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1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- aa - 2016)Número Original: 39Código: 6623704

Verão - Segundo Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Leia o poema As mortes sucessivas, de Adélia Prado, e analise as afirmativas. Quando minha irmã morreu eu chorei muito e me consolei depressa. Tinha um vestido novo e moitas no quintal onde eu ia existir Quando minha mãe morreu Me consolei mais lento. Tinha uma perturbação recém-achada: meus seios conformavam dois montículos e eu fiquei muito nua, cruzando os braços sobre eles é que eu chorava. Quando meu pai morreu Nunca mais me consolei Busquei retratos antigos, procurei conhecidos, parentes, que me lembrassem sua fala, seu modo de apertar os lábios e ter certeza. Reproduzi o encolhido do seu corpo em seu último sono e repeti as palavras. que ele disse quando toquei seus pés: “deixa, tá bom assim”. Quem me consolará desta lembrança? Meus seios se cumpriram e as moitas onde existo são pura sarça ardente de memória |. O poema apresenta um eu lírico que busca uma aprendizagem frente à morte. Il. As transformações do corpo do eu lírico evidenciam uma sucessão de perdas, enfrentadas desde a juventude. lll. Alembrança do pai é representada como ferida dolorosa que não tranquila o sentimento de falta. A(s) afirmativa(s) correta(s) é/s0 A) |, apenas. B) lil, apenas. C) lell, apenas. D) Ile Ill apenas. E) LA


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2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- aa - 2016)Número Original: 34Código: 6623703

Verão - Segundo Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Leia o poema Momento num café, de Manuel Bandei- ra, e analise as afirmações que seguem, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso) Quando o enterro passou Os homens que se achavam no café Tiraram o chapéu maquinalmente Saudavam o morto distraídos Estavam todos voltados para a vida Absortos na vida Confiantes na vida. Um no entanto se descobriu num gesto largo e [demorado Olhando o esquife longamente Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem [finalidade Que a vida é traição E saudava a matéria que passava Liberta para sempre da alma extinta. (_) Entre as duas estrofes do poema, há uma rela- ção de oposição quanto a visões sobre a vida () Ouso de elementos cotidianos, por tras dos quais há uma revelação, é típico em Manuel Bandeira () Apesar de ser construído por versos livres, o ritmo do poema toma-se mais rápido a partir da segunda estrofe. ( ) Pode-se inferir, a partir da leitura do poema, que o elemento primordial, na visão do eu lírico, é a alma, não o corpo. (1) O poeta é um dos principais representantes da poesia da geração de 45, junto com João Cabral de Melo Neto. A sequência correta de preenchimento dos parênte- ses, de cima para baixo, é A) F-F-V-V-v B) F-V-F-F-V Cc) V-F-V-V-F D) V-V-F-F-Vv E) V-V-F-F-F


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3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- aa - 2016)Número Original: 33Código: 6623702

Verão - Segundo Dia

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Leia o poema A meu pai morto, de Augusto dos Anjos, e analise as afirmativas. Podre meu Pail A Morte o olhar lhe vidra. Em seus lábios que os meus lábios osculam Microrganismos fúnebres pululam Numa fermentação gorda de cidra. Duras leis as que os homens e a hórrida hidra A uma só lei biológica vinculam, E a marcha das moléculas regulam, Com a invariabilidade da clepsidral. Podre meu Pail E a mão que enchi de beijos Roida toda de bichos, como os queijos Sobre a mesa de orgíacos festins! Amo meu Pai na atômica desordem Entre as bocas necrófagas que o mordem E a terra infecta que lhe cobre os rins! | As estrofes que começam por “Podre meu Pail” reiteram a ideia de que, por tras da Morte, ha a presença de bichos e microrganismos cuja função é servir à lei biológica, que conduz todo ser vivo ao seu fim e à dissolução. IL. O poema, por serum soneto, contrasta com a pro- dução de Augusto dos Anjos, em geral marcada pela presença de versos livres e pela renovação formal 1. O uso de vocabulário científico, transformado em linguagem poética pelo autor, é percebido na poesia de Augusto dos Anjos. A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são A) |, apenas B) Il, apenas. C) tell, apenas D) Ile Ill apenas E) | llelll


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4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- aa - 2016)Número Original: 40Código: 6623698

Verão - Segundo Dia

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Leia o excerto do romance Intermitências da Morte, de José Saramago, e analise as afirmativas. No dia seguinte ninguém morreu. O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma per- turbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenómeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diumas e noctumas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada. Nem sequer um daqueles acidentes de automóvel tão frequentes em ocasiões festivas, quando a alegre irresponsabilidade e o excesso de álcool se desafiam mutuamente nas estradas para decidir sobre quem vai con- seguir chegar à morte em primeiro lugar. |. Apartir de uma situação fantástica, a inexistência de mortes é vista como um fato inquietante. Il. Conforme o texto, podemos inferir que adoentados em estado grave foram salvos da morte, libertando-se de seu sofrimento. Ill. O estilo do autor é marcado pela oscilação entre a narrativa de um fato e o comentário dissertativo sobre ele. A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são, apenas, Aa B) c) il D) tell E) llelll


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5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 40Código: 20858

Verão

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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“— Quem eu sou? na verdade fora difícil dizê-lo: corri muito mundo, a cada instante mudando de nome e de vida. Fui poeta e como poeta cantei. Fui soldado e banhei minha fronte juvenil nos últimos raios de sol da águia de Waterloo. Apertei ao fogo da batalha a mão do homem do século. Bebi numa taverna com Bocage — o português, ajoelhei-me na Itália sobre o túmulo de Dante e fui à Grécia para sonhar como Byron naquele túmulo das glórias do passado. — Quem eu sou? Fui um poeta aos vinte anos, um libertino aos trinta, sou um vagabundo sem pátria e sem crenças aos quarenta. Sentei-me à sombra de todos os sóis, beijei lábios de mulheres de todos os países; e de todo esse peregri- nar, só trouxe duas lembranças — um amor de mulher que morreu nos meus braços na primeira noite de embriaguez e de febre — e uma agonia de poeta... Dela tenho uma rosa murcha e a fita que prendia seus cabelos. Dele olhai O velho tirou de um bolso um embrulho: era um lenço vermelho o invólucro; desataram-no: dentro estava uma caveira.” O trecho selecionado recupera a fala de um velho que interrompe a história, contada pelo jovem Bertram, um dos rapazes presentes na Taverna. As palavras dessa personagem expressam, nas entrelinhas, A) a confissão do arrependimento pela vida errante do passado e o desejo de um cotidiano mais regrado. B) a descrição de cada um dos lugares por onde passou e viveu. C) a indignação frente à miséria e às injustiças presenciadas em todos os lugares visitados. D) a dificuldade de mostrar-se diante da plateia que escutava a narrativa de Bertram, o segundo, naquela noite, a relatar sua trágica história. E) o sofrimento de um amante e poeta que, durante toda a sua peregrinação, não conseguiu realizar-se como Homem.


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