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1(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 46Código: 7040512

Inverno - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Tópico de história para excluir 2983478923 Fatos e processos históricos relacionados com a independência dos EUA no século XVIII.f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
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Entre as Revoluções do século XVIII encontra-se a Revolução Americana, que teve entre suas motivações e suas consequências, respectivamente, (A) a luta pela independência das Treze Colônias e a influência direta em processos de proclamação da república, com a abolição da escravatura, caso da Revolução Haitiana. (B) a rejeição, pelos colonos, ao conjunto de restrições e impostos decretados pela metrópole e o início da chamada Guerra de Secessão, entre partidários e opositores da Coroa britânica. (C) a influência da Revolução Francesa e a reação militar da Inglaterra, que se negou a rever o Pacto Colonial questionado pelos colonos. (D) a decretação das Leis Intoleráveis e a promulgação da Constituição dos Estados Unidos da América, em vigor até os dias de hoje. (E) os conflitos entre o sul escravagista e o norte industrialista; e a decretação das leis que conferem autonomia aos estados pelo sistema federalista.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(PUC-CAMPINAS - 2020)Número Original: 42Código: 7506492

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Causas da independência dos Estados Unidos no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2020
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Fortes rivalidades entre o Norte e o Sul de seu território marcaram a história dos Estados Unidos da América, país que se originou de um processo de independência que (A) foi influenciado pelas Revoluções Francesa e Haitiana, recém-ocorridas, e foi pautado por ideais liberais e iluministas. (B) inspirou a Inconfidência Mineira e outros movimentos independentistas nas Américas, uma vez que se caracterizou pela defesa da soberania e pela conquista do regime republicano, com o fim da escravidão. (C) contou com apoio militar decisivo do Canadá e da Espanha, países interessados em substituir o poderio imperial da Inglaterra. (D) ocorreu após longas batalhas com grande participação popular, uma vez que o anseio separatista emergiu da população escravizada e dos camponeses, no Sul, avessos à monarquia e à imposição da Igreja Anglicana. (E) eclodiu após a decretação, pela Inglaterra, de uma série de impostos e do aumento do controle colonial, após a Guerra dos Sete Anos.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 18Código: 12911483

Inverno - Conhecimentos Gerais e Redação - Verde (Demais Cursos)

Independência Norte-Americana
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
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No território das “Treze Colônias”, ao final do século XVIII, uma série de fatores contribuíram para a Revolução Americana, tais como: (A) a decretação das Leis Intoleráveis, por parte das elites coloniais do Norte, resistindo à imposição do anglicanismo como única religião permitida nas Colônias. (B) a promulgação de leis que aumentavam as possibilidades de arrecadação por parte da Inglaterra, a exemplo da Lei do Se- lo e da Lei do Açúcar. (C) a guerra travada com o México, que contribuiu decisivamente para a constituição de tropas e a arrecadação de armas, de- pois usadas contra os ingleses. (D) as rebeliões de escravos nas colônias do Sul, que colocaram em xeque, juntamente com os ideais liberais, o sistema co- lonial em voga. (E) a mudança na política empregada pela Inglaterra, que, para alimentar a Revolução Industrial, expandiu o cultivo de algo- dão no sul e proibiu manufaturas no norte, medidas que interferiram na autonomia econômica das elites coloniais.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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4(PUC-CAMPINAS - 2016)Número Original: 18Código: 6884819

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Independência Norte-Americana
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
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A imposição, pelas metrópoles, de feis severas às popula- ções de suas colônias, contribuiu para acirrar movimentos pela independência nas Américas. Isso pode ser cons- tatado ao examinarmos o impacto (A) (B) (C) (D) (E) da aprovação da Reforma Bourbônica nas colônias hispânicas, instituindo leis que reforçavam o pacto colonial e o poder da igreja, por meio da Companhia de Jesus, causando, assim, revoltas populares cujo alvo era a figura do Rei da Espanha. da imposição da Lei do Chá, nas Treze Colônias (atuais Estados Unidos), coroando uma sequência de leis consideradas intoleráveis pelos colonos por restringirem a liberdade de comércio e aumentarem a taxação de impostos. da instituição de uma monarquia independente na Nova Espanha (atual México) por sua própria metrópole, a fim de manter elos coloniais sob nova roupagem e sem a interferência da Igreja, causando violenta reação popular. de medidas segregacionistas de cunho racista em Saint Domingue (atual Haiti) pela França, cujo go- verno censurou os ideais da Revolução Francesa nessa sua colônia caribenha. da aplicação da Devassa no Brasil colonial, cobran- ça coletiva aplicada reiteradamente para completar a quota de ouro devida à Coroa portuguesa que despertou, na população colonial, fortes sentimentos antilusitanos.


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5(PUC-CAMPINAS- SP - 2010)Número Original: 24Código: 19392

Azul (Direito) - Verão

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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
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As ideias apresentadas no texto têm relação com (A) a ética protestante, na qual religiosidade, trabalho honesto e busca pelo lucro se mesclam harmonica- mente, perspectiva muito cara aos calvinistas e que foi bastante difundida na região da Nova Inglaterra. a crença de que o enriquecimento e o impulso à expansão do capitalismo eram formas de redenção espiritual, aspecto fundamental da filosofia dos quakers que se instalaram em colônias centrais como Nova lorque, Nova Jersey e Pensilvânia. os objetivos dos imigrantes anglicanos, que eram instalados temporariamente pela monarquia inglesa nas colônias meridionais como Massachussets e Geórgia, a fim de “fazer a América”, isto é, acumular capital e regressar à Inglaterra. o way american of life, doutrina difundida no contexto da independência das Treze Colônias a fim de atrair trabalhadores de países vizinhos dispostos a colaborar com o progresso norte-americano. a ideologia difundida pelos puritanos, os Pilgrim Fathers, que se instalaram na região sul e protagonizaram a Marcha para o Oeste, processo que derivou na implantação do sistema familiar e altamente lucrativo conhecido como plantantion.


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