Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - MACKENZIE - Influência dos EUA na América Latina.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Influência dos EUA na América Latina.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(MACKENZIE - 2019)Número Original: 49Código: 7508763

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Relações políticas e econômicas entre os EUA e a América Latina durante o governo Jimmy Carter Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
Exibir texto da questão

O presidente norte-americano, Jimmy Carter (1977-1980), destacou-se por sua política externa, contrária à de seus antecessores, em que intensificou os acordos de distensão com os soviéticos e, principalmente, pela defesa dos direitos humanos. Considere as assertivas abaixo a respeito de sua conduta com relação à América Latina. I. Pela primeira vez um presidente estadunidense autorizou a divulgação de um relatório sobre Direito Humanos no Brasil que falava abertamente da tortura contra presos políticos na época. IH. Por se sentirem ameaçados pelas críticas internacionais tecidas pelo governo norte-americano e atacados em sua soberania nacional, os governos militares latino-americanos utilizaram-se ainda mais de medidas repressivas. HI. A fim de impedir a recorrência à violação dos direitos humanos nas ditaduras latino-americanas, Carter negou empréstimos para compra de armamentos para países como Brasil, El Salvador, Guatemala e Argentina. Assinale a) se somente a I estiver correta. b) se somente a II estiver correta. c) se somente a III estiver correta. d) se somente a Ie a II estiverem corretas. e) se somente a Ie a III estiverem corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(MACKENZIE - 2018)Número Original: 51Código: 7016994

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Características da diplomacia norte-americana do Big Stick.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
Exibir texto da questão

ae hae saa aS Re pit E agarre - ue ee Do TESS ea eee THE BIG STICK IN THE CARIBREAN SEA A charge acima ironiza a política externa norte-americana, durante o governo de Theodore Roosevelt (1901-1909), a diplomacia do Big Stick (“grande porrete”). Mesmo após o fim do seu mandato, essa política continuou a ser praticada pelos presidentes que o sucederam, como atesta o período histórico, conhecido como Guerra das Bananas (1898-1934). Dentre as assertivas abaixo, que apontam e analisam fatos históricos relacionados a essa política diplomática, assinale a INCORRETA. a) Durante o governo de Roosevelt, entrou em vigor a Emenda Platt, um dispositivo legal adicionado à constituição de Cuba, após sua independência, permitindo aos Estados Unidos intervirem no país, caso seus Interesses fossem ameaçados. b) A ideologia do Big Stick levou à expansão da marinha de guerra norte-americana, presente na maior parte desses conflitos, a fim de garantir, por meio da intervenção militar e ocupação de países, a defesa dos Interesses estadunidenses. c) Os Estados Unidos, inconformados com a independência do Panama, perante a Colômbia, invadem e ocupam o país, a fim de garantir que as obras para a construção do Canal, ligando o Atlântico ao Pacífico, fossem concluídas, permanecendo no país, até 1999. d) Diversos países foram afetados por essa política, tais como: Cuba, Panamá, Haiti, Nicarágua, México, Honduras, República Dominicana - além do território de Porto Rico - anexado durante a Guerra Hispano Americana, de 1898. e) As intervenções militares estavam conectadas à preservação dos Interesses comerciais estadunidenses na região, principalmente, da United Fruit Company, que tinha investimentos significativos em diversos países da região, em plantações de produtos tropicais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 53Código: 17196

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Influência dos EUA na América Latina.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
Exibir texto da questão

O governo do presidente norte americano, John Fitzgerald Kennedy (1961-1963), em relação à política externa, foi marcado pela busca em deter o avanço soviético no mundo. Para tal, mais do que apenas aumentar o potencial bélico e militar de seu país, procurou fortalecer as alianças com seus principais aliados. Para a América Latina, isso representou a) b) o envio de tropas e equipamento militar norte americano, encaminhado para locais estratégicos no continente americano a fim de assegurar a supremacia dos EUA na região. o envio de militares das Forças Armadas dos EUA para os países latino- -americanos a fim de proporcionar o devido treinamento militar e tático, capacitando os governos locais a lutar contra as ameaças soviéticas. a criação da Aliança para o Progresso, iniciada em 1961, que seria responsável pela liberação de empréstimos norte-americanos para a América Latina, como forma de garantir o apoio político desses países o aumento expressivo da interferência do governo americano, inclusive militarmente, na política de todos os países latinos, com o intuito de garantir a defesa dos interesses capitalistas no continente. a formação de um Comité Pan-americano, contando com o apoio de todos os países do continente, preocupados com a repercussão da Revolução Cubana e com a expansão das ideias socialistas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(MACKENZIE - 2020)Número Original: 53Código: 7505083

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Política externa na Primeira República.g Aspectos e características da política externa americana para a América Latina a partir da segunda metade do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
Exibir texto da questão

“A política externa do Barão do Rio Branco (1903-1912), orientada pela aceitação tácita da Doutrina Monroe e do corolário que o presidente Theodore Roosevelt lhe aplicou, para uma aliança tácita com o Estados Unidos, refletiu uma situação em que o Brasil dependia em cerca de 60% a 70% das exportações de café e estas, em igual proporção, do mercado norte-americano. Naquelas circunstâncias, constituiu igualmente um meio de enfrentar as pressões financeiras da Grã-Bretanha, tradicional credor da nação, bem como as ameaças da Argentina, coligada eventualmente com outros países do continente.” (BANDEIRA, Moniz. Brasil-Estados Unidos: A rivalidade emergente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 1989. p.25-26) Sobre a política externa brasileira e norte americana do início do século XX, é correto afirmar que a) os EUA aplicam uma política de continuidade da Doutrina Monroe aproximando-se dos países sul-americanos com a Política da Boa Vizinhança. O Brasil alia-se aos EUA para evitar a influência econômica britânica e a ameaça territorial da Argentina. b) o Brasil aproxima-se dos EUA, pois tenta neutralizar a influência das potências europeias no continente sul-americano. Os EUA, a partir do corolário Roosevelt, iniciam série de intervenções em países latino americanos, como é o caso de Cuba e Nicarágua. c) o Brasil integra o núcleo de países aliados aos EUA com o desejo de criar uma zona de influência brasileira na América do Sul. Os EUA aplicam sua política externa baseada no Big Stick exclusivamente nas ilhas do Caribe, em especial Cuba e Haiti. d) os EUA desenvolvem uma política externa imperialista visando ao controle territorial e econômico de regiões latino americanas. O Brasil apoia a política norte americana, pois almejava uma parte dos territórios que entrariam para o controle estadunidense. e) o Brasil e os EUA mantiveram relações de proximidade e auxílio; pois, segundo o programa norte americano Aliança para o Progresso, era importante buscar o apoio político e econômico dos países sul americanos para o crescimento mútuo das nações.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?