Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - PUC-CAMPINAS - Revolução de 30 Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Revolução de 30
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 38Código: 7061518

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Brasil.b Aspectos políticos, sociais e econômicos da Ação Integralista Brasileira na primeira metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

Um pequeno grupo dos intelectuais identificados ao movi- mento modernista participou, posteriormente, do movi- mento integralista. Entre as principais características do Integralismo, podemos destacar (A) (B) a inspiração no nazifascismo, do qual emprestaram o discurso arianista e xenófobo. a defesa do unipartidarismo e a adoção de uma pos- tura ultranacionalista. a identificação com o catolicismo combinado à pro- posta de reforma agrária e outras estratégias socia- listas de distribuição de riqueza. o apoio aos sindicatos e a idealização do estilo de vi- da comunitário indígena, simbolizada no termo tupi “Anaué”. a proposta de moralização da sociedade e a defesa do lema “Deus, Pão e Terra”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 41Código: 7508016

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Processos e fatos históricos sobre a movimentação política e social da extrema direita brasileira na década de 30 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
Exibir texto da questão

Um importante movimento político-ideológico nacionalista, na história do Brasil, foi o Integralismo, que surgiu (A) (B) no final dos anos 1920, inspirado pelo Modernismo, e foi a grande base de apoio de Getúlio Vargas durante o Estado Novo. em 1937, para substituir todos os partidos políticos que foram proibidos após o golpe de Estado que colocou Getúlio Vargas no Poder. nos anos 1960, como movimento cívico-nacionalista, para disseminar a ideologia dos militares que encabeçariam o golpe de 1964. na década de 1930, inspirado pelo fascismo europeu, e tentou um levante para depor Getúlio Vargas. nos anos 1940, como uma frente patriótica, defendendo a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado do Eixo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 22Código: 7508032

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Processos e fatos históricos sobre a Revolução de 1930 que derrubou a Primeira República .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
Exibir texto da questão

O ano de 1930 é um importante marco cronológico na área da literatura, mas também é lembrado na história política do país, pois nessa data ocorreu uma Revolução (A) (B) (E) patrocinada por dissidências oligárquicas e por remanescentes do Movimento Tenentista, que derrubou a oligarquia pau- lista e colocou Getúlio Vargas no comando do Estado. liderada por generais do Exército, que derrubou a oligarquia mineira e colocou Getúlio Vargas, da oligarquia gaúcha, na presidência da República. protagonizada por operários que derrubaram as oligarquias e apoiaram a Aliança Nacional Libertadora, que colocou Getúlio Vargas no poder. conduzida pela baixa oficialidade, apoiada por milícias camponesas que se uniram na Coluna Prestes para tomar o poder juntamente com Getúlio Vargas. liderada pelas dissidências oligárquicas paulistas que tentaram derrubar Getúlio Vargas, recém-alçado ao poder.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 19Código: 12911484

Inverno - Conhecimentos Gerais e Redação - Verde (Demais Cursos)

Revolução de 30
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
Exibir texto da questão

A Revolução de 1930 foi motivada por insatisfações políticas e pela defesa de determinados ideais, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) A reação ao predomínio de governantes paulistas e a defesa de uma sociedade mais igualitária, preconizada pela Coluna Prestes. A afirmação do li beralismo, encampada pela Aliança liberal, eo e ngajamento de alguns movimentos pela volta da monarquia, como o Patrianovismo. A revolta contra o governo de Júlio Prestes em função dos privilégios concedidos à elite cafeeira, após a quebra da bolsa de Nova York, e a difusão dos princípios social-democráticos. A insatisfação de outras elites regionais com a oligarquia cafeeira paulista e a defesa do fortalecimento do Estado nacional, pelos tenentistas. A mobilização das oligarquias do Sul contra a hegemonia política de Minas Gerais e São Paulo e a defesa de um governo comandado por militares, como Getúlio Vargas, para restaurar a ordem.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 38Código: 7061735

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Revolução de 30
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Exibir texto da questão

Ações decorrentes da militância política em organizações que pretendiam realizar uma Revolução socialista no Brasil podem ser identificadas em vários momentos da história do século XX. A chamada Intentona Comunista em 1935, por exemplo, contou com dedicada participação de militantes e colaboradores, porém não foi bem-su- cedida, pois (A) a polícia secreta descobriu as intenções do mo- vimento e, sob a alegação de que a União Soviética o arquitetara por meio do Plano Cohen, o governo mobilizou a sociedade a combater os rebeldes en- volvidos. os líderes desse movimento, Luís Carlos Prestes e Olga Benário, foram capturados antes do levante eclodir e diversos tenentes que haviam aderido à In- tentona se renderam após a notícia dessa prisão. os grupos paramilitares integralistas perseguiram as lideranças comunistas que anteriormente haviam participado da Coluna Prestes, obrigando-os ao exí- lio e desmantelando a estrutura organizacional do movimento. as células comunistas organizadas principalmente em quartéis do Rio de Janeiro, Recife e Natal não conseguiram resistir à repressão governamental, du- rante o levante que protagonizaram. o apoio bélico proveniente da Internacional Co- munista não chegou a tempo, e após a interceptação de navios russos, o governo brasileiro alegou o “Pe- rigo Vermelho” para iniciar a perseguição aos co- munistas e a dissolução do PCB.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?