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Busca de Exercícios - MACKENZIE - Guimarães Rosa - Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 10Código: 17390

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Guimarães Rosa Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Considerando o texto II, no contexto da obra do escritor, assinale a alternativa correta. a) b) O diálogo entre o autor e o leitor - O senhor tolere, o senhor sabe ... (linhas 01 e 05) — é traço estilístico de Guimarães Rosa, caracterizado essencialmente pela oralidade e espontaneidade da fala sertaneja. Expressões como Toleima (linha 03) e opiniães (linha 06), entre outras, dão um tom humorístico ao discurso e reforçam a crítica do autor à ingenuidade e cultura não-letrada do sertanejo. Na fala do narrador-personagem problematizam-se os limites de uma determinada região geográfica do Brasil — o sertão —, formalizando-se, assim, o tema da relatividade dos juízos. O fragmento exemplifica o regionalismo de Guimarães Rosa, desenvolvido a partir de um enfoque naturalista, em que se ressalta a cor local — fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia (linhas 02 e 03). O foco centrado na conversa de dois interlocutores de culturas diferentes — o sertanejo e o senhor — é índice da temática neorrealista que caracteriza o escritor, qual seja, o contraste entre cidade e campo.


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2(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 11Código: 17318

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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Considere as seguintes afirmações acerca dos textos I, II e III: I. Nos três fragmentos o narrador descreve aspectos físicos e comportamentais de personagens do sertão brasileiro, marcados pela vida agreste e miserável. II. Embora publicadas em contextos diferentes, as respectivas obras se enquadram no mesmo estilo de época: o Realismo. TI. Nos três fragmentos revela-se uma concepção determinista do homem. Assinale: a) se apenas a afirmação 1 estiver correta. b) se apenas a afirmação II estiver correta. c) se apenas a afirmação III estiver correta. d) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas. e) se nenhuma afirmação estiver correta.


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3(MACKENZIE - 2020)Número Original: 8Código: 7505027

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
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Assinale a alternativa correta. a) b) A publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, em 1881, é considerada de maneira unânime pela crítica especializada como o marco inicial do Naturalismo na literatura brasileira. Iracema, de José de Alencar, 4 moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, e Navio Negreiro, de Castro Alves, compartilham com Memórias Póstumas de Brás Cubas a mesma filiação literária. Ao idealizar a realidade, o Realismo pouco se interessou pelos contextos econômicos dos seus personagens. Da mesma maneira, os escritores realistas deixaram de lado a reflexão sobre as relações entre as classes sociais. Ao debater, no trecho que serve de base para essa questão, sobre as relações entre a vida e a morte, o narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas flerta com o cientificismo de sua época, muito bem representado em um romance como O cortiço, de Aluísio Azevedo. A presença de elementos fantásticos em Memórias Póstumas de Brás Cubas, a começar pela condição peculiar do seu narrador, nos impede de filiar o romance como um puro representante da estética realista.


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4(MACKENZIE - 2016)Número Original: 10Código: 7028007

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
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Está de acordo com a visão que Gregório de Matos tem da Bahia em “Triste Bahia” APENAS o seguinte fragmento do mesmo autor: a) “Se basta a vos irar tanto um pecado/A abrandar-vos sobeja um só gemido,/ Que a mesma culpa, que vos ha ofendido,/Vos tem para o perdão lisonjeado.” b) “O prudente varão há de ser mudo,/Que é melhor neste mundo, mar de enganos,/Ser louco c'os demais, que só, sisudo.” c) “Notável desventura/de um povo néscio, e sandeu,/que não sabe, que o perdeu/Negócio, Ambição, Usura.” d) “Na confusão do mais horrendo dia,/Painel da noite em tempestade brava,/O fogo com o ar se embaraçava/Da terra e água o ser se confundia.” e) “A margem de uma fonte, que corria,/Lira doce dos pássaros cantores/A bela ocasião das minhas dores/Dormindo estava ao despertar do dia.”


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5(MACKENZIE - 2016)Número Original: 11Código: 7016109

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
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Assinale a alternativa que NÃO pode ser relacionada a Vinicius de Moraes e sua obra: a) b) “[...] foi o grande poeta da Ausência, da Distância, do Além. Via com olhos de fantasia, ouvia sons irreais, respirava perfumes de flores inexistentes, cantava figuras que tinham com a realidade concreta o mínimo de contato real.” (Alceu Amoroso Lima) “[..| Sua vida foi a ilustração do seu ideal poético. Ele queria um mundo preparado para o amor, livre de limitações, pressões, humilhações, sociais e econômicas.” (Carlos Drummond de Andrade) “Aos poucos, o tema puramente católico, no sentido dogmático, é abandonado restando apenas uma atmosfera religiosa que pode ser identificada na maneira como o autor enxerga o mundo.” (Rogério Eduardo Alves) “[..| O soneto, por exemplo, que poucos, dentre os nossos poetas realmente vivos não tinham abandonado, ele o retoma como uma necessidade de seu dizer.” (Mário de Andrade) “A segunda fase de sua lírica apresenta forte oposição ao transcendentalismo da primeira, nela é possível constatar certo movimento em busca de um mundo mais palpável e material.” (Valéria Rangel)


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