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Busca de Exercícios - PUC - RIO DE JANEIRO - Músicas (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 3Código: 6630973

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
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a) Reescreva o trecho abaixo, substituindo o verbo “pertencer” por “derivar”. Faça as modificações necessárias. Os opostos não pertencem a diferentes categorias. b) Destaque do Texto 1 a palavra em que o prefixo “in” apresenta o mesmo sentido que na palavra “incessante” e) Indique a palavra ou expressão a que se refere a última ocorrência de “que” no Texto 2. d) No Texto 2, o enunciador apresenta suas reflexões acerca do que está sendo observado e das investigações que vem desenvolvendo. Destaque, do último parágrafo, a expressão que, em si mesma, denota certeza a respeito do que é enunciado.


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2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 2Código: 6464586

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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a) Retire, do terceiro parágrafo do Texto 1, o advérbio que revela ser hipotética a falta de influência do tempo na memória. b) Em “Ela não significava mais apenas um grupo com origens culturais comuns, mas também um conjunto de indivíduos sujeito às mesmas regulamentações do Estado.” (£. 15 e 17 — Texto 1), o emprego da palavra “mais” deixa implícita uma informação. Que informação é essa? e) Reescreva o trecho a seguir, atendendo às modificações propostas e mantendo o sentido original. Faça as alterações necessárias. “A partir da Revolução Francesa, a nação, como define Habermas, passou a ser a escora da soberania e também a base para a definição dos deveres e direitos dos indivíduos do Estado: a cidadania ” Segundo Habermas, a partir da Revolução Francesa, a nação, além de...


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3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2016)Número Original: 4Código: 6464583

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Músicas (Interpretação de textos) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2016
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Texto 3 A pátria Ama, com fé e orgulho, a terra em que nascestel Criançal não verás nenhum país como este! Olha que céul que mar! que rios! que florestal A Natureza, aqui, perpetuamente em festa, s É um seio de mãe a transbordar carinhos. vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos, Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos! vê que luz, que calor, que multidão de insetos! Vê que grande extensão de matas, onde impera 40 Fecunda e luminosa, a eterna primaveral Boa terral Jamais negou a quem trabalha O pão que mata a fome, o teto que agasalha... Quem com o seu suor a fecunda e umedece, vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquecel 45 Criançal não verás país nenhum como est Imita na grandeza a terra em que nascestel BILAC, Olavo. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2015. Texto 4 — Tio, os conceitos de nação mudaram. O que vale agora é o internacionalismo. A multiplicidade. Aqui é um pe- dacinho. Você soma com os pedacinhos que temos por aí afora. Reservas no Uruguai, na Bolívia, pedação do Chile, na Venezuela. Cada savana na África, quero ser transferido para a África, triplica o soldo e a gente tem casa, comida, economiza. 5 — Pois é, entregamos o nosso e fomos colonizar outros territórios. — Não é colonização, tio, é diferente. São reservas multinternacionais. O mundo se globaliza. — Talvez eu seja velho, com ideias antigas na cabeça. Mas queria meu país inteiro, não um mundo de países dentro do meu, como acontece. Eu te contei daquela viagem. Quis chegar a Manaus e nunca cheguei. Não podia ir lá, fui rodeando, tive que voltar. Foi mais difícil atravessar a Rondônia do que conseguir permissão para cruzar a Bolívia 10 — Sua visão é limitada, tio. O senhor pensa em termos individuais, restringe-se a um regionalismo superado. Raciocine em termos mais amplos. Nossa economia, por exemplo, nunca esteve tão forte — Forte? Ninguém tem dinheiro. O país endividado. Não há mais terras para plantio. Tudo custa os olhos da cara, estamos importando tudo. — Importamos pouca coisa. 15 — Pouquíssima. Sal, açúcar, minério de ferro, xisto, feijão, eletricidade, papel, plásticos. Quer a lista inteira? — Não são importações, são acordos feitos quando das negociações com as terras. — Como é que você não enxerga? Importamos de nós mesmos. Mandamos buscar ali em cima, onde antes era o norte do Mato Grosso, o Maranhão, o Pará. — Lembre-se que as concessões não são etemas. Tem um prazo. 2 — Eu vi. O ano passado esgotou-se o prazo da concessão para a Bélgica. E eles devolveram os trechos que mantinham em Goiás? Não, o Esquema comprou. Comprou uma coisa que seria dele, de graça, este ano. — Foi diferente. Tinha melhorias, projetos industriais, edifícios, plantações, laboratórios. — Ruínas, tudo ruínas. BRANDÃO, Ignacio de Loyola. Não verás país nenhum (memorial descritivo). Rio de Janeiro: Editora Codecri, 1981, pp.73-4. a) Apartir da leitura comparativa dos Textos 3 e 4, determine os distintos sentidos de nação e/ou pátria que aparecem em ambos. b) Olavo Bilac é tradicionalmente considerado um dos mais importantes representantes do Pamasianismo. Apesar disso, pode-se constatar que o poema “A pátria” não segue rigidamente os pressupostos da estética pamasiana. Comente, com suas próprias palavras, tal afirmação.


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4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2014)Número Original: 4Código: 6463009

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Morfologia Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2014
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Em cada item a seguir, faça o que se pede a) Indique um conectivo que apresente o mesmo valor semântico do conectivo “e” no seguinte verso do Texto 3: “Sou pobre, sou mendigo, e sou ditosol” b) Passe para a ordem direta o seguinte trecho retirado do Texto 3: “...à noite na treva em mim se entornam os reflexos do baile fascinante” e) Transcreva, do Texto 2, um substantivo que retome a palavra “porcos”.


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 2Código: 6462542

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

Figuras de Linguagem Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
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Texto 2 O Assinalado Tu és o louco da imortal loucura, o louco da loucura mais suprema. Aterra é sempre a tua negra algema, prende-te nela extrema Desventura. Mas essa mesma algema de amargura, mas essa mesma Desventura extrema faz que tu'alma suplicando gema e rebente em estrelas de ternura. Tu és o Poeta, o grande Assinalado que povoas o mundo despovoado, de belezas eternas, pouco a pouco. Na Natureza prodigiosa e rica toda a audácia dos nervos justifica os teus espasmos imortais de louco! BILAC, Olavo. In: BARBOSA, Frederico (Org.). Clássicos da poesia brasileira. Rio de Janeiro: O Globo, Klick Editora, 1997, pp.163-164. Texto 3 Casablanca Te acalma, minha loucura! veste galochas nos teus cílios tontos e habitados! Este som de serra de afiar as facas não chegará nem perto do teu canteiro de taquicardias... Estas molas a gemer no quarto ao lado Roberto Carlos a gemer nas curvas da Bahia O cheiro inebriante dos cabelos na fila em frente no cinema... As chaminés espumam pros meus olhos As hélices do adeus despertam pros meus olhos Os tamancos e os sinos me acordam depressa na madrugada feita de binóculos de gávea e chuveirinhos de bidê que escuto rígida nos lençóis de pano CESAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Brasiliense, 1982, p.60. a) Determine as diferenças no emprego da linguagem e na concepção formal entre os poemas de Olavo Bilac e Ana Cristina César. b) Indique a figura de linguagem presente no seguinte verso do texto 3: “Os tamancos e os sinos me acordam depressa na madrugada feita de binóculos de gávea”.


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