tio. organizou um Império de caráter despótico absolutista, impôs a censura aos meios de comunicação e proclamou-se cônsul vitalício, atitudes já realizadas por Napoleão. assim como Napoleão, Luís Bonaparte legitimou seu golpe por meio de um plebiscito, extinguindo a República até então vigente para proclamar-se imperador. Luís Napoleão, assim como Napoleão, a princípio realizou reformas absolutistas para depois, já no Império, introduzir princípios iluministas de administração pública. assim como seu tio, Luís Bonaparte se auto coroou imperador, reduziu a interferência do alto clero no governo e limitou o direito ao voto a critérios censitários.


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5(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 48Código: 17340

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Intradisciplinar Guerra Civil Espanhola Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Período Napoleônico
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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“Fuzilamentos de 3 de maio”. 1814 “Guernica”. 1937 Essas obras a) b) d) inserem-se no contexto de uma época em transformação, marcada pela deflagração de conflitos em escala muito maior, mas revelam condutas semelhantes de guerra: o ataque a populações civis era evitado, de acordo com as convenções existentes desde o século XIX e reafirmadas nos conflitos do século XX. demonstram a perplexidade do mundo em relação a conflitos que, apesar de distintos, foram baseados em ideias semelhantes: a primeira refere-se ao massacre de povos bascos durante a Guerra Civil Espanhola e, a segunda, às mortes realizadas nos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra. representam mudanças em relação às práticas de guerra, denunciando as atrocidades cometidas em épocas diferentes na Espanha: a primeira refere-se à invasão francesa no contexto das Guerras Napoleônicas e, a segunda, às atrocidades cometidas pelos nazistas, no contexto da Guerra Civil Espanhola. foram produzidas em épocas diferentes, pouco contribuindo para o entendimento de padrões artísticos e bélicos, por dois motivos: primeiro, foram financiadas pelos sucessivos governos espanhóis, socialistas, com a clara intenção de denunciar as atrocidades capitalistas e, segundo, glorificam a vitória desses governos sobre os inimigos. demonstram que, há muito tempo, os seres humanos se preocupam com as mortes em guerras: a primeira, sobre as Guerras Napoleônicas, retrata a invasão da França pelos espanhóis e, a segunda refere-se às atrocidades cometidas na Espanha pelas tropas nazistas, no contexto da Guerra Civil Espanhola.


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