Um circuito foi originalmente construído com quatro resistores para que tivesse a configuração indicada na figura 1. FIGURA 1 Uma manipulação descuidada do circuito original fez com que ele tivesse uma nova configuração, como mostrado na figura 2. Figura 2 Cada resistor vermelho tem resistência de 400 O), enquanto que cada resistor azul tem resistência de 600 O. Se na confi- guração da figura 2 os fios que se cruzam tocam-se estabe- lecendo contato elétrico, o valor da resistência equivalente entre P e Q nessa configuração, comparado ao valor da resis- tência equivalente entre P e Q no circuito original, é (A) menor em 240 O. (B) menor em 480 O. (C) igual. (D) maior em 240 O. (E) maior em 480 O.
Um aluno dispõe de dois resistores, R, =100€e R, =20Q,e de uma bateria ideal com ddp V entre seus terminais, confor- me ilustra a figura. Ele deseja montar um circuito de forma que a poténcia elé- trica seja a maior possivel. O circuito que fornecera a maior poténcia elétrica é: (A) MM Ry
O multímetro é um aparelho de multifunções capaz de medir tensões, correntes e resistências, conforme a seleção da fun- ção desejada. Nas figuras 1 e 2, esse aparelho foi emprega- do no mesmo circuito, cumprindo funções diferentes. FIGURA 1 FIGURA 2 De acordo com as disposições do multímetro nos circuitos das figuras, foram medidas, respectivamente, (A) a corrente e a diferença de potencial. (B) a corrente e a resistência. (C) a diferença de potencial e a corrente. (D) a diferença de potencial e a resistência. (E) E) a resistência e a diferença de potencial.
A figura mostra a conexão de três lâmpadas idênticas a duas pilhas ideais, de mesmo tamanho e diferença de potencial. Esquematicamente, essa montagem pode ser represen- tada por (A) AAAAAAA VVVVVVY AAAAAAA VVVVVVY AAAAAAA AA AAAAA! Al A — AAAAAAA WVVVVVY AAAAAAA VVVVVVY AAAAAAA VVVVVVY —4 + | | AAAAAAA VVVVVVY AAAAAAA VVVVVVY AAAAAAA VVVVVVY AAAAAAA AAAAAAA AAAAAAA VVVVVVY | AAAAAAA VVVYVVY LAAA AAA I AAAAAAA TUTTY AAAAAAA AAA AAA AAA AAAA!
No circuito da figura, todos os resistores são ôhmicos, o gera- dor, o amperímetro e os fios de ligação são ideais. A intensidade da corrente elétrica medida pelo amperímetro é A) 1,5 A. (A) (B) 2,5A. (C) 1,0A. (D) 3,0A. (E) E) 2,0A.