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56(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 31Código: 12410

Inverno

Realismo
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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Desde as tragédias gregas, a violência sempre instigou a criação literária. O conflito entre nati- vos e europeus no tempo das descobertas, as batalhas sangrentas no estabelecimento das fronteiras do pampa, o mundo sem lei do serta- nejo, a degradação moral nos conglomerados urbanos são alguns dos enredos brutais que configuram o nosso imaginário literário. A vio- lência, mais do que um problema do nosso co- tidiano contemporâneo, é um tema recorrente, como atestam os textos desta prova. INSTRUÇÃO: Para responder à questão ,leiao excerto do conto “O caso da vara”, de Machado de Assis. “Sinhá Rita tinha quarenta anos na certidão de batismo, e vinte e sete nos olhos. Era apessoada, viva, patusca, amiga de rir; mas, quando convinha, brava como diabo. Quis alegrar o rapaz, e, apesar da situação, não lhe custou muito. Dentro de pouco, ambos eles riam, ela contava-lhe anedotas, e pedia- lhe outras, que ele referia com singular graça. Uma destas, estúrdia, obrigada a trejeitos, fez rir a uma das crias de Sinhá Rita, que esquecera o trabalho, para mirar e escutar o moço. Sinhá Rita pegou de uma vara que estava ao pé da marquesa, e ameaçou-a — Lucrécia, olha a varal A pequena abaixou a cabeça, aparando o golpe, mas o golpe não veio. Era uma advertência; se à noitinha a tarefa não estivesse pronta, Lucrécia rece- beria o castigo do costume. Damião olhou para a pe- quena; era uma negrinha, magricela, um frangalho de nada, com uma cicatriz na testa e uma queimadura na mão esquerda. Contava onze anos. Damião repa- rou que tossia, mas para dentro, surdamente, a fim de não interromper a conversação” Todas as afirmativas estão corretamente associadas ao excerto, EXCETO. A) Areação condicionada de Lucrécia, ao abaixar a cabeça frente à violência sistemática de Sinhá Rita, é um exemplo do tratamento psicológico que Machado de Assis confere aos seus personagens. B) Otrecho apresenta um narrador que não se furta a tecer comentários e emitir opiniões sobre os personagens. C) A passagem “Sinhá Rita tinha quarenta anos na certidão de batismo, e vinte e sete nos olhos” apresenta um caso de paralelismo recorrente den- tro do estilo literário de Machado de Assis: a coor- denação incomum de frases. Efeito similar obser- va-se, por exemplo, em Memórias Póstumas de Brás Cubas: “Marcela amou-me durante quinze anos e onze contos de réis” D) As expressões “amiga de rir” e “brava como dia- bo” demonstram contradições no comportamen- to de Sinhá Rita, que são ratificadas por suas ações no decorrer do conto. a O trecho possibilita um debate sobre a escravi- dão, o que exemplifica a profundidade na critica social trazida por Machado de Assis em seus contos. Essa denúncia é diluída em seus roman- ces, com menor preocupação social e mais centrados no indivíduo.


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57(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 40Código: 12409

Inverno

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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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Falo somente com o que falo: com as mesmas vinte palavras girando ao redor do sol que as limpa do que não é faca: de toda uma crosta viscosa, resto de janta abaianada, que fica na lâmina e cega seu gosto da cicatriz clara. Falo somente do que falo: do seco e de suas paisagens, Nordestes, debaixo de um sol ali do mais quente vinagre que reduz tudo ao espinhaço, cresta o simplesmente folhagem, folha prolixa, folharada, onde possa esconder-se na fraude Falo somente por quem falo: por quem existe nesses climas condicionados pelo sol, pelo gavião e outras rapinas: e onde estão os solos inertes. de tantas condições caatinga em que só cabe cultivar o que é sinônimo da mingua. Falo somente para quem falo: quem padece sono de morto e precisa um despertador acre, como o sol sobre o olho: que é quando o sol é estridente, acontrapelo, imperioso, e bate nas pálpebras como se bate numa porta a socos. |. O poema de João Cabral dialoga com o imaginá- rio acre e violento presente no livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. IL O poema se dirige aos que sofrem com as radi- cais condições da caatinga nordestina, onde o sol é estridente, atingindo as pálpebras como se bate numa porta a socos. Ill. Apesar de todas as adversidades sertanejas, a natureza local possibilita um momento para culti- var uma multiplicidade de alimentos. A(s) afirmativa(s) correta(s) élsão A) Il,apenas B) Ill, apenas. C) lel, apenas. D) lelll apenas ga I, lel


