Busca de Exercícios - MACKENZIE - Desconcentração Industrial - Industrialização Brasileira Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Desconcentração Industrial
  • Industrialização Brasileira
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 28Código: 17808

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Desconcentração Industrial Industrialização Brasileira

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
Exibir texto da questão

A desconcentração industrial muda o Sudeste Brasileiro “O fenômeno da desconcentração industrial está modificando o perfil da economia da Região Sudeste. Durante boa parte do Século XX, de cada quatro indústrias, três ficavam no Sudeste. Hoje, embora ainda exista forte concentração de empresas, a realidade é outra. As indústrias estão se espalhando pelo país.” Almanaque Abril 2009 DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL Número de indústrias conforme a região do Brasil, em 2006 Total: 6.144.500 indústrias Sudeste 50,5% Centro-Oeste 71% == Norte 3,5% Nordeste 15,6% Sul 23,3% Fonte: Cadastro Central de Empresas 2006/IBGE Em relação à desconcentração industrial brasileira nos últimos anos, considere I, Ile IIL a seguir. I. Os governos estaduais oferecem vantagens, como isenção de impostos e mais infraestrutura, às empresas que se instalem em seu território. A competição é chamada de “Guerra Fiscal”. II. Os mercados das regiões norte e nordeste tornaram-se mais exigentes nas últimas décadas, buscando maior qualidade e diversidade comercial. Assim sendo, as empresas se mobilizam com vistas a rendimentos regionais. III. Os estados da Região Sul e o Mato Grosso do Sul, no Centro — Oeste, ficam mais próximos dos integrantes do bloco Argentina, Uruguai e Paraguai, o que facilita o transporte de mercadorias, ampliando as relações comerciais com o Mercosul. Dessa forma, a) apenas I está correta. b) apenasle II estão corretas. c) apenas Ile III estão corretas. d) apenas 1 e III estão corretas. e) 1, Ile III estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(MACKENZIE - 2014)Número Original: 28Código: 6892451

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Desconcentração Industrial Industrialização Brasileira

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2014
Exibir texto da questão

Observe o mapa da região Sudeste para responder a questão. As letras A, Be € correspondem a espaços marcados por realidades muito distintas. Assinale a alternativa que identifica corretamente essas realidades. b) d) A B C Pecuaria melhorada; presença de Tecnopolo com destaque para biotecnologia Pecuária Extensiva; Baixo IDH Região Metropolitana com parque industrial diversificado Pecuária tradicional; atividades comerciais pouco desenvolvidas Pecuária melhorada; Tecnopolo com destaque para microeletrônica Região com forte dependência do setor agropecuário; baixo índice de urbanização Produção de Ferro; maior polo siderúrgico Turismo religioso; pecuária leiteira e Silvicultura associada à indústria de papel e celulose; reduzida do país indústria alimentícia o P densidade demografica Industria Industria Baixo dinamismo automobilistica; petroquimica; econômico; tradicional indústria aeroespacial metalurgia polo de emigração Cultivos de uva Indústria Região com elevada associados à produção diversificada; densidade demográfica de vinho; indústria têxtil tradicional polo de imigração e economia baseada no refino de petróleo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(MACKENZIE - 2015)Número Original: 30Código: 6892605

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Brasil.b Características do processo de crescimento industrial durante o regime militar.m

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
Exibir texto da questão

No período compreendido entre 1964 e 1985, conhecido como “ditadura civil- militar”, o Brasil apresentou um grande crescimento industrial, comparado às décadas anteriores. Entre os diferentes fatores que caracterizaram esse processo, assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas. I. IL. HI IV. Além dos investimentos públicos em infraestrutura, com destaque para rodovias e usinas hidrelétricas, o país contou com investimentos de grandes grupos transnacionais da Europa e dos EUA. O Estado priorizou o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, petroquímicas, mecânicas e automobilísticas, ou seja, setores típicos da chamada Terceira Revolução Industrial. A ditadura civil-militar não preparou o país adequadamente para a Terceira Revolução Industrial. Isso pode ser comprovado pela constatação dos investimentos em educação, ciência e tecnologia, que não viabilizaram a formação da mão de obra qualificada, fator importante para os mais avançados processos industriais no mundo contemporâneo. O desenvolvimentismo no Brasil teve a combinação entre a prioridade dos investimentos em rodovias e incentivos para a indústria automobilística. Essa opção justifica, de um lado, a posição de destaque internacional do país na produção de automóveis; de outro, os elevados custos com transportes de cargas e passageiros que prejudicam outros setores da economia. I, Il e III apenas. I, Ile IV apenas. II, Hl e IV apenas. Ie ll apenas. Hle IV apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 30Código: 17574

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Indústrias de Bens de Produção Industrialização Brasileira

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
Exibir texto da questão

O mapa faz um referência a um tipo de indústria que já teve uma participação mais forte na economia brasileira, sobretudo, entre as décadas de 1970 e 1980. Enfrentou uma crise profunda, com forte redução de suas atividades na década de 1990, entretanto a retomada de encomendas por parte de grandes empresas, como a Petrobrás, contribuiu para que reassumisse uma posição de maior destaque, sobretudo, para a economia dos Estados, onde é mais presente. Estamos nos referindo à indústria a) bélica. b) têxtil. c)eletrônica. d) biotecnologia. e) naval.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.