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1(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 23Código: 12911615

Inverno - Conhecimentos Gerais e Redação - Azul (Direito)

América Latina.b Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
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Os movimentos de independência nas Américas foram processos (A) tumultuados, causados unicamente por fatores externos às Américas, como o fim do Antigo Regime, as guerras europeias e a dificuldade enfrentada pela Espanha em manter seu império colonial. complexos, nos quais é comum notarmos uma divisão no seio das elites criollas e na própria população das colônias, entre emancipacionistas e realistas. violentos, permeados por guerras que opuseram colonos e metropolitanos, a partir da união das elites hispano-americanas a Napoleão Bonaparte, contra a Coroa Espanhola. protagonizados por enfrentamentos entre criollos e peninsulares, sem a participação popular, a não ser em algumas circunstâncias em que soldados eram recrutados compulsoriamente em troca de liberdade. prolongados, uma vez que as forças espanholas, com apoio militar da França, no contexto das Reformas Bourbônicas, reprimiram com eficácia os movimentos independentistas e decretaram o livre comércio para aplacar as insatisfações nas colônias.


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2(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 34Código: 7507990

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Aspectos e características do governo de Lázaro Cárdenas no contexto do populismo da década de 1930
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
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Alguns políticos e intelectuais perseguidos na URSS, no período do stalinismo, buscaram exilar-se no continente americano, caso de Leon Trotsky, que chegou ao México durante o governo de Lázaro Cárdenas. Esse governo, comumente associado pela historiografia ao populismo, foi marcado (A) pela criação de ejidos, propriedades estatais de usufruto indígena, e pelas estreitas relações econômicas com os Estados Unidos, aderindo a um discurso em defesa da democracia e da liberdade de expressão no contexto da Política da Boa Vizinhança. pela realização de uma reforma agrária prevista na Constituição e pela postura de acolhimento a refugiados espanhóis, que haviam se oposto ao franquismo durante a Guerra Civil Espanhola. pela aliança com líderes populares como Emiliano Zapata e pelo grande empenho na comunicação com os trabalhadores, ao mesmo tempo que garantia benefícios à elite agrária mexicana. pela aproximação política aos demais líderes populistas latino-americanos que eram seus contemporâneos, Vargas e Perón, e pelos esforços em prol da modernização e industrialização do México. pelas medidas de nacionalização e estatização na economia, e pela promulgação de uma Constituição inspirada na Carta del Lavoro italiana, fortalecendo os sindicatos e centrais trabalhistas, bem como seu partido, o Partido Revolucionário Na- cional.


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3(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 22Código: 7040186

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Conflitos indígenas no processo de desenvolvimento dos Estados Nacionais na América-Latina do século XIX
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
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Diferentemente do que ocorreu na história do Brasil, na formação do estado nacional argentino não se produziu tal idealização do indígena, e vigorou, no século XIX, uma forte política de extermínio, empreendida durante (A) a Guerra dos Mil Dias. (B) a Guerra do Chaco. (C) a Campanha do Deserto. (D) a Guerra do Pacífico. (E) o Massacre de Tlatelolco.


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4(PUC-CAMPINAS - 2015)Número Original: 26Código: 6893485

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2015
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A proclamação das repúblicas nas ex-colônias hispano- americanas, na América do Sul, ocorreu (A) (B) (C) (D) (E) concomitantemente às proclamações de independên- Cia, uma vez que, ao avaliarem o resultado de décadas de Império no Brasil, as elites desses países decidiram- se pelo regime republicano e democrático. concentradamente nas primeiras décadas do sé- culo XIX, com forte atuação das elites criollas e a circulação de projetos políticos visando a formação de grandes confederações. lentamente, efetivando-se décadas após a emancipa- ção política em relação à Espanha, por meio de processos intemos de lutas sangrentas entre elites monarquistas e liberais federalistas. precocemente, uma vez que o exemplo norte-ameri- cano e os ideais da Revolução Francesa orientaram o desencadear de processos revolucionários que resul- taram na instituição de repúblicas nessa região, no século XVIIT. naturalmente, considerando que as elites criollas, totalmente avessas aos baluartes do poder espanhol, apoiaram as reformas bourbônicas, declarando-se republicanas e decididas a abolir as instituições coloniais, como os cabildos e as Juntas governativas.


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5(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 44Código: 7061813

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
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O processo de formação dos Estados nacionais na America Latina, no século XIX, foi marcado por (A) conflitos internos muito violentos em diversos países, geralmente protagonizados por dois grupos rivais: um liberal e outro conservador. guerras prolongadas de resistência em quase todos os países recém-formados, motivadas pela tentativa da Espanha em reaver suas antigas colônias. políticas de incorporação do indígena à sociedade, por meio da concessão de terras e do reconheci- mento de seus direitos de cidadania. tratados de fronteiras que buscavam reproduzir a an- tiga divisão territorial consolidada pelos vices-reinos e capitanias. intervenções dos Estados Unidos, que agiam militar- mente ou financiavam presidentes “fantoches”, para consolidar seu domínio sobre o sul do continente.


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