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58(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 32Código: 12408

Inverno

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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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“Mal tinha eu entrado, senti que duas mãos, no fundo, prendiam-me o tomozelo, o joelho. A um impulso vio- lento caí de costas; a água abafou-me os gritos, co- briu-me a vista. Senti-me arrastado. Num desespere de asfixia, pensei morrer. Sem saber nadar, vi-me aban- donado em ponto perigoso; e bracejava, à toa, imersc a desfalecer, quando alguém me amparou. Um gran- de tomou-me ao ombro e me depôs à borda, estendi- do, vomitando água. Levei algum tempo para me intei- rar do que ocorrera. Esfreguei por fim os olhos e veri- fiquei que o Sanches me tinha salvo. ‘la afogar-sel’ disse ele, amparando-me a cabeça enquanto me desempastava os cabelos de cima dos olhos. Meic aturdido ainda, contei lhe efusivamente o que me ha- viam feito. “Perversos!” observou-me o colega com pena, e atribuiu a brutalidade a qualquer peste que fugira no atropelo dos nadadores, desvelando-se em solicitudes por tranquilizar-me. Tive depois motivo para crer que o perverso e a peste fora-o ele próprio, na intenção de fazer valer um bom serviço”. | Aviolência recorrente num ambiente de confina- mento mostra ao personagem principal a lógica da dominação dos mais fracos pelos mais fortes. Il. Aexpressão “fazer valer um bom serviço” explicita o trabalho duplo de Sanches: apresentar um su- posto perigo e ao mesmo tempo oferecer prote- ção ao aluno novato. Ill O incêndio que devastaria o colégio Ateneu, pro- vocado pelo personagem principal do romance, é um último ato de violência, que dá fim à obra de Raul Pompéia IV. Com teor memorialista, a obra O Ateneu, uma crônica de saudades, traz um narrador em pri- meira pessoa do singular, chamado Franco. As afirmativas corretas são, apenas, A) lell B) lelll C) lllelv. D) Lllelv. E) Il, Melv.


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59(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 38Código: 12312

Verão

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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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INSTRUÇÃO: Para responder à questão ., leia o se- guinte trecho do conto “O espelho”, do livro Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, e as afirmativas, preen- chendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). Sim, são para se ter medo, os espelhos. Temi-os, desde menino, por instintiva suspeita. Também os animais negam-se a encará-os, salvo as criveis exce- ções. Sou do interior, o senhor também; na nossa terra, diz-se que nunca se deve olhar em espelho às horas mor- tas da noite, estando-se sozinho. Porque, neles, às vezes, em lugar de nossa imagem, assombra-nos alguma outra e medonha visão. Sou, porém, positivo, um racional, piso o chão a pés e patas. Satisfazer-se com fantásticas não- explicações? — jamais. Que amedrontadora visão seria então aquela? Quem o Monstro? Sendo talvez meu medo a revivescência de impressões atávicas? O espelho inspirava receio supersticioso aos primitivos, aqueles povos com a ideia de que o reflexo de uma pessoa fosse a alma. (1) narrador demonstra conhecer crenças antigas a respeito do perigo de se mirar em um espelho. ( ) Segundo essas histórias populares, nem sempre os espelhos projetam a imagem de quem se mira, podendo refletir seres assombrosos. () Por ser racional e realista, o narrador sente-se tranquilo em olhar-se no espelho, ciente de que não irá fagrar alguma visão medonha. (. ) De acordo com as crenças, há certas horas perigo- sas para refleti-se no espelho, sobretudo quando se está só. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é A) F-V-F-F B) V-F- C) V-v— D) V-F- F-F- Fe Fe vo E vo


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60(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 37Código: 12311

Verão

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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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Tendo como cenário um arrabalde de Porto Alegre, o romance apresenta como personagem prin- cipal Naziazeno Barbosa. Este romance urbano é construído de tal forma que, na estrutura narrativa, o tempo da narração coincide com o tempo da ação. Realizando experimentações estéticas, produz um relato concentrado em A alternativa que preenche corretamente as lacunas acima é A) Exército de um Homem Só - Moacyr Scliar -uma hora B) Clarissa — Erico Verissimo — uma semana C) Hotel Atlântico — João Gilberto Noll - um ano D) Manhã Transfigurada — Luiz Antonio de Assis Brasil — uma década E) Os Ratos - Dyonélio Machado - vinte e quatro horas


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