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1(UEA - 2018)Número Original: 16Código: 7847169

SIS - Segunda Série - Triênio 2019 a 2021

Aspectos e características da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão aprovada pela Assembleia Nacional em 1789
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Questão de Vestibular - UEA 2018
Questão de Vestibular - UEA 2018
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A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte francesa em agosto de 1789, (A) fundamentou-se nos trabalhos de Montesquieu e estabe- leceu o equilíbrio entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. (B) assegurou a democratização do Estado francês e impediu o surgimento futuro de regimes ditatoriais no país. (C) derivou do princípio do direito divino dos reis e consolidou as bases e a dinâmica do Estado absolutista. (D) encerrou o processo revolucionário na França e facilitou a difusão dos valores liberais para outras regiões da Europa. (E) baseou-se em ideais ilustrados e proclamou os direitos à igualdade jurídica e à liberdade de expressão.


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     C     
     D     
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2(UEA - 2022)Número Original: 16Código: 12944832

Vestibular 2022 Acesso 2023 - Prova de Conhecimentos Gerais - Versão 4

Revolução Francesa
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Questão de Vestibular - UEA 2022
Questão de Vestibular - UEA 2022
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Anova Assembleia, a Convenção, dividiu-se rapidamente em dois grupos rivais, embora, entre eles, muitos deputados do centro (chamado de “Planície”) relutassem em tomar uma posição. (Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada à minha neta, 2007.) No contexto da Revolução Francesa, sobre “os dois grupos rivais” da Convenção, pode-se afirmar que (A) os republicanos moderados defendiam a inviolabilidade da propriedade privada, que era contestada pelas ideias socialistas do pântano. (B) a defesa da secularização dos bens da Igreja Católica, sustentada pelo “clero constitucional” provocou a oposi- ção do chamado “clero refratário”. (C) as reivindicações sociais e políticas dos jacobinos contra- riavam os interesses de parte da alta burguesia, que era representada pelos girondinos. (D) a proposta de votação por Estado, apoiada pela nobreza cortesã, desagradava o Terceiro Estado, que compreen- dia grupos sociais bem distintos entre si. (E) os sans-culottes reivindicavam o retorno da monarquia constitucional contra as pretensões republicanas da alta burguesia financeira.


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3(UEA - 2022)Número Original: 15Código: 12944658

SIS - Segunda Série - Triênio 2023 a 2025

Revolução Francesa
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Questão de Vestibular - UEA 2022
Questão de Vestibular - UEA 2022
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A autora da Declaração dos direitos da mulher e da cidadã é Olympe de Gouges. Em 1793 ela foi guilhotinada em Paris. E a condenação deveu-se ao fato de ela ter-se oposto aos conhecidos revolucionários Robespierre e Marat, que a consideraram mulher “desnaturada” e “perigosa demais”. Ao ser conduzida à morte, Olympe de Gouges teria afirmado: “A mulher tem o direito de subir à guilhotina; ela deve ter igualmente o direito de subir à tribuna”. (Selvino José Assmann. “Apresentação: Declaração dos direitos da mulher e da cidadã”. Interthesis, v. 4, nº 1, 2007. Adaptado.) Art. | A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do ho- mem. As distinções sociais só podem ser baseadas no inte- resse comum. (Olympe de Gouges. “Declaração dos direitos da mulher e da cidadã”, 1791. Interhesis, vol. 4, nº 1, 2007. Adaptado.) Com base nos excertos e em conhecimentos sobre a Revolu- ção Francesa, o manifesto de Olympe de Gouges consiste em (A) um questionamento da organização política vigente, exi- gindo a ocupação feminina da presidência. (B) uma releitura da declaração redigida anteriormente, in- cluindo as mulheres de forma direta. (C) uma defesa da monarquia absolutista, considerando que as mulheres eram mais valorizadas. (D) uma escrita de novas propostas, ignorando os documen- tos publicados previamente. (E) um posicionamento contra girondinos e jacobinos, abolin- do a polarização partidária corrente.


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4(UEA - 2017)Número Original: 13Código: 7846505

SIS - Segunda Série - Triênio 2018 a 2020

Revolução Francesa
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Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
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Observe os quadros, que se referem a momentos cruciais da história francesa. (Hyacinthe Rigaud. Retrato de Luis XIV, 1701. Museu do Louvre.) (Jacques-Louis David. Morte de Marat, 1793. Museu de Bruxelas.) Comparando-se os quadros, é possível afirmar que (A) aludem a conteúdos políticos, ideológicos e sociais equivalentes. (B) retratam as principais lideranças políticas da burgue- sia francesa. (C) expressam concepções antagônicas da política e da sociedade francesas. (D) ilustram estágios distintos da luta pela democratiza- ção na França. (E) revelam os perigos e riscos do exercício do poder na França revolucionária.


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5(UEA - 2017)Número Original: 14Código: 7841798

SIS - Terceira Série - Triênio 2018 a 2020

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Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
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Concentrado na minha ideia de partido único, eu pen- sava que se nos esforçássemos em construí-lo, não tería- mos motivo de temer os alemães e poderíamos acreditar na sinceridade de suas palavras quando eles dizem que querem ver a França unida e próspera. (Pierre Drieu La Rochelle. Fragmento de memórias: 1940-1941, 1982.) O autor, importante escritor francês do século XX, escre- veu suas memórias durante a ocupação alemã da França. Com base no conteúdo do excerto, é correto afirmar que (A) a intelectualidade europeia aproximou-se do fascismo devido às suas propostas socialistas. (B) a crença na eficácia da organização política fascista propagou-se com as vitórias militares alemãs. (C) o conjunto da classe militar e política francesa aderiu incondicionalmente aos invasores alemães. (D) os políticos e jornalistas franceses acreditavam na possibilidade de ser garantida a liberdade de imprensa pelos ocupantes. (E) a reorganização política da França em bases demo- cráticas era vista como essencial para o renascimento do país.


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