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1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 20Código: 6464723

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 1 - Grupo 5

Aspectos e características políticas, sociais e econômicas do período da Primeira República brasileira .f
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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Sobre o período da Primeira República (1889-1930), é CORRETO afirmar que (A) os temas da nação e da cidadania ganharam centrali- dade na Constituição de 1891, havendo atenção aos problemas sociais e à participação política, com leis trabalhistas e extensão significativa do direito ao voto. (B) a violência e o risco de fraude nas eleições eram re- duzidos — assim como a barganha política, a venda de votos e a dependência a chefes locais, havendo combate dos expedientes ilícitos pelo Estado. (C) havia um Estado forte e centralizador que limitava a autonomia do poder estadual e garantia o controle so- bre a produção e comercialização dos principais pro- dutos agrícolas brasileiros. (D) havia uma ordem liberal é uma organização federa- tiva, o domínio político das oligarquias estaduais e a força dos coronéis nos municípios, além de uma parti- cipação eleitoral restrita. (E) houve a rejeição do capital extemo na promoção da urbanização das cidades brasileiras e também o in- centivo estatal à industrialização, que superou a fragi- lidade de uma economia outrora dependente da agro- exportação.


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2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 2Código: 6464562

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 3 - Grupo 4

Questões com imagens (Hist.) Caracterização e identificação da conjuntura política, cultural e econômica no contexto das tensões sociais na Primeira República e dos conflitos surgidos nesse período.g
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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VACCINA OBRIGATORIA eme Correio da Manhã, 11 de outubro de 1904. Publicada em 11 de outubro de 1904, a imagem acima opõe o jovem Oswaldo Cruz, então Diretor Geral de Saúde Pública do Rio de Janeiro, à figura do “Zé Povinho” — personagem usado pelos caricaturistas do período para representar o povo. Ela trata da tensão causada na cidade pela discussão da proposta de se tornar obrigatória, pela primeira vez, a vacinação contra a varíola A partir das tensões sugeridas na caricatura, faça o que se pede a) Caracterize a conjuntura política e cultural que ajuda a explicar esta animosidade contra o projeto de vacinação; b) Cite dois outros exemplos de embates e insurreições na Primeira República que marcam a distância entre os projetos políticos e culturais dos primeiros governos republicanos e as aspirações e práticas dos trabalhadores da cidade ou do campo.


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3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 20Código: 6631077

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 1 - Grupo 5

Aspectos e características das reformas urbanas empreendidas por Pereira Passos no início do século XX.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
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Disponivel em: . Acesso em: 19 set. 2016. Acharge acima foi publicada na revista O Malho, em 1905, quando as reformas urbanas de Pereira Passos se encontra- vam em estágio avançado. Assinale a alternativa que melhor se relaciona com a imagem. (A) Um dos principais custos sociais das obras de renovação urbana carioca foi o desalojamento de um elevado número de pessoas, em função da demolição de suas casas pelos poderes públicos, para a abertura de avenidas e alargamen- to de ruas. (B) Um grande contingente populacional foi atraído pela oferta de empregos nas obras da cidade do Rio de Janeiro, onde se pagava a trabalhadores não qualificados salários razoavelmente compatíveis com o custo da moradia popular. (C) Houve melhoria nas condições de vida da classe trabalhadora, que foi beneficiada pelos avanços na estrutura urbana da cidade e, assim, pôde mudar-se para casas mais estruturadas, próximas dos locais de trabalho e de equipamentos culturais. (D) Ocorreu um movimento voluntário dos trabalhadores pobres, cientes de que suas formas de morar (em cortiços e mor- ros) não correspondiam à chamada “regeneração” da capital da República, tendo por esse motivo abandonado suas habitações no Centro da cidade, sem conflitos. (E) Aconteceu uma marcha dos moradores removidos de suas casas pela Prefeitura para as muitas vilas operárias custe- adas por essa mesma instância governamental, que tratou a habitação de tipo social como prioridade de 1902 a 1906.


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4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 14Código: 6464476

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 1 - Grupo 5

Transformações políticas e sociais da década de 1920.g
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Período de intensas discussões e questionamentos acerca dos rumos da República, os “anos 20” foram uma época de crise, mas também de fertilidade da vida brasileira. Naquele momento, variados projetos políticos e culturais foram elabo- rados tendo por objetivos organizar a sociedade e propiciar um sentido de pertencimento à população brasileira A respeito da forma como se comportaram os distintos grupos sociais frente a esses projetos, assinale a afirmativa CORRETA. (A) A ausência de leis trabalhistas e a repressão imposta pelo governo impediam qualquer mobilização entre os trabalha- dores urbanos, que se mantiveram alheios ao debate (B) Entre a jovem oficialidade militar brasileira, o chamado movimento tenentista questionava o caráter oligárquico da República brasileira e clamava por um papel proeminente das camadas populares na condução dos rumos da nação. (C) O movimento artístico e cultural modemista, surgido no seio das camadas populares, propunha-se a descobrir a “essência” da brasilidade a partir da valorização de aspectos regionais da sociedade brasileira. (D) A despeito dos questionamentos aos rumos da República, a Igreja Católica continuava a ser uma fiel aliada dos gover- nos da Primeira República em função da manutenção da união Estado-Igreja, garantida pela Constituição de 1891, e da valorização do ensino religioso nas escolas. (E) A precariedade de educação e de saúde da maior parte da população eram entendidas por educadores e sanitaristas como um entrave ao desenvolvimento da nação brasileira. Por essa razão, alguns deles defendiam a necessidade da formulação de projetos nacionais unificados de ensino e saúde públicos que pressupunham uma reforma do Estado brasileiro.


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2012)Número Original: 3Código: 6461637

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 2

Aspectos do movimento operário brasileiro na primeira república e suas relações com o movimento operário internacional.g
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2012
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“O movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves. Vários grupos operários no Brasil e no mundo acreditavam que havia chegado o momento de colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade.” Movimento Operário In: www.cpdoc.fgv.br a) Identifique um acontecimento mundial, à época, que se relacione diretamente com o fortalecimento do movimento operário no Brasil. b) Caracterize duas propostas do movimento operário brasileiro, durante a Primeira República.


